8 motivos para escolher o refinanciamento de veículos quando precisar de crédito

Você já parou para pensar que seu veículo pode ser o combustível para acelerar suas finanças?

O refinanciamento de veículos, também conhecido como Empréstimo com Garantia de Veículos, oferece uma solução inteligente para quem busca um empréstimo com taxas de juros mais baixas e acesso rápido ao crédito.

Imagine ter a liberdade de transformar o valor do seu carro em dinheiro no bolso e continuar usando seu veículo sem restrições. O refinanciamento de veículos é como um respiro financeiro, permitindo que você utilize seu bem como garantia para obter um empréstimo sob medida para suas necessidades.

Refinanciamento de veículos na prática: o que é?

É uma opção financeira que te permite usar seu carro, moto ou outro veículo como garantia de pagamento de um empréstimo. Nessa modalidade de crédito, você obtém dinheiro com base no valor de mercado do seu veículo, o que proporciona mais flexibilidade nas parcelas, valores mais altos de limite e taxas menores.

O processo de refinanciamento de automóvel geralmente envolve a avaliação do valor do veículo, a definição do montante do empréstimo e a assinatura de um contrato que estabelece as condições e os termos do empréstimo, incluindo prazo, taxa de juros e forma de pagamento.

Diferenciais do Crédito com Garantia de Automóvel

Devo fazer um refinanciamento de veículos?

Essa é uma decisão particular e que vai depender das suas circunstâncias financeiras atuais. O recomendável é comparar diferentes instituições financeiras, considerar as taxas de juros, prazos e condições oferecidas, além de ler e compreender completamente o contrato de refinanciamento antes de assinar. Dessa forma, você vai tomar decisões financeiras conscientes e desfrutar com tranquilidade de todos os benefícios dessa modalidade de empréstimo.

3 pontos para considerar antes de colocar seu veículo como garantia

1- Avalie sua necessidade de crédito: avalie cuidadosamente suas necessidades financeiras e determine se um refinanciamento é a melhor maneira de atendê-las.

2 – Considere as taxas de juros e os custos envolvidos: embora o refinanciamento de veículos tenha taxas de juros mais baixas do que outros tipos de empréstimos, ainda assim há um custo. Veja como esse gasto afeta sua situação financeira.

3 – Avalie sua capacidade de pagamento: antes de optar pelo refinanciamento, analise sua capacidade de pagar as parcelas do empréstimo. Leve em consideração seu orçamento mensal, suas despesas regulares e outras obrigações financeiras.

O que fazer com o dinheiro de um refinanciamento de automóvel?

Como funciona o processo de refinanciamento de veículos?

1 – Avaliação do veículo

A avaliação do veículo vai determinar o seu valor de mercado, que será utilizado como base para o empréstimo. É comum que a instituição financeira solicite o documento de propriedade do veículo (CRLV), fotos e outros documentos do veículo e algumas ainda podem pedir comprovante de residência, comprovante de renda e outros documentos.

2 – Análise de crédito

A instituição financeira realizará uma análise de crédito para avaliar sua capacidade de pagamento e verificar seu histórico financeiro.

3 – Definição do montante do empréstimo

Com base na avaliação do veículo e na análise de crédito, a instituição financeira determinará o montante máximo do empréstimo que você poderá obter. Esse valor geralmente é uma porcentagem do valor de mercado do veículo.

4 – Elaboração do contrato

Após a definição do montante do empréstimo, você vai receber um contrato com detalhes como prazo do empréstimo, as taxas de juros, as parcelas mensais e outras cláusulas relevantes. Leia atentamente o contrato e tire todas as suas dúvidas antes de assiná-lo.

5 – Transferência da propriedade

Após a aprovação do crédito e assinatura do contrato com a instituição, é realizado um processo chamado Alienação Fiduciária, no qual você continua com a posse do seu veículo, mas ele fica atrelado à empresa que te emprestou o dinheiro.

Caso você não consiga cumprir com os pagamentos do seu empréstimo, a instituição terá o direito retomar o bem para quitar sua dívida. Mas fique tranquilo, antes de chegar a esse ponto, você terá um tempo para negociar sua dívida. Após a quitação do seu empréstimo, o processo será encerrado e o veículo volta a ser de sua propriedade.

6 – Recebimento do valor emprestado

Após a assinatura do contrato, a instituição financeira irá liberar o valor do empréstimo acordado, que será depositado em sua conta bancária.

7 – Pagamento do empréstimo

Ao longo do prazo acordado, você deverá efetuar o pagamento das parcelas do empréstimo de acordo com as condições estabelecidas no contrato.

Na Sim você tem sinal verde para colocar as finanças em dia!

Com o nosso Empréstimo Com Garantia de Veículos, você pode turbinar suas finanças sem burocracia e sem sair de casa. Nossas taxas são umas das mais baixas do mercado, você pode converter até 90% do valor de mercado do seu veículo em crédito e ainda tem 5 anos para pagar com tranquilidade. A estrada para uma vida financeira mais sólida está ao seu alcance.

SIMULE JÁ

 

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.