Tudo o que precisa saber sobre o empréstimo com garantia de carro

Conheça os mitos e verdades desse tipo de crédito cada vez mais popular entre os brasileiros

Há quem diga que carro só dá gastos: tem o IPVA, gasolina, seguro, manutenção, limpeza… A lista é extensa!

O que algumas pessoas não sabem é que, na verdade, ter um automóvel pode ser sinônimo de dinheiro extra se você souber o que fazer com ele.

E calma que não estamos falando em vender…

Já ouviu falar do empréstimo com garantia de carro? Essa é uma modalidade de crédito que vem se tornando cada dia mais popular entre as pessoas por ser uma das mais vantajosas em relação a taxas, limite de crédito e prazo de pagamento.

Hoje você vai aprender tudo sobre o assunto! Vem de carona nessa leitura. 🙂

Afinal, o que é o empréstimo com garantia de carro ou empréstimo com garantia de veículo?

Esse tipo de empréstimo, também conhecido como refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia automotiva, é uma modalidade de crédito na qual você utiliza o seu veículo financiado ou quitado e usado como garantia para obter um empréstimo com taxas de juros geralmente mais baixas do que outros tipos de empréstimos.

6 vantagens do empréstimo com garantia de carro usado financiado ou quitado usado

Passo a passo: quais as etapas desse tipo de crédito com garantia?

  1. Simulação: você deve procurar uma empresa que ofereça empréstimos com garantia de veículo. Hoje em dia, há várias instituições financeiras 100% digitais. Você pode simular seu empréstimo no conforto de casa, pelo celular ou computador.
  2. Análise: depois de apresentar a documentação necessária, que pode incluir comprovante de propriedade do veículo, comprovante de renda e documentos pessoais, a financeira vai verificar sua capacidade de pagamento, seu histórico de crédito e a condição do veículo.
  3. Avaliação do veículo: a financeira também irá avaliar o veículo que será utilizado como garantia. Se o processo for online, você deverá anexar uma foto do seu carro e o comprovante de propriedade do veículo.
  4. Aprovação: se aprovado, você receberá uma proposta de empréstimo com as condições, incluindo o valor, a taxa de juros e o prazo de pagamento.
  5. Assinatura do contrato: caso esteja satisfeito com as condições oferecidas, você deverá assinar o contrato de empréstimo, concordando com os termos e responsabilidades. É importante ler atentamente todas as cláusulas do contrato antes de assinar.
  6. Regularização do documento: depois que o empréstimo for aprovado e o dinheiro depositado na sua conta, você deverá ir ao Detran, onde seu veículo foi registrado, e reemitir o documento do seu carro, finalizando a operação.
  7. Pagamento do empréstimo: ao quitar o valor das parcelas, a posse do veículo será transferida de volta para você.

Veja o que é real sobre o empréstimo com garantia

Posso continuar usando meu carro normalmente?

MITO. Você pode usar seu carro normalmente, mesmo enquanto o pagamento do empréstimo ainda não estiver finalizado. O veículo não é tomado, ele fica alienado – o que significa que você continua sendo o proprietário.

Apenas carros quitados são aceitos como garantia?

MITO. Tanto veículos quitados, quanto financiados são aceitos nessa modalidade. É importante verificar quais as condições do veículo que a financeira que você irá contratar o empréstimo aceita. Uma coisa é certa, o carro precisa estar regularizado (sem multas). Quanto mais novo for o modelo do carro, mais chances você tem de conseguir melhores condições na oferta de empréstimo.

Muitas pessoas ficam sem carro por conta desse tipo de empréstimo?

MITO. O carro é utilizado como garantia para assegurar o acordo financeiro e só é tomado em casos de inadimplência. Quando todas as tentativas de negociação entre o cliente e a instituição foram esgotadas, aí sim o veículo poderá ser tomado. Mas lembre-se que o interesse da financeira não é esse e sim, garantir o compromisso do pagamento do empréstimo

Somente o dono do veículo pode usá-lo como garantia?

VERDADE. O documento do veículo precisa estar no nome do solicitante do empréstimo. Ou seja, parentes, cônjuges, amigos e outras pessoas próximas ao titular do carro, mesmo que usufruam do carro, não podem utilizá-lo como garantia na hora de fazer um empréstimo.

Marcas de carro mais usadas como garantia de empréstimo

Na Sim, seu carro tem sempre sinal verde para acelerar seus planos! 🚦

Referência no mercado de crédito, a Sim é uma empresa Santander que oferece o empréstimo com garantia de veículo com as melhores taxas do mercado. Encontre a transparência, segurança e agilidade na hora de garantir seu empréstimo. Que tal fazer uma simulação rápida?

Clique aqui e simule o seu crédito!

 

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.