Como tirar os planos do papel? 5 dicas para 2022.

Pulou 7 ondinhas? Comeu lentilha? Essa vibração para realizar nossos desejos é uma das coisas mais gostosas do início do ano; tem aquele clima de renovação e compromisso com nossas metas, não é mesmo? Só que para tirar os planos do papel, embora pareça fácil, é necessário ter planejamento, persistência e foco.

Nossa conversa hoje é justamente para ajudar você a colocar os planos em ação. A gente pensou bastante e chegou em 5 dicas que são o início do caminho para você correr atrás dos seus objetivos, principalmente com relação à sua saúde financeira.  

Dica 1 – Tenha uma meta

O papo é sobre tirar os planos do papel. E, se você não tiver um plano? Não se preocupe! Como se diz, em alguns momentos é preciso dar um passo para trás para conseguir dar dois para frente. Por isso, o primeiro a fazer é estipular uma meta. 

E o que é uma meta? 

Bom, é mais do que algo que você queira conquistar. Uma boa meta é o conjunto de dois fatores: um objetivo que você consiga medir ou analisar; e um prazo para esse objetivo ser conquistado.  

Serve para qualquer coisa, do desejo de perder peso em 2022 à necessidade de deixar as contas em ordem. O importante é sempre lembrar: sua meta precisa ser medida e ter uma data alvo.  

Outro detalhe importante sobre meta: ela precisa ser factível, ou seja, precisa ser realista. Por exemplo, se você definir como meta emagrecer 20 quilos em 1 mês, mesmo com muito esforço, logo você vai se frustrar (e sofrer). Porém seja exigente, mas não incoerente. Meta alcançável não significa fácil. Ela deve ser desafiadora, estimulante. Precisa fazer seus olhos brilharem, mas com o pé no chão.

Então, o passo zero dessa jornada, se você ainda não pensou nisso, é: defina uma meta

Como estipular uma meta?

É bem simples: comece pelo que é mais urgente e determine um prazo para ela ser alcançada. Feito isso, coloque no papel e desenvolva seu plano.

Dica 2 – Organize a rotina

Tirar o plano do papel é sinônimo de ação e a primeira tarefa é organizar a casa. Se uma de suas metas é ter uma vida financeira mais saudável, comece a organizar sua rotina, por exemplo. Coloque na sua agenda um dia da semana para olhar para todas as suas contas. É como velejar: o capitão de um veleiro precisa sempre ficar de olho no mapa e analisar o vento e a maré para não perder o rumo. Ao começar essa rotina, você verá que será cada vez mais fácil, tornando-se um hábito no seu dia a dia. 

Dica 3 – Faça lista de tarefas

Essa é uma das mais importantes e fundamentais dicas para tirar os planos do papel. Sem ela, a coisa fica bem mais difícil. Só que fazer lista de coisas para fazer não é tão simples como parece. O motivo? A gente tem uma tendência muito grande para perder a atenção nas coisas que vamos fazer. Então, como usar uma boa lista de tarefas? Siga esse caminho:

Anote a lista em apenas um lugar

Não vai dar muito certo se você montar uma lista na planilha do computador, outra em algum aplicativo de organização de tarefas, outra numa folha de papel etc. Tenha apenas uma lista. Um caderno, por exemplo, é ótima escolha. Vá anotando uma tarefa por linha. Quando você fizer a tarefa, simplesmente risque com uma caneta.
Se você gosta de aplicativos, há alguns bem legais para você controlar no celular e no computador ao mesmo tempo. O Google tem um que é bom e simples ao mesmo tempo: o Google Keep.

Comece o dia dando uma olhada na lista

Tem que ser todo o dia mesmo. Se você usar papel, deixe a lista sempre visível no local onde você trabalha, por exemplo. Se você usa aplicativos, além de conferir a lista do dia, programe avisos para o celular sempre lembrar que você tem algo para fazer. 

O mais importante: faça o que está na lista. Você vai perceber que as coisas vão começar a acontecer.

Dica 4 – Dê um passo de cada vez

Não adianta ter pressa. A gente sabe que a ansiedade nos estimula a quere realizar tudo de uma vez (e tudo pra ontem). Só que ter uma boa saúde financeira também é reflexo de uma boa estabilidade emocional. Por isso, vá com calma, mas com foco. 

Se você não está acostumado a ter metas, comece com um objetivo simples e um prazo mais confortável. Assim você se habitua a essa nova forma de pensar. Com o tempo, sua mente começará a elaborar planos e metas com tranquilidade, e você terá motivação e disposição para agir.

Dica 5 – Tenha um bom parceiro do seu lado

Nem tudo a gente consegue fazer sozinho. Em muitas situações é preciso ter alguém com mais experiência para nos dar conselhos e ajudar a fazer as ações corretas. 

Invista seu tempo na busca pelo conhecimento que fará você conquistar seu objetivo. Se sua meta é organizar a vida financeira, por exemplo, comece lendo os artigos deste blog relacionados à organização das suas finanças e saúde financeira. Quanto mais conhecimento você tiver, mais poder terá para tomar decisões acertadas.

Uma parceria se você precisar de dinheiro

Em muitas situações a gente precisa de um dinheiro extra para começar a tirar os planos do papel. A Sim é a fintech do Grupo Santander que tem a tecnologia, a transparência e a experiência para ajudar você nessa fase. Com o empréstimo que tem melhores taxas e condições que cabem no seu bolso, você tem a parceria ideal para você dar o primeiro passo no caminho para seus objetivos. Faça uma simulação gratuita e comece hoje mesmo a conquistar suas metas.

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.