Sinais de que sua saúde financeira não vai bem

Seu salário tem mania de acabar antes do fim do mês? Você vive adiando uma compra, viagem ou plano? Nunca consegue guardar dinheiro? Os boletos, carnês e faturas estão atrasados? Se você respondeu sim para algumas dessas perguntas, isso pode ser sinal de que sua vida financeira não vai bem

E o primeiro passo para melhorar a sua relação com o seu dinheiro é  identificar os sinais que podem levar ao desequilíbrio das finanças. Só assim você será capaz de equilibrar as contas novamente e sair do sufoco.

O que é considerado saúde financeira?

Antes de falarmos dos sinais que aparecem quando nossa saúde financeira não vai bem, é preciso entender o que é considerado saúde financeira. Saúde financeira é o primeiro passo para uma vida mais equilibrada. De forma prática, é considerada boa saúde financeira os seguintes hábitos: 

  • sustentar os seus gastos básicos e rotineiros;
  • manter as despesas de satisfação pessoal (restaurantes, compras, viagens etc.);
  • ter uma reserva de emergência para possíveis gastos inesperados.

Planejar seu futuro financeiro poupando e guardando é necessário e extremamente importante para uma boa relação com o dinheiro.

Muita gente acha que ter uma boa saúde financeira significa ter muito dinheiro ou bens materiais, mas isso não é verdade. A essência da saúde financeira é o equilíbrio, ou seja, garantir estabilidade, gastos que caibam dentro das entradas financeiras, permitindo também que você consiga tirar os planos do papel.

Buscar esse equilíbrio nas finanças pessoais é a peça fundamental para uma vida bem-sucedida.

Qual o principal objetivo da saúde financeira?

O objetivo é alcançar sua independência em todos os sentidos. Em outras palavras, é você não viver em função do dinheiro ou ficar preocupado com suas finanças o tempo todo. Com hábitos financeiros saudáveis você consegue organizar seus gastos de acordo com o seu salário, evitando assim dor de cabeça e preocupações futuras.

O que prejudica a saúde financeira?

A desorganização financeira é um dos principais hábitos que prejudicam sua saúde financeira. Além disso, os gastos em excesso e  superficiais contribuem negativamente para piorar a saúde do seu bolso. Portanto, negligenciar sua saúde financeira pode, em pouco tempo, destruir suas finanças, além de maiores prejuízos, como:

  • Aumento das dívidas;
  • Desgastes nas relações pessoais;
  • Seu nome pode acabar “sujo”;
  • Momentos de lazer ficam raros;
  • Saúde física e mental são afetadas.

8 sinais de que sua saúde financeira não anda bem

Saber se a sua saúde financeira anda mal não é complicado. Entre os sinais mais comuns de que sua saúde financeira não vai bem, destacamos os 8 principais:

  • Você gasta mais do que ganha

Se você gasta mais do que ganha por mês, está na hora de recalcular seus gastos e controlar as despesas para que, no final do mês, você não esteja no negativo.

  • Você não acompanha suas despesas

Você sabe quanto gasta no mês comendo fora, ou indo a barezinhos, festas e passeios? Muitos só sabem o quanto ganham de salário, mas não o quanto gastam mensalmente.

  • Você tem dificuldade em pagar suas contas

Você mal consegue pagar suas contas e nunca guarda dinheiro? Se você vive de “salário em salário”, existem duas opções: ganhar um salário maior – seja com um aumento ou renda extra – ou começar a gastar menos, reavaliando seus hábitos.

  • Você utiliza o cheque especial todo mês

Se você usa o limite do cheque especial mensalmente, isso mostra que você está gastando mais do que devia. Provavelmente, você está precisando rever seu planejamento financeiro.

  • Você abusa do cartão de crédito

A fatura do seu cartão está sempre alta? Evite parcelamentos muito longos, opte por concentrar suas compras num único cartão e faça o exercício de avaliar se você tem o dinheiro “a vista” para aquela compra. Assim você evita a famosa bola de neve, armadilha comum para o endividamento.

  • Você vive dizendo que vai poupar quando ganhar mais

Não espere ter mais dinheiro para começar a guardar, mude seus comportamentos e hábitos hoje para ter uma poupança no futuro. Lembre-se: a maneira como você lida com R$ 100 será a mesma que lidará com R$ 1.000.

  • Você não tem uma reserva de emergência

Criar uma reserva de emergência é uma das coisas mais importantes que você pode e deve fazer com o seu dinheiro. A ideia da reserva é ter um dinheiro preservado, capaz de bancar suas despesas mensais fixas por pelo menos três meses, no caso de um imprevisto.

  • Você vive preocupado com a sua situação financeira

Se você anda perdendo o sono por conta das contas que tem para pagar, esse é um sinal claro de que sua saúde financeira não vai bem. Repense sua situação e comece hoje mesmo a recuperar a saúde do seu dinheiro, corpo e mente.

Como a vida financeira afeta nossa saúde?

Estar no vermelho, com a vida financeira ruim, pode trazer sintomas emocionais e físicos, como depressão, ansiedade, insônia, estresse e tristeza.

Mas é importante reforçar que com organização e técnicas específicas é possível melhorar sua situação financeira e seu estado emocional. Portanto, se você apresenta algum desses sintomas, saiba que você não está sozinho e que é possível colocar sua vida financeira em dia e melhorar sua saúde mental. Saiba como, clicando aqui.

Como saber se eu tenho uma vida financeira saudável?

Para descobrir se a saúde financeira está boa, você pode responder algumas perguntas e refletir sobre o seu diagnóstico financeiro. São elas:

  • Eu consigo pagar os meus custos mensais apenas com o dinheiro que recebo?
  • Tenho faturas no cartão de crédito que não consigo pagar integralmente?
  • Utilizo o cheque especial para cobrir minhas necessidades financeiras?
  • Se tivesse uma despesa inesperada, eu conseguiria pagar?
  • Se eu não receber ou for demitido, como fica minha vida financeira?

Essas questões vão te ajudar a entender até que ponto você está com as contas equilibradas e o quão preparado está se um imprevisto acontecer. Esses dois aspectos te ajudam a sustentar a base da sua saúde financeira.

O que é importante para ter uma boa saúde financeira?

Separamos algumas dicas para você escolher o que dá para encaixar na sua rotina, e assim melhorar dia após dia sua saúde financeira. Confira:

  • Entenda sua situação financeira

Veja todos os seus gastos: o que você está gastando hoje e o que dá para cortar. A partir disso, você terá uma visão geral sobre a sua situação financeira.

  •  Organize o seu dinheiro

Para te ajudar a entender o quanto você pode gastar em cada área da sua vida, sugerimos um planejamento simples, divida o seu salário nas seguintes porcentagens:

  1. 50% para contas básicas;
  2. 35% para hobbies e lazer;
  3. 15% para as dívidas pendentes (caso não tenha nenhuma, guarde o dinheiro).
  •  Guarde para os imprevistos

Pense em guardar dinheiro como se fosse uma conta que você precisa pagar todo mês. Isso vai te ajudar a sistematizar esse pensamento e assimilar o momento de guardar dinheiro como uma obrigação e não como um extra “quando dá”.

  • Pague as contas em dia

Fique atento às datas de vencimento das suas contas. Caso precise, crie lembretes no celular ou faça um controle em um papel ou planilha para não se perder.

  •  Evite parcelar suas compras

pense duas vezes – ou mais – antes de parcelar alguma compra. As parcelas podem acumular até um ponto em que você nem sabe mais por que as faturas estão tão altas.

  • Analise regularmente suas despesas

A cada compra ou pagamento, registre e acompanhe. Saiba como está o seu saldo e a sua fatura do cartão de crédito para evitar deslizes ou gastar mais do que devia.

  • Evite usar o cheque especial

Muitas pessoas utilizam o cheque especial como uma extensão do seu salário. Procure evitar que isso aconteça, pois os juros do cheque especial são altos e podem atrapalhar a organização das suas finanças.

  •  Tenha um estilo de vida adequado ao que você ganha

Não adianta querer sustentar um padrão de vida que o seu salário não permite. O ideal é estar sempre um degrau abaixo, gastando menos do que recebe e conseguindo guardar um dinheirinho sempre.

  • Pare e pense: eu realmente preciso disso?

Antes de qualquer compra, pergunte se você precisa mesmo daquele item ou se ele pode esperar para o mês que vem. Sempre bom repensar se a compra a ser feita é necessária mesmo.

  • Procure ajuda

Se você sentir que precisa de ajuda para organizar suas contas, procure um amigo, um contador ou até um administrador que possa te auxiliar nesse momento de organizar as contas.

  • Quite suas dívidas

Quando estamos endividados é comum evitarmos ver o saldo da nossa conta ou a fatura do cartão de crédito, o que atrapalha ainda mais no controle dos exageros.

Por isso, pague todas as contas que tem em aberto e troque as dívidas do cartão de crédito ou cheque especial por juros menores como a de um empréstimo, por exemplo.

Faça um empréstimo e salve sua vida financeira

O empréstimo pessoal é uma ótima opção se você está precisando de dinheiro rápido para colocar sua vida financeira em ordem.

Há muitas vantagens que comprovam que um empréstimo pessoal pode salvar a saúde financeira de qualquer pessoa, afinal, eles podem ser feitos online e a resposta de aprovação vem em poucos dias. E o melhor, você não precisa justificar como usará o crédito. Assim, após aprovado, o dinheiro é seu para ser usado como quiser.

Precisa de um empréstimo pessoal? Faça com a Sim!

A Sim é uma empresa do Grupo Santander, o que significa que com a gente o seu empréstimo pessoal é feito com total segurança e transparência.

Nossas linhas de crédito são personalizadas para o seu perfil financeiro. E o processo do empréstimo pode ser feito de maneira rápida e totalmente online. Faça uma simulação e veja o que o nosso time de especialistas pode lhe oferecer – leva menos de dois minutos. Já imaginou poder colocar em dia sua saúde financeira e realizar os seus objetivos? Vem pra Sim.

Simule já

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.