Como economizar nas compras de Natal

Com um pouco de organização financeira é possível.

É muito difícil resistir ao clima de final de ano: 13º salário na conta, Natal, férias, viagens. Todo mundo acaba gastando um pouco mais. Mas, geralmente, é na hora de fazer as compras de Natal que passamos dos limites. Se este ano você quer fazer diferente e conseguir economizar sem abrir mão de presentear as pessoas que ama, saiba que com um pouco de organização financeira é possível. Vamos a algumas estratégias e dicas boas.

Primeiro passo: organizando tudo
Especialistas sugerem que você não deve comprometer mais do que 50% do seu 13º salário nas compras de final de ano. Partindo desse cálculo, estipule quanto você poderia gastar por presente. Isso já te dá um bom norte pra começar, certo?

Algo que parece simples demais, mas que é extremamente importante é fazer a famosa listinha com os nomes de quem você quer presentear. Com essas primeiras informações, podemos prosseguir.

Fazer compras online ou ir em lojas físicas?
Essa escolha não define se você irá fazer boas compras ou não. A melhor sugestão para ambos os casos é: pechinche. Pesquise bem os preços, negocie com vendedores, confira a reputação do site e não se deixe enganar por falsas promoções.

Não deixe para a última hora

Quem busca melhores preços e mais opções precisa se programar e não deixar as compras para a véspera do Natal. Se for comprar online, fique de olho no valor do frete e também no tempo que o produto irá demorar para chegar até você.

Se for sair para fazer as compras, vá sozinho

Evite levar a família toda na hora de fazer as compras em lojas físicas. Isso pode acabar dando mais prejuízo. O ideal é sempre ir sozinho ou com alguém que seja econômico.

Deixe para comprar itens pessoais em janeiro

Se você está precisando renovar o guarda roupas ou precisa comprar itens para sua casa, tenha paciência e deixe para janeiro, mês em que a maioria das lojas acaba fazendo promoções para queimar o estoque. Às vezes é difícil deixar aquele agradinho a si mesmo de lado, né? Mas acredite que vale muito a pena.

Pague à vista

Além de conseguir um desconto melhor por pagar em dinheiro, você evita a dor de cabeça de ter que enfrentar uma fatura de cartão de crédito gigante no começo do ano. Não caia na cilada de parcelar todos os presentes. Pague tudo que puder à vista e não se esqueça que janeiro costuma ser um mês pesado com taxas e impostos.

Presente caro não significa tudo

Atente-se ao verdadeiro sentimento do Natal, que é estar perto das pessoas que você ama. Comprar algo caro e correr o risco de sacrificar sua saúde financeira não quer dizer muita coisa. Valorize os sentimentos, economize e aproveite o Natal e a festa de Ano Novo!

Você precisa de um empréstimo com segurança? Na Sim, você pode confiar

Somos uma fintech independente, mas fazemos parte do Grupo Santander. É por meio da infraestrutura e experiência do banco que garantimos a segurança de qualquer operação de crédito que você fizer com a gente. Se você está precisando de dinheiro, faça uma simulação em menos de dois minutos e iremos te apresentar ofertas personalizadas. A Sim tem as melhores taxas do mercado e, com a gente, você pode melhorar ainda mais as condições do seu empréstimo optando pelo empréstimo com garantia. Não custa tentar e é muito rápido!

Faça uma simulação clicando aqui!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.