Os benefícios da energia solar: economia e sustentabilidade

Gerar sua própria energia já é uma realidade para milhares de lares brasileiros. Com o valor das contas de energia elétrica subindo cada vez mais, muitos consumidores buscam por alternativas para contornar esse problema. Ficou interessado? Conheça os benefícios da energia solar e veja se vale a pena instalar um sistema desses no telhado do seu imóvel.

 

O que é energia solar?

A energia solar é um tipo de energia que vem da luz e do calor do Sol.  Ela é uma fonte de energia limpa e uma alternativa sustentável que pode ser utilizada para a geração de eletricidade em imóveis residenciais ou comerciais.

Existem diferentes tipos de tecnologias para a captação e conversão da energia solar. Entre as principais formas de aproveitamento da luz solar, temos a energia solar térmica que utiliza o calor do Sol para aquecer a água. A energia heliotérmica que usa o calor da radiação para gerar o vapor que alimenta turbinas que geram eletricidade. E a energia solar fotovoltaica que funciona por meio de placas solares que transformam a luz do Sol diretamente em energia elétrica.

E é sobre a fotovoltaica que falaremos a seguir!

 

Benefícios da energia solar fotovoltaica para a sua casa

Cada vez mais pessoas estão escolhendo a energia solar, pois ela agrega inúmeros benefícios – tanto sustentáveis, quanto econômicos para sua casa, bolso e meio ambiente.

 

Confira os principais benefícios:

  • Energia limpa para sua casa e para o planeta

Se trata de um sistema de energia totalmente limpo, onde as placas solares captam a radiação dos raios do Sol e convertem-se em eletricidade sem agredir a natureza. Além disso, a energia solar contribui com a diminuição das taxas de carbono e emissão de poluentes na natureza. Em troca, você ganha um sistema que gera energia renovável para sua casa. Por isso, quem investe em energia solar também está contribuindo com a preservação do planeta.

 

  • Fácil de instalar, fácil de limpar

As placas solares, são fáceis de instalar e mais fáceis ainda de limpar. A manutenção é feita de 6 em 6 meses para tirar sujeira em excesso, e pode ser feita com vassoura e mangueira. Fácil, né? Outra vantagem do sistema de energia solar é sua película protetora, que ajuda a diminuir o acúmulo de poeira. Já a parte elétrica, que é composta pelos inversores, precisa de fiscalização de um técnico especializado, mas isso acontece apenas se houver algum problema técnico. De modo geral, as placas e os inversores são feitos para trabalhar continuamente, sem precisar de manutenção constante.

 

  • Vida útil longa

Apesar da baixa necessidade de manutenção, o sistema de energia solar possui vida útil longa. O equipamento dura em média cerca de 25 anos, gerando energia tanto para seu imóvel residencial, quanto empresarial.

 

  • Economia no preço da conta de luz

A economia gerada pela energia solar é uma das principais vantagens para o bolso do consumidor brasileiro. Afinal, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de contas de luz mais caras do mundo. Com um sistema de energia solar instalado no seu telhado, o preço da tarifa elétrica pode diminuir em até 95%. Apesar do valor inicial para a instalação das placas ser elevado e o retorno do investimento levar em média entre 4 e 6 anos para acontecer, à economia que um sistema de energia solar trará para o seu bolso é imensa.

Para ter uma ideia dos benefícios financeiros da energia solar, atualmente existem empresas especializadas em energia solar, como a Holu, que auxiliam o consumidor desde o orçamento até a instalação, com garantia de payback e que calculam o quanto você consegue reduzir na conta de luz com esse investimento em energia sustentável.

  • Valorização do imóvel

Você sabia que além de economizar na conta de luz, as placas de energia solar também podem valorizar seu imóvel? Segundo estudos, atualmente a energia solar pode valorizar em até 8% o preço de uma residência que possui placas fotovoltaicas instaladas em seu telhado. Isso porque, a energia solar é um atrativo na hora da venda de um imóvel: o comprador terá economia ao longo dos anos e adquirirá um imóvel com um sistema moderno e sustentável.

 

  •  O Brasil é um país ensolarado

Nosso país possui todas as condições favoráveis para gerar eletricidade a partir do Sol. Para termos uma ideia: no local menos ensolarado do Brasil é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha – que é um dos líderes em geração de energia solar no mundo.

 

  • Energia solar em dias nublados e chuvosos

Mesmo com chuva ou neblina, a luz do Sol sempre se apresenta, seja com mais ou menos força. Por isso, a energia solar é vista como natural e infinita.

 

  • Linhas de financiamento exclusivas

Com a popularização da energia solar, alguns bancos e instituições financeiras passaram a oferecer linhas de financiamento exclusivas para esse tipo de investimento. Assim, a instalação de um sistema fotovoltaico fica mais acessível para pessoas físicas e jurídicas que sonham em gerar sua própria energia.

Financie seu projeto de energia solar e gere sua própria energia!

Já existem linhas de financiamento para se obter um sistema de energia solar com juros mais acessíveis, como é o caso do Energia+ do Santander que facilita o acesso à energia solar para pessoa física. O Energia+ do Santander oferece:

  • Até 120 dias de carência para pagamento da 1ª parcela;
  • Projeto realizado por especialistas de qualidade;
  • Sistema feito com as melhores placas do mercado;
  • Correntista Santander, poderá pagar por boleto ou débito em conta-corrente;
  • Caso não seja correntista, o pagamento é facilitado por boletos.

Comece a economizar na conta de luz de uma forma sustentável e fácil. Faça uma simulação e veja o quanto você vai economizar usando energia solar fotovoltaica! 

Simular já

Publicado por Fábio Mascarin

Formado em Engenharia de Computação, pela Universidade Federal de Itajubá com Mestrado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas , atua como Head de Estratégia da Sim, liderando as equipes de Pricing, Rentabilidade, Analytics, Estratégia Comercial, Parcerias, Transformação e Novos Negocios. Com trajetória de mais de 20 anos em Tecnologia e Mercado Financeira se especializou nos últimos 10 anos em Estratégia Corporativa

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.