Empréstimo com cartão de crédito vale a pena?

Aqui no blog, a gente reforça o tempo todo que um dos segredos para ter a saúde financeira em dia é a organização. Mas além da organização, para manter o controle das finanças, é preciso se atentar aos detalhes das ofertas que aparecem no mercado e pesquisar sempre.

Uma das novidades recentes no universo dos empréstimos é o empréstimo com cartão de crédito. Se você quer entender melhor como funciona essa modalidade, está no lugar certo. Acompanhe!

 

O que é o empréstimo com cartão de crédito?

É uma modalidade semelhante ao empréstimo tradicional, mas funciona como uma linha de crédito adicional ao limite do seu cartão. Ela não compromete e não fica vinculada ao seu limite atual. É de fato, um crédito adicional. 

 

Por que o empréstimo com cartão é tentador?

Cada vez mais as pessoas usam cartão de crédito para fazer compras. Isso traz uma maior facilidade de contratação deste tipo de empréstimo, já que todo o gerenciamento fica num lugar só.

Outra facilidade é não precisar abrir uma conta no banco para fazer o empréstimo com cartão de crédito, em algumas instituições financeiras. 

 

Como funciona esse tipo de empréstimo?

Para fazer esse empréstimo, basta ter um cartão de crédito. O processo para contratação costuma ser fácil. Em geral, você faz uma simulação, depois a instituição faz uma análise do seu crédito; então você assina o contrato e o dinheiro é liberado. A cobrança é feita diretamente na fatura do cartão.  

 

“Então, por que vocês estão falando de riscos”?

O grande risco para o seu bolso é que o empréstimo com cartão de crédito pode fazer você usar o crédito rotativo se você perder o controle das suas contas. Então, se você usa o valor disponível no seu cartão para o empréstimo e não consegue cumprir com essa obrigação (talvez por falta de controle ou por imprevistos que podem acontecer), você entra no crédito rotativo e o seu empréstimo com cartão de crédito fica muito, mas muito mais caro do que você imaginava no momento da contratação. 

 Não sabe o que o crédito rotativo? Sem problemas, a gente explica:

O crédito rotativo é um crédito que a operadora de cartão de crédito (ou o seu banco, no caso do cheque especial) disponibiliza quando você não consegue pagar a fatura do seu cartão inteira, ou seja, quando você só paga o valor mínimo ou uma parte dessa conta. Para resumir, é assim: entrar no crédito rotativo significa pagar juros em cima do valor que você não conseguiu quitar.

Em outras palavras, o que acontece quando se usa o crédito rotativo? Juros altíssimos e cobrança do IOFVale lembrar que os juros do cartão de crédito, assim como os do cheque especial (que é outro tipo de empréstimo), é um dos mais altos do mercado.

 

 

O que vale a pena?

Se você precisa fazer de um dinheiro, antes de escolher o tipo de empréstimo você deve colocar a organização das finanças como prioridade. Isso significa considerar os juros que, obrigatoriamente, você via ter que pagar. A lógica é: se vou ter que pagar juros, que sejam sempre os mais baixos.
(Inclusive, para você entender como funciona o cálculo de juros, a gente escreveu um artigo bem completo. Dê uma olhada aqui.)

 

 

Onde encontrar empréstimos com juros baixos?

Além da facilidade para conseguir crédito, já que todo o processo é feito de maneira digital, a Sim tem opções de empréstimos com juros muito mais atrativos e com parcelas que cabem no bolso.

 

 

Por exemplo, na modalidade de empréstimo sem garantia, o dinheiro cai na sua conta de preferência em menos de 3 dias e você começa a pagar em até 45 dias.

Dê uma olhada aqui. Ainda mais vantajoso é o empréstimo com garantia de veículo que tem uma das taxas mais baixas do mercado, limite de crédito de até R$150 mil e o dobro de chances de aprovação, já que a operação tem um menor risco por ter um automóvel como garantia. Saiba mais aqui.

Sua saúde financeira é nossa prioridade

Como a gente falou no começo, organização financeira é o ponto chave da decisão. Faça uma simulação e veja como a Sim é uma opção, segura, transparente e viável se você precisa de um empréstimo.

 

 

Fazer simulação

 

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.