Quem pode fazer empréstimo pessoal? Tire suas dúvidas aqui!

Você sabia que, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 65% das famílias brasileiras estão endividadas

Assim, é comum que os consumidores precisem de empréstimos para quitar dívidas em atraso. Mas você sabe quem pode fazer empréstimo pessoal?

A contratação de empréstimos pessoais não é exclusiva de quem tem uma renda baixa. Mesmo com bons salários e segurança financeira, há quem acabe gastando um pouco a mais e precise recorrer ao empréstimo. 

Na maioria dos casos, o endividamento está relacionado ao atraso de contas com maiores percentuais de juros, como cartão de crédito e cheque especial, seguidos por aluguel e financiamentos imobiliários, IPVA, contas de consumo e carnês de crediário próprio de lojas.

Além do endividamento por contas atrasadas, quem pode fazer empréstimo pessoal também são, por exemplo, famílias que estão em processo de reforma ou construção residencial. Na verdade, este é um cenário bem propício ao endividamento quando não há um planejamento adequado.

E você, pretende solicitar um empréstimo mas não sabe se o seu perfil é interessante para os bancos e financeiras? Acompanhe nosso artigo e conheça o perfil ideal de quem pode fazer empréstimo pessoal. Além disso, veja como elevar as suas chances de aprovação em um empréstimo pessoal!

Quem pode fazer empréstimo com maior possibilidade de aprovação?

Consumidores que possuem certa estabilidade em seus rendimentos são os mais aprovados por empresas de empréstimo online. Afinal de contas, as chances de garantir o pagamento das parcelas, seja através de débito em conta ou desconto em folha, são bem consideráveis.

Mas há diferentes perfis de quem pode fazer empréstimo pessoal. Quer conhecê-los? Veja nossa lista:

Aposentados e pensionistas

Sabe quem pode fazer empréstimo pessoal com as melhores taxas do mercado e livres de burocracia? Os aposentados e pensionistas. Este grupo de consumidores tem acesso às taxas mais atrativas do mercado, uma vez que representam um risco mínimo.

Os empréstimos pessoais online para aposentados e pensionistas podem ser realizados tanto por aplicativos, como o nosso, da Sim, quanto por plataformas de crédito online, ou instituições bancárias e financeiras físicas e mais tradicionais.

Funcionários públicos federais, estaduais e municipais

Uma vez servidor público, as possibilidades de obter um empréstimo pessoal também são amplas. Isso porque, ao tomar determinado montante como empréstimo, os valores das parcelas serão descontados diretamente na folha de pagamento do funcionário. Desta forma, as possibilidades de não cumprimento do pagamento são baixas.

Funcionários registrados em regime CLT

Mesmo sem a estabilidade financeira de um servidor público, os funcionários da iniciativa privada que exercem suas funções sob o regime CLT também possuem boas chances de aprovação e pertencem ao grupo de quem pode fazer empréstimo pessoal.

Por trabalhar registrado, as empresas avaliam que o consumidor possui uma renda fixa mensal que possibilita pagar todas as parcelas do seu empréstimo em dia. 

Por outro lado, há a possibilidade de descontar o empréstimo diretamente em folha, desde que a empresa contratante seja parceria da instituição bancária que cede o empréstimo pessoal. 

Além disso, o emprego formal também permite o desconto das parcelas do empréstimo pessoal via débito em conta

Microempreendedores individuais

Outra modalidade de perfil de quem pode fazer empréstimo pessoal é a dos microempreendedores individuais (MEI). A categoria é considerada empresa individual e, por isso, a movimentação financeira da empresa pode ser utilizada como comprovante de renda.

É importante dizer que o MEI está atrelado a pessoa física, então não há obrigatoriedade em possuir uma conta bancária jurídica. 

Autônomos com bom histórico financeiro 

Mesmo quem não se enquadra em alguma das modalidades acima também entra em quem pode fazer empréstimo pessoal.

Aposentados, funcionários públicos e microempreendedores são alguns exemplos de quem pode fazer empréstimo pessoal.

Se você é autônomo e possui um bom histórico financeiro, por exemplo, pode comprovar a sua renda através da declaração do Imposto de Renda, extratos bancários e contas em seu nome. Unindo essas informações a uma boa pontuação no score do Serasa, as possibilidades são extremamente positivas.

Todos que têm nome limpo pode fazer empréstimo pessoal?

Não existe uma regra que garanta a aprovação ou não de um empréstimo pessoal. No entanto, há determinados perfis em que é mais fácil obter linhas de crédito.

Principalmente depois de utilizar o score como tomada de decisão para liberação de empréstimos pessoais e demais créditos, por exemplo, nem sempre quem possui o chamado ‘’nome limpo’’ tem acesso garantido aos empréstimos pessoais

A pontuação, que é calculada com base em todo o histórico financeiro do consumidor – contas pagas em dia, movimentação financeira bancária, contas como titular, entre outros –  representa o risco que o cliente pode oferecer ao mercado. 

Variando de 0 a 1000, quanto mais próxima de 1000 é a pontuação, menores são as chances deste consumidor se tornar um devedor – e causar prejuízo a instituição. Já no caso inverso, quanto mais próximo de zero, maiores são as chances de endividamento.

Portanto, não fique chateado se mesmo com o nome fora dos órgãos de proteção de crédito você não conseguir obter um empréstimo pessoal. A grande dica é direcionar suas propostas a modalidades que ofereçam condições de contratação mais facilitadas, como os empréstimos pessoais online.

Empréstimo pessoal online: menos burocracia para aprovação

Diferente do que ocorre nas instituições bancárias e financeiras tradicionais, as plataformas online são opções que ampliam o leque de quem pode fazer empréstimo pessoal. No geral, os processos são menos burocráticos, transparentesmenos custosos

Confira, a seguir, 5 vantagens de contratar um empréstimo pessoal online.

1. Comodidade e conforto

Quem pode fazer empréstimo pessoal e prefere o conforto de resolver tudo pela internet, encontra nos empréstimos online a melhor opção de contratação.

Em poucos cliques, é possível informar seus dados pessoais, enviar os documentos necessários, obter o contrato de empréstimo e liberar o valor o valor na conta corrente.

Diferente do que ocorre em empréstimos em banco e financeiras físicas, não é preciso se deslocar ao estabelecimento, apresentar documentos impressos etc.

2. Possibilidade de obter as melhores taxas

Devido às operações digitais, que evitam custos com licenças, taxas imobiliárias, grande equipe de funcionários e custos fixos que pesam no orçamento, as plataformas e aplicativos de empréstimos online oferecem taxas mais atrativas a quem deseja fazer um empréstimo pessoal.

3. Comparação entre as empresas ofertantes

Antes de contratar um empréstimo pessoal online, o consumidor tem a oportunidade de pesquisar as ofertas e optar pela melhor taxa de juros + condições. 

Além de uma pesquisa simples nos mecanismos de busca, a maioria das empresas disponibiliza ferramentas de simulação. Assim, o cliente tem acesso a todas as informações do empréstimo, antes mesmo de concluir a contratação. Isso é ótimo para fins comparativos!

4. Transparência nas ações

Quem pode fazer empréstimo online também aproveita a maior transparência nas transações. Antes de fechar o contrato, a empresa cedente do crédito deve informar todos os custos relacionados ao contrato, seja valor total, das parcelas, custo efetivo total, taxas ou juros.

Isso torna a contratação do empréstimo pessoal mais seguro, livre de fraudes e consciente.

5. Processo ágil

Com uma tecnologia cada vez mais avançada e intuitiva, os aplicativos e plataformas de empréstimo conseguem coletar as informações e analisar os perfis em poucos minutos, às vezes, segundos. 

Aqui na Sim, por exemplo, você realiza um cadastro simples e, em menos de 1 minuto, os seus dados são avaliados. O resultado das opções de empréstimo pessoal disponíveis é quase imediato, tornando o processo muito mais ágil!

Como conquistar a aprovação do seu empréstimo pessoal?

Agora que você já sabe quem pode fazer empréstimo pessoal, veja algumas dicas de como facilitar a sua aprovação!

Vale destacar que cada instituição possui seus próprios critérios de aprovação, que são analisados e traçam as melhores taxas de juros e prazos para pagamento. 

Pague suas contas em dia

Não adianta: para ter um histórico financeiro positivo, que será muito importante na aprovação do seu orçamento, você deve pagar suas contas em dia

Planeje-se para que nenhum pagamento sofra atrasos. E isso inclui contas de consumo (água, luz e telefone), faturas do cartão de crédito, crediários de loja, mensalidades escolares, financiamentos, dentre outros.

Se planejar financeiramente é uma boa maneira de estar no grupo de quem pode fazer empréstimo pessoal com grandes possibilidades de aprovação.

Não comprometa o seu orçamento

A regra é clara: um orçamento saudável é aquele que não é 100% comprometido. Sendo assim, o recomendado por especialistas é que suas despesas não excedam 30% dos rendimentos mensais

Ter um planejamento financeiro auxilia neste sentido. Faça uma previsão de quanto você terá de rendimentos e, deste montante, quanto será destinado para as despesas mensais.

Comprove seus rendimentos

Ter um comprovante de renda é indispensável para quem pode fazer empréstimo pessoal. É através destas informações que a empresa pode avaliar as suas possibilidades de pagamento.

Para comprovar sua renda, você pode apresentar o holerite, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários.

Dessa forma, ao solicitar um empréstimo pessoal em uma plataforma online, por exemplo, pessoas com esses perfis são facilmente aprovadas, tendo acesso às melhores linhas de crédito.

Você faz parte destes grupos? Está interessado em um empréstimo pessoal com taxas atrativas, na palma da sua mão? 

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

Esse produto é perfeito para você

Empréstimo pessoal

sem garantia

  • Até R$30.000 de liberação de crédito
  • Taxas de juros a partir de 2,83% a.m

Empréstimo pessoal

com garantia de veículo

  • Até R$ 150.000 ou 90% do valor do carro
  • Taxas de juros a partir de 1,82% a.m