Empréstimo com garantia de celular vale a pena? Veja as vantagens e desvantagens

“Alô, você já ouviu falar no empréstimo com garantia de celular? Não? Então esse artigo foi feito para você.”

 

Essa é uma modalidade de empréstimo em que o cliente utiliza seu aparelho celular como garantia de pagamento e, assim, caso as prestações não sejam pagas, o celular é bloqueado pela instituição financeira. O empréstimo com garantia de celular é uma opção para quem precisa de uma graninha extra, mas não possui bens maiores, como no empréstimo com garantia de veículo.

Continue lendo esse artigo até o final e veja quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de empréstimo. Boa leitura!

 

O que é o empréstimo com garantia de celular?

Hoje em dia, a maioria das pessoas têm um celular no bolso, não é mesmo? Por isso, o empréstimo com garantia de celular é um tipo de empréstimo em que se utiliza um aparelho como garantia de pagamento. A popularização dos celulares fez com que os bancos e instituições financeiras enxergassem que o risco de o cliente não pagar pelo empréstimo, quando é colocado o celular como garantia, é menor. Afinal, ninguém quer ficar sem usar o seu celular.

 

Como funciona o empréstimo com celular como garantia

Neste empréstimo com garantia, o celular funciona como um bem em troca do valor emprestado. Assim, caso o empréstimo não seja pago, o celular é bloqueado e só volta a funcionar depois do pagamento da dívida.

 Essa condição está prevista nos termos do contrato desse tipo de empréstimo. Assim, após fechar o contrato, o cliente instala um aplicativo que permite que o banco bloqueie o seu celular em caso de falta de pagamento do empréstimo.

No empréstimo com garantia de celular é possível conseguir valores entre R$ 200 a 3.000, às vezes até um pouco mais.

Isso vai depender da instituição financeira que você escolher. Além disso, o prazo para o pagamento também costuma ser reduzido.

 

Como é feita a avaliação do celular?

A avaliação do celular é feita de forma 100% online, onde o cliente precisa responder a uma série de perguntas para verificar os componentes do aparelho, como bateria, som, câmera, microfone, entre outros itens. O cliente também precisa mandar fotos para análise de arranhões ou riscos no telefone.

 

Quais celulares são aceitos no empréstimo com garantia?

Os celulares aceitos como garantia no empréstimo são determinados por cada instituição financeira. Mas, normalmente, os bancos aceitam os modelos com o sistema operacional Android, que são mais fáceis de bloquear caso o cliente não pague as prestações do empréstimo. Para saber mais sobre quais aparelhos podem ser utilizados como garantia, o ideal é conferir a lista disponibilizada por cada instituição financeira que oferece essa linha de crédito.

Quem pode solicitar um empréstimo com garantia de celular?

Para fazer um empréstimo com garantia de celular, você precisa:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter conta corrente em algum banco; 
  • Comprovar renda de pelo menos um salário-mínimo;
  • E, claro, possuir um celular em bom funcionamento.

O empréstimo com garantia de celular está disponível para negativados? 

Sim! Pessoas negativadas ou com score baixo também podem solicitar esse tipo de empréstimo, basta cumprir as exigências acima. A aprovação de empréstimo vai depender de cada instituição. Mas, geralmente, esse tipo de empréstimo com celular como garantia tem maiores chances de aprovação para todos.

 

Instalação do app e bloqueio de celular em caso de inadimplência

Ao instalar o aplicativo do banco no celular durante o pagamento do empréstimo com garantia, algumas pessoas podem se sentir inseguras, mas é importante deixar claro que as instituições financeiras não têm acesso aos arquivos do aparelho. 

O acesso do banco está limitado apenas a bloquear o aparelho em caso de inadimplência – permitindo apenas ligações de emergência -, e desbloquear após o pagamento.  Caso você pague todas as parcelas sem atraso, continuará utilizando o celular normalmente durante todo o período do empréstimo.

 

Vale a pena fazer empréstimo com garantia de celular?

Antes de decidir se vale a pena ou não fazer o empréstimo com garantia de celular, veja quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de empréstimo. Confira as principais:

 

Vantagens do empréstimo com garantia de celular:

  • Dinheiro rápido na sua mão;
  • Praticidade do empréstimo online;
  • Privacidade de dados;
  • Alta taxa de aprovação de crédito, até mesmo para negativados e pessoas com score baixo.

Desvantagens de empréstimo com garantia de celular:

  • Não aceita todos os modelos de celulares; 
  • Taxas mais altas;
  • Limite de crédito baixo e pode ser insuficiente, dependendo da sua necessidade;
  • Se não pagar a dívida, seu celular é bloqueado.

Como conseguir empréstimo com valor mais alto?

Quem precisa de empréstimos com valores mais altos deve procurar outras opções disponíveis, como o empréstimo pessoal e a Antecipação do Saque Aniversário FGTS. Saiba mais:

 

Empréstimo pessoal

Essa é a modalidade de crédito mais popular do mercado, especialmente por conta de sua flexibilidade. Nela, você não precisa justificar o motivo pelo qual está contratando o empréstimo e não precisa utilizar um bem como garantia. Com o empréstimo pessoal, você pode escolher como usar o dinheiro.

 

Vantagens do empréstimo pessoal:

  • Dinheiro na conta em poucas horas;
  • Recebe no banco que preferir;
  • Ampla oferta no mercado;
  • Processo de contratação rápido e 100% online;
  • Não precisa justificar o uso do dinheiro;
  • Não precisa incluir um bem como garantia.

Antecipação do Saque Aniversário FGTS

Na Antecipação do Saque Aniversário FGTS, é possível conseguir um dinheiro extra usando parte do saldo do seu FGTS como garantia.

Assim, você não precisa esperar para receber um dinheiro que é seu. Além de não precisar se preocupar com o pagamento da sua antecipação porque ele é abatido anualmente direto da Caixa Econômica Federal para a instituição financeira na qual você escolheu fazer o empréstimo.

Essa modalidade de empréstimo também está disponível para negativados, e o valor mínimo de contratação é de R$ 1.000.

 

Vantagens da Antecipação do Saque Aniversário FGTS:

  • Simulação simples e rápida;
  • Taxas de juros mais baixas do que o crédito consignado;
  • Disponível para negativados;
  • Alta taxa de aprovação;
  • Recebe o dinheiro no banco que preferir (Só na Sim);
  • Contratação 100% online;
  • Dinheiro na conta em até 24h úteis;
  • Não tem parcelas mensais.

Como contratar um empréstimo online na Sim

A Sim faz parte do Grupo Santander, ou seja, sua segurança aqui é garantida. 

Além disso, somos 100% digitais. Aqui você solicita o empréstimo, envia os documentos e recebe a resposta da análise sem sair de casa, tudo é feito online.

Que tal conhecer nossas condições para empréstimo?

Em nosso site, o primeiro passo é acessar a página inicial e escolher a opção de empréstimo que você deseja. Em seguida, informe seu CPF e descubra sua oferta!

 

Simular agora

Publicado por Vitor Fadel

Formado em Estatística pela Unicamp e com MBA em Big Data Analytics pela FIA, atua como o responsável por Riscos de Crédito na Sim. Ao longo da carreira, atuou em áreas de Crédito, Cobrança e Gestão de Portfólio com diferentes produtos, sempre buscando otimizar a relação entre risco e retorno e a satisfação dos clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.