O que é empréstimo pessoal e como ele funciona?

Respondemos todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O empréstimo pessoal é uma linha de crédito para quem precisa de dinheiro de maneira rápida. Se você está pensando em recorrer a este tipo de operação financeira, mas ainda tem dúvidas, fique tranquilo. Neste artigo, vamos explicar melhor como o empréstimo pessoal funciona, quem pode contratá-lo, como é feito o pagamento e outras questões pertinentes ao assunto.

O que é preciso para conseguir um empréstimo pessoal?

Basicamente, você precisa ter documentos pessoais válidos, como RG e CPF, ser maior de 18 anos e residir no Brasil.

Para solicitar um empréstimo pessoal, você pode recorrer a bancos, financeiras, fintechs,  cooperativas e lojas de departamento. Cada uma dessas instituições possui limites, condições e prazos de pagamento distintos. Por isso, é importante entender o que é melhor para o seu bolso.

Como posso usar o dinheiro do empréstimo pessoal?

O motivo mais comum para que as pessoas busquem um empréstimo pessoal é quitar uma ou mais dívidas com juros maior, como do cartão de crédito e do cheque especial. Mas há quem recorra a esse tipo de crédito para outros fins, que vão desde reformas em casa até investimento nos negócios e emergências.

Diferente de outras modalidades, ao fazer um empréstimo pessoal você não precisa justificar o motivo – o que garante mais liberdade na utilização do dinheiro.

Qual valor posso solicitar?

Se você já for correntista de um banco, por exemplo, provavelmente já deve ter um valor pré-aprovado. Mas, independente do quanto você precisa, em primeiro lugar é preciso estabelecer o quanto você pode pagar. Caso você recorra a um valor muito maior do que o seu orçamento pode dar conta, você pode acabar se endividando novamente e as chances de aprovação certamente serão menores.

Ao fazer uma simulação de empréstimo pessoal, a instituição financeira irá analisar os seus dados e sua renda financeira. O valor do montante será baseado nas informações que você disponibilizar, por isso é tão importante manter os dados cadastrais sempre atualizados.

É possível conseguir um empréstimo pessoal com o “nome sujo”?

Caso você esteja com o CPF negativado, é possível conseguir um empréstimo, pois esse não é o único critério avaliado pelas instituições financeiras. Elas checam seu comportamento como consumidor, sua pontuação em instituições de crédito e também o seu histórico de pagador. Quanto mais em dia você estiver com as suas contas, mais chances tem de ser aprovado.

Compare e analise as melhores ofertas

Essa etapa é essencial para que você faça um bom negócio e consiga cumprir o pagamento das parcelas. Faça uma análise das condições oferecidas para ter certeza de que as parcelas do empréstimo irão caber no seu bolso. Sempre que for comparar as opções no mercado, atente-se a CET (custo efetivo total) que é a taxa final do seu empréstimo. Quer saber mais como ela é calculada? Confira https://youtu.be/9u1-OARWkJo

Como escolho as condições do meu empréstimo pessoal ?

Existem duas modalidades de empréstimo pessoal: sem garantia e com garantia. Quando você oferece um bem como garantia, como um carro, uma moto ou um imóvel, é possível conseguir melhores condições de pagamento.

Por exemplo, no empréstimo pessoal sem garantia da Sim, você pode pagá-lo em até 24x. Agora, se você alienar um bem e fazer o empréstimo com garantia, pode pagá-lo em até 60x e ter um valor aprovado ainda maior.

Uma vez que você escolher o que é melhor para o seu perfil, é preciso fazer o pedido do empréstimo e aguardar a análise de crédito. Se a sua documentação for aprovada, o dinheiro irá cair diretamente na sua conta.

As opções de pagamento das parcelas no mercado, em geral, são sempre as mesmas: carnê ou débito em conta. No primeiro caso, o boleto chega no endereço cadastrado, por isso, é importante redobrar a atenção no momento da solicitação do empréstimo. Se você é do tipo que esquece, pode correr o risco de não pagar e prejudicar sua saúde financeira.

Na Sim, correntistas Santander podem colocar o pagamento das parcelas no débito automático. Isso, inclusive, pode ajudar na hora da aprovação do valor. Prático, né?

Quer fazer um empréstimo pessoal? Faça com a Sim

Com a Sim, você pode colocar seu carro, moto ou imóvel como garantia na hora de obter um empréstimo. Isso ajuda muito na aprovação do limite, e também é possível conseguir parcelas e taxas de juros bem menores. E o melhor: durante o tempo de pagamento estabelecido, você continua usando o seu bem normalmente.

Além do mais, somos uma plataforma digital do Grupo Santander registrada pela Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S.A. Com a Sim, tudo é feito com segurança e transparência.

Nossas linhas de crédito são estruturadas pensando na sua necessidade. E o processo do empréstimo pode ser feito de maneira rápida e totalmente online. Faça uma simulação e veja o que o nosso time de especialistas pode lhe oferecer. Leva menos de dois minutos. Já imaginou poder colocar em dia sua saúde financeira e realizar os seus objetivos?

Faça uma simulação!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin


Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.