Veja como usar o seu carro para fazer uma renda extra

Se você está procurando uma forma de ganhar uma renda extra, saiba que dá para usar o seu carro – aquele que fica parado na garagem – para conseguir um dinheirinho a mais no fim do mês.

As formas de ganhar dinheiro usando o seu carro vão muito além dos serviços de aplicativos de transportes como a Uber e 99, por exemplo. Aliás, essas são boas alternativas para gerar renda extra usando um veículo, mas existem outras. 

Quer saber quais são elas? Leia esse artigo até o fim e acelere o jeito como você ganha dinheiro!

 

Por que fazer uma renda extra com o meu carro?

Os carros têm grande potencial para trazer retorno financeiro e, por isso, não devem fazer parte somente das suas despesas. Pelo contrário, ao invés de deixar seu carro parado na garagem, busque formas de gerar uma renda extra com ele. Nos últimos anos, o número de pessoas que precisaram cortar gastos por causa dos momentos de crise, cresceu muito no Brasil. Uma pesquisa produzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em conjunto com a SPC, revelou que 8 em cada 10 brasileiros precisaram cortar gastos em 2021.

Aliado ao corte de gastos, vemos também uma crescente busca por formas de gerar uma renda extra.  Cerca de 48% dos brasileiros buscaram uma forma de complementar sua renda em 2022, para lidar com as despesas mensais. Assim, se dermos uma olhada rápida nas ruas, não será difícil ver como cresceu o número de pessoas que usam seus carros para empreender e ganhar um dinheiro a mais que servirá para aliviar as contas do mês.

Por isso, gerar renda extra com seu carro é uma solução inteligente e muito eficaz, já que de uns anos pra cá, a demanda por serviços de delivery, entregas e transportes de um modo geral vem crescendo cada vez mais.

 

Formas de ganhar dinheiro usando o seu carro

Está precisando gerar uma renda extra com seu carro, mas ainda não sabe o que fazer? Separamos uma lista para você acelerar sua vida financeira e ganhar dinheiro usando o seu veículo. Confira!

 

Alugue o seu carro

Você pode alugar o seu carro para pessoas que precisam viajar ou se deslocar em grandes distâncias. Também dá para alugar para motoristas particulares de aplicativos de transporte. Esse tipo de negócio é tendência na Europa e já está presente no Brasil, conhecido como carsharing (compartilhamento de veículos).

 

Use seu carro para transportar mudanças

Faça o transporte de mudanças e use seu veículo para levar móveis e caixas para pessoas que estão trocando de imóvel. Quanto maior a distância que você percorrer, maior o valor da sua renda. Se você tiver um carro pequeno, foque em mudanças de pequenos itens (fretes simples).

 

Faça entregas de itens usando o seu carro

Existem aplicativos de entregas que levam produtos de lojas, restaurantes, mercados e lanchonetes até os clientes. Por exemplo, temos os apps do iFood, Rappi, Uber, Zé Delivery e por aí vai. Verifique quais aplicativos permitem o cadastramento de carros e comece a fazer entregas de produtos para gerar uma fonte de renda extra.

 

Use seu carro para fazer carreto de lojas 

Também existe a possibilidade de fazer parcerias com lojas para realizar entregas particulares, mas é importante ter um carro utilitário para isso.

 

Ofereça caronas com seu carro

Se você trabalha com pessoas que moram perto da sua casa ou se você passa perto das casas de colegas da faculdade, por exemplo, por que não oferecer uma carona? Você pode cobrar um extra deles por isso. Também existem aplicativos que possibilitam oferecer caronas para pessoas que vão para o mesmo lugar que você, como o BlaBlaCar.

 

Transforme seu carro num negócio ambulante 

Você tem uma kombi, van ou furgão? Saiba que dá para transformar seu veículo em um negócio ambulante e ganhar dinheiro com isso. Você pode usar seu carro para vender comida (estilo food truck) ou para vender roupas, oferecer serviços de pet shop móvel, entre outros.

 

Use seu carro para publicidade

Você pode usar partes do seu carro para adesivagem ou instalação de anúncios. Mas, é importante ficar atento à legislação que regula essa prática para evitar problemas. Outro jeito de ganhar um dinheiro extra é usar seu carro para fazer publicidade sonora, os famosos carros de som.

 

Faça corridas particulares e ganhe dinheiro 

Diferente dos aplicativos de corrida, nessa opção você não transportará qualquer passageiro. Aqui, você seleciona seus clientes e fecha corridas particulares com uma ou mais pessoas. Você poderá combinar esse serviço em dias e horários em que estiver com tempo livre.

 

Como me organizar para ter uma renda extra com meu carro?

Dá para ganhar uma renda extra usando o seu carro de diversas maneiras, mas para isso você precisa considerar alguns pontos, como os custos envolvidos em cada tipo de trabalho e o esforço necessário para realizar cada um deles. 

Veja abaixo algumas dicas de como se organizar para ter uma renda extra usando o seu carro:

 

Defina um objetivo para sua renda extra

Você pode usar sua renda extra para criar uma reserva de emergência ou usar para cobrir as despesas mensais, como água, luz, aluguel, mercado ou cartão. É importante definir um objetivo para não se desviar dele.

 

Não trate renda extra como renda principal

Lembre-se: a renda extra é aquele dinheiro que você ganha a mais para não precisar mexer na sua renda principal, no seu salário.

 

Mantenha a conservação do seu veículo

O carro será seu instrumento de trabalho, por isso você precisa manter a manutenção do veículo em dia. Não dirija com pneus carecas ou freios com problemas. Fique atento ao limite de giros, a vida útil do óleo e manutenções do motor. Ah, e não se esqueça de manter o interior do carro sempre limpo e organizado.

 

Prefira a utilização de um veículo econômico

Ou seja, aqueles modelos de carros mais populares que apresentam uma boa relação custo-benefício, que tem manutenção barata e que possuem o valor de seguro compatível com o preço do veículo.

Faça um empréstimo usando seu carro como garantia

Essa modalidade de empréstimo permite que você utilize o seu carro como garantia de pagamento, garantindo o dobro de chances de receber seu dinheiro extra. 

O empréstimo com garantia de veículo possui taxa de juros menores que a do empréstimo pessoal, e você tem acesso a limites maiores de empréstimo, podendo chegar até R$150 mil.

Além disso, mesmo colocando o seu carro como garantia de pagamento, você pode utilizar seu veículo normalmente enquanto quita as parcelas do empréstimo.

 

Precisa de dinheiro extra? Contrate um empréstimo com a Sim!

Somos uma empresa 100% digital e fazemos parte do Grupo Santander, ou seja, sua segurança aqui é garantida. Aqui você solicita o empréstimo com garantia de veículo, envia os documentos e recebe a resposta da análise sem sair de casa.

Na Sim, nos comprometemos a dar uma resposta rápida, porque entendemos que alguns empréstimos são solicitados em uma emergência. Por isso, te enviamos a resposta da análise em até 3 dias úteis em seu e-mail ou por meio de mensagem SMS.

 

Simule já

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.