Quais as vantagens e desvantagens de antecipar o Saque Aniversário do FGTS?

Como fazer a Antecipação do Saque Aniversário?

Confira nosso passo a passo completo de como fazer a Antecipação do Saque Aniversário:

 

Em 2021, 9,8 milhões de brasileiros optaram pela modalidade do Saque Aniversário. Esse saque te dá direito a retirar, por ano, parte do valor das contas do Fundo de Garantia. Sabe aquele dinheiro que você pode sacar anualmente do FGTS no seu mês de aniversário? Esse é o Saque Aniversário!

Além disso, existe também a possibilidade de você antecipar o saque, esse é um empréstimo conhecido como Antecipação do Saque Aniversário, que permite antecipar o valor de algumas parcelas do Saque Aniversário do FGTS.

Neste empréstimo, o acesso ao crédito é bem menos burocrático, pois a garantia de pagamento é o valor que você já tem guardado no Fundo de Garantia.  Para quem precisa de dinheiro e não quer esperar pelo mês de aniversário, a antecipação é uma possibilidade de ter acesso rápido a uma grana extra para quitar as dívidas. Mas, será que vale a pena? 

Como em qualquer empréstimo, é preciso pensar bem antes da contratação. Então, neste artigo, vamos explicar quais as principais vantagens e desvantagens em optar pela Antecipação do Saque Aniversário FGTS. Leia com atenção e veja se vale a pena pedir o seu!

 

Quais são as vantagens e desvantagens de antecipar o Saque Aniversário?

Como em qualquer linha de crédito, a Antecipação do Saque Aniversário FGTS possui pontos positivos e negativos que devem ser levados em conta antes de você tomar qualquer decisão. Esse empréstimo pode ser decisivo para te ajudar nas finanças, mas existem contras que você precisa conhecer. Para te ajudar a avaliar sobre qual decisão tomar, reunimos aqui as vantagens e desvantagens de antecipar o Saque Aniversário do FGTS, confira!

 

Vantagens de antecipar o Saque Aniversário FGTS:

  • Dinheiro livre para usar como quiser

Na Antecipação do Saque Aniversário, você não precisa comprovar renda e nem justificar o motivo do empréstimo – o que garante mais liberdade na utilização do dinheiro.

  • Crédito rápido na sua mão

Quando você antecipa o Saque Aniversário FGTS, consegue ter seu dinheiro na mão em poucos dias, já que você não precisa esperar até o mês do seu aniversário para sacar o valor. 

  • Pagamento automático

Como o pagamento se dá sobre o FGTS, não há comprometimento do seu salário, pois as parcelas são quitadas apenas uma vez ao ano a partir do seu saldo. 

  • Não há risco de inadimplência

O pagamento automático das parcelas é uma garantia maior aos bancos, já que não há risco de inadimplência, que é o não pagamento da dívida.

  • Taxas de juros mais baixas

O empréstimo do Saque Aniversário possui taxa de juros atrativa, sendo uma das menores em produtos de crédito comercial.  

  • Sem dívidas mensais 

A Antecipação do Saque Aniversário não tem prestação mensal, assim você não compromete seu orçamento, já que as parcelas são anuais e debitadas do seu saldo FGTS.

  • Contratação online e segura

A Antecipação do Saque Aniversário pode ser feita 100% online e de forma segura em sites de instituições financeiras que ofertam esse produto. Assim, você não precisa perder tempo com trânsito ou em filas de banco.

  • Crédito pré-aprovado

A Antecipação do Saque Aniversário não precisa de aprovação de crédito, uma vez que o crédito é pré-aprovado, pois a garantia do empréstimo é o próprio saldo do seu FGTS. 

  • Não precisa ter conta em banco específico

Para antecipar o Saque Aniversário, você só precisa abrir uma conta-corrente ou poupança – caso não tenha – em um dos bancos que trabalham com a antecipação do saque.

 

Desvantagens de antecipar o Saque Aniversário FGTS

  • Não pode sacar todo o FGTS se for demitido

Quando você opta pelo Saque Aniversário, mesmo quando não faz a antecipação, perde a possibilidade de sacar o saldo integral da sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa durante 2 anos. Porém, a multa de 40% em caso de desligamento é mantida para o saque.

  • Antecipar é emprestar, portanto, tem juros

Assim como em qualquer empréstimo, na Antecipação do Saque Aniversário você precisará pagar mais do que efetivamente contratou, pois existe cobrança de taxas de juros. 

  • Prazo para mudar a modalidade de saque

Você poderá voltar para o Saque Rescisão a qualquer momento. Mas, a alteração só surtirá efeito após 2 anos e 1 mês da solicitação. Ou seja, se você optar pelo Saque Aniversário hoje e mudar de ideia em agosto de 2022, só em setembro de 2024 poderá voltar ao modelo Saque Rescisão.

 

Quando a Antecipação do Saque Aniversário vale a pena?

Não existe resposta certa para essa pergunta. Pois, como vimos, existem vantagens e desvantagens em optar pela Antecipação do Saque Aniversário FGTS. Portanto, se você está numa situação em que precisa de dinheiro para quitar suas dívidas ou teve algum imprevisto e não sabe de onde tirar essa grana, a resposta é: sim, a antecipação é uma excelente alternativa! Afinal, esse empréstimo não interfere no seu planejamento financeiro, uma vez que as parcelas são descontadas anualmente do saldo FGTS e pagas pela Caixa Econômica diretamente para a instituição financeira que você escolher fazer o empréstimo.

 

Decidi antecipar o Saque Aniversário, e agora?

Na Sim, você consegue seu dinheiro extra de forma simples e rápida, além de contar com as melhores condições do mercado. Melhor taxa do mercado, está disponível para negativados e a contratação é 100% online! Faça agora mesmo uma simulação em apenas 2 minutos.

 

Descobrir minha oferta

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.