TED Devolvida: saiba porque acontece

O que é TED?

TED é uma transação financeira interbancária, ou seja, que pode ser realizada entre bancos diferentes. Existem duas transações desse tipo: a DOC (Documento de ordem de crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível).

As transações bancárias acabam sendo mais práticas e seguras na hora de realizar um pagamento ou enviar dinheiro para alguém. Elas partem de um universo totalmente eletrônico e automático e, ao final, você recebe um comprovante com as informações da transação realizada como: horário, data, valor e dados da conta destinatária.

Sobre as diferenças entre as duas transações podemos identificar dois pontos:

  • O limite de valor da transferência

A DOC possui um valor máximo de até R$ 4.999,99 para a transferência, já a TED permite transações financeiras acima de R$ 5 mil, e não tem um valor mínimo.

  • Prazo de recebimento

Enquanto a DOC só será recebida um dia útil após realizar a transação ou até dois dias úteis, caso seja final de semana, feriado ou se enviada após às 22h. A TED é recebida no mesmo dia, se enviada até às 17h ou no próximo dia útil.

Por esses motivos, a TED acaba sendo mais utilizada e procurada para transferências bancárias no geral. Os valores da taxa para realizar essa transferência podem variar de acordo com cada banco, mas quando realizadas de forma online as tarifas costumam ser menores.

Motivos da devolução

Podem existir diversos motivos de devolução de TED. No entanto, existem aqueles que são mais comuns durante as transações.

1 – Dados incorretos

Para fazer uma TED é preciso confirmar dados como nome completo, CPF ou CNPJ, nome do banco, agência (sem o dígito), número da conta (com o dígito) e tipo de conta (conta-corrente, poupança, etc). Caso haja divergência em alguma das informações, a transferência não consegue ser realizada, pois a conta do destinatário não é identificada e por isso acaba sendo devolvida pelo banco.

2 – Problemas com a conta

Pode ser que a conta do destinatário esteja bloqueada, cancelada ou até desativada. Nesses casos, a transferência também não pode ser realizada.

3 – Conta com limite de movimentação

Muitas vezes a conta do destinatário pode ter um limite de movimentação diária ou mensal. Esse fator pode impedir que a TED seja enviada, caso o valor exceda o limite que é definido no momento de contratação da conta com o banco.

4 – Erro operacional ou de sistema

Em outras situações, pode ser que haja problemas com o sistema do banco da conta de origem ou de destino que possam impedir que a transação seja realizada. No entanto, os três primeiros motivos são as causas mais identificadas na hora de uma TED devolvida.

Tabela de códigos

Geralmente, quando é detectado o erro, o banco informa um código do motivo da devolução. Aqui, trouxemos os erros mais comuns e procurados para que você saiba o que pode ter acontecido para a sua TED ter sido devolvida.

Devolução ted motivo 01 = Conta do destinatário do crédito encerrada

Devolução ted motivo 02 = Agência ou conta destinatária inválida

Devolução ted motivo 03 = Ausência ou divergência na indicação do CPF/CNPJ

Devolução ted motivo 04 = Mensagem inválida para o tipo de transação ou finalidade

Devolução ted motivo 05 = Divergência de titularidade

Devolução ted motivo 57 = Divergência ou não preenchimento de informação obrigatória

Devolução ted motivo 58 = Depósito em conta de poupança recusado

Devolução ted motivo 62 = Ausência ou divergência na indicação do número do CPF/CNPJ

Devolução ted motivo 63 = Registro inconsistente

Posso receber o estorno da taxa quando a TED é devolvida?

Como o serviço de transferência teve de ser realizado, mesmo que a TED seja devolvida, a taxa ainda é cobrada, sem a possibilidade de estorno, pois houve necessidade de movimentação do dinheiro. Em casos de problemas de sistema do banco, é possível solicitar o resgate da taxa de transferência.

Não recebi o dinheiro

Agora que você já sabe o que pode acontecer quando você não recebeu o dinheiro de uma TED, esteja sempre atento aos dados da conta informados e certifique-se de que estão corretos. Vale dar uma checada algumas vezes antes de enviar uma TED ou até mesmo de informar ou cadastrar seus dados para receber uma TED.

Também esteja sempre em dia com a situação da sua conta e saiba qual é o limite de movimentação da conta, para que não haja impedimentos caso esteja planejando receber uma transferência com um valor maior.

Precisando de dinheiro extra?

A empréstimo Sim é uma fintech que faz parte do Grupo Santander. Para que você possa ter um dinheiro extra quando precisar, nós oferecemos empréstimos com segurança e praticidade de forma 100% digital.

Ao solicitar um empréstimo na Sim, saiba como adicionar corretamente os dados da sua conta com as nossas dicas

Publicado por Helmy Nagashima

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas com especialização em Economia. Tem uma trajetória de mais de 15 anos de experiência na indústria financeira atuando em diversas posições como Produto, Crédito, Riscos de Crédito e em People Analytics. Assumiu em 2020 a liderança da área de Credit e Analytics da Sim.