IOF zero: este é o melhor momento para fazer um empréstimo?

Saiba qual é o impacto da isenção do imposto na hora de obter uma linha de crédito.

Você, provavelmente, leu isso em muitos lugares: o governo federal prorrogou para até 2 de outubro de 2020 a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na hora de obter uma linha de crédito. Mas o que isso significa? Resumidamente, sem a tributação, agora você pode conseguir um empréstimo com um custo bem menor.

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o setor empresarial, principalmente os micro e pequenos empresários, passaram por dificuldades financeiras e encontraram muitos empecilhos na hora de conseguir crédito para manter a saúde financeira de seus negócios. Com o IOF zerado, tudo isso fica muito mais fácil e viável. Se você estiver um pouco perdido, não se preocupe. Vamos explicar!

Mas o que é o IOF?

O IOF é um imposto pago por pessoas físicas e jurídicas durante uma operação de crédito, como empréstimos, câmbio (compra e venda de moedas estrangeiras), contratos de seguro, títulos e valores imobiliários. A função dessa tributação é de arrecadar receitas para o governo federal e também funcionar como um termômetro: a retração ou o desenvolvimento da economia são medidos por meio dele.

Para que a economia continue ativa, o governo zerou a alíquota do IOF temporariamente, facilitando para que as pessoas possam colocar suas vidas financeiras em ordem e para que pequenos empresários consigam crédito em vez de simplesmente fecharem as portas. 

O IOF pode pesar no bolso na hora de fazer uma operação financeira. Por isso, o momento é ideal para quem está precisando de dinheiro para pagar fornecedores e colaboradores, quitar dívidas, realizar obras ou manutenção do espaço físico ou até mesmo comprar produtos e equipamentos. 

Qual é o valor do IOF atualmente?

O imposto varia de acordo com a operação. Veja a tabela válida para 2020 no Brasil.

TRANSAÇÃOVALOR DO IOF
Compras internacionais com cartões (crédito ou débito)6,38%
Rotativo do cartão de crédito0,38% + 0,0082% por dia
Câmbio1,1%
Cheque especial0,38% + 0,0082% por dia
Empréstimos* e financiamentos0,38% + 0,0082% por dia
Segurosa partir de 0,38%
Investimentosde zero a 96% dos rendimentos

*Lembrando que até 2 de outubro de 2020 não é cobrado IOF sobre empréstimos.

É a melhor hora para fazer um empréstimo?

Se você já estava pensando em obter um empréstimo ou agora necessita por conta da crise, certamente, este é o melhor momento. Sem o imposto, o CET (Custo Efetivo Total) do seu empréstimo fica muito mais barato. 

Mas, atenção: tome cuidado ao escolher uma instituição financeira com condições muito diferentes das praticadas no mercado. Existem inúmeros golpes por aí.

Por que escolher a Sim?

Com a Sim, você pode colocar seu carro ou moto como garantia na hora de obter um empréstimo. Isso aumenta muito as chances de aprovação do seu crédito e melhora seu limite, podendo chegar a até 80% do valor do seu automóvel. Além de todas essas vantagens é possível também conseguir parcelas e taxas de juros bem menores. Por exemplo: com seu carro você consegue uma taxa fixa de 1,79%*. E o melhor: durante o tempo de pagamento, você continua usando o seu bem normalmente. 

Além do mais, somos uma plataforma digital do Grupo Santander registrada pela Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S.A. Com a Sim, tudo é feito com segurança e transparência.

Nossas linhas de crédito são feitas pensando na sua necessidade. E o processo do empréstimo pode ser realizado de maneira rápida e totalmente online. Faça uma simulação e veja o que o nosso time de especialistas pode lhe oferecer. Leva menos de dois minutos. Já imaginou poder resolver a sua vida financeira e alcançar os seus objetivos em tão pouco tempo?

*Condição vigente em agosto de 2020 sujeita a mudança de política de preço

Simule já!

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.