Importância da educação financeira nas escolas para evitar dívidas

A educação financeira envolve um conjunto de informações e conhecimentos que nos ajudam a evitar transtornos financeiros, como o endividamento, mau uso do salário, exageros no cartão de crédito, erros de investimentos e muito mais.

Para se ter ideia sobre a importância da educação financeira, veja alguns dados preocupantes sobre o Brasil:

Cenários como esses poderiam ser diferentes se a educação financeira fosse ensinada com mais frequência desde a infância. Certamente teríamos jovens e adultos mais responsáveis ao lidar com as finanças e uma população que cuida melhor do seu dinheiro em todas as fases da vida.

O que é educação financeira?

Com certeza, ao longo dos anos, uma base de conhecimento foi construída a partir dos ensinamentos que você teve durante sua vida escolar, e provavelmente, ainda hoje você consegue utilizar o que aprendeu na escola, no seu dia a dia. Desse modo, podemos dizer que a educação financeira é sobre transmitir conhecimentos e informações que nos auxiliam a utilizar melhor nossos ganhos (salários, rendimentos de aplicações, valores recebidos de aluguel, renda extra, entre outros) e a saber como gastar de forma responsável.

Educação financeira nos ajuda a entender um pouco mais sobre a gestão do nosso dinheiro e como organizá-lo de uma forma prática e inteligente. E esses ensinamentos podem começar desde cedo, com o ensino nas escolas sobre educação financeira infantil. 

Educação financeira na escola: uma lição para vida toda

Ter uma boa educação financeira é importante para qualquer um. Infelizmente, o nível de educação financeira no Brasil é baixo, apesar de ser importante para pessoas de todas as idades, níveis educacionais ou segmentos sociais. Na escola, ao ensinar uma criança sobre educação financeira, é possível proporcionar consciência financeira nela, que aprende desde cedo sobre o assunto. Tendo assim mais chances de se tornar um adulto com hábitos financeiros saudáveis, capaz de realizar um planejamento financeiro para todas as fases da vida, além de praticar hábitos de consumo consciente.

Veja outros benefícios de ensinar educação financeira nas escolas:

  • Lidar com decisões e frustrações

Quando conceitos financeiros básicos são aplicados junto à educação, como juntar dinheiro para comprar um item ou deixar de comprar algo porque não tem a quantia suficiente ainda, são iniciadas noções importantes para as crianças aprenderem a lidar com decisões e frustrações na vida financeira.

  • Entender que o dinheiro “não dá em árvore”

Também é importante explicar à criança como obtemos o dinheiro e que ele é limitado. Com isso, os pequenos começam a entender desde cedo que é preciso ter responsabilidade com o dinheiro, além de compreenderem que não é possível comprar tudo o que desejam.

  • Traçar metas e objetivos

Ao apresentar a importância de definir metas para o dinheiro, fica mais fácil das crianças perceberem que elas também podem se organizar para conseguirem algo que desejam, como: ir ao cinema, tomar sorvete, comprar um lanche no intervalo das aulas etc. Apresentar esses conceitos na educação escolar das crianças, as ajuda a lidar com as finanças de forma saudável.

  • Compreensão do valor do dinheiro

Ao começarem a administrar uma pequena quantia e definir objetivos para ele, fica mais fácil para as crianças entenderem sobre o valor do dinheiro e como ele tem custos diferentes para os diversos itens possíveis de serem consumidos.

  • Capacidade de poupar e reduzir custos

Outro item tão importante quanto os anteriores é ensinar as crianças sobre a importância de poupar o dinheiro para um objetivo específico e como os impactos na redução de custos podem ajudar no orçamento familiar, como, por exemplo, diminuição no tempo do banho ou uso de internet.

4 dicas para falar de educação financeira com as crianças

Apesar da importância de se ensinar educação financeira nas escolas, não são todas as instituições de ensino que abordam esse tema dentro da sala de aula. Por isso, os pais podem começar a tratar do assunto em casa, como parte da educação do dia a dia. 

Veja algumas dicas simples de educação financeira que podem ser aplicadas na rotina das crianças:

  • O método da mesada

Com a mesada – que pode ser de qualquer valor -, ensine a criança a juntar dinheiro para realizar seus planos, como tomar um sorvete ou comprar um brinquedo. Utilizar um cofrinho pode ajudar a assimilar de forma lúdica a importância de poupar desde cedo.

  • Participação no planejamento financeiro familiar

Vale também ensinar sobre como poupar água e energia pode ajudar a economizar dinheiro, e como isso pode impactar outros planos, como poder sair para passear mais vezes, por exemplo. Entregar pequenas contas para o pagamento também pode ser uma opção, ensine sobre data de vencimento e juros. Ou leve-os ao supermercado e explique sobre a soma dos preços e o valor total que podem gastar.

  • Utilize livros, brinquedos ou brincadeiras

Você também pode ensinar sobre educação financeira de forma lúdica com livros de histórias. Talvez assim fique mais fácil para as crianças assimilarem o conteúdo. Além dos livros, também é possível promover brincadeiras educativas e fazer uso de jogos e brinquedos lúdicos que estejam dentro do tema.

  • Seja um bom exemplo

Lembre-se: mesmo aplicando todas as dicas anteriores, você ainda será o maior exemplo que o seu filho pode ter. Por isso, siga as mesmas dicas que ensinou às crianças quando o assunto for planejamento e organização financeira.

Gostou desse conteúdo? 

Leia mais sobre educação financeira no blog da Sim

Afinal, o que é educação financeira e por que tanto se fala nela?

Como criar uma rotina para educação financeira infantil?

Planilha, planner ou aplicativo? Conheça as melhores ferramentas para organizar sua vida financeira de forma prática

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.