Energia solar por uma solução do Santander

Instale um gerador solar através do Santander. Entenda como funciona e as principais vantagens.

A instalação de um gerador de energia elétrica solar pode parecer um processo complicado, mas com a nossa ajuda, a tarefa se torna mais fácil. Veja como funciona a instalação de um gerador solar pela solução do Santander e tire suas dúvidas.

Por que adquirir um sistema fotovoltaico?

A aquisição de um sistema fotovoltaico traz diversas vantagens, como a redução da conta de luz em até 95%. Além disso, a energia solar é uma fonte limpa e renovável, trazendo benefícios tanto para o planeta quanto para a sociedade.

Um gerador solar também pode valorizar o imóvel onde é instalado, sendo um investimento de longo prazo com garantia de mais de 20 anos dos painéis, se cuidado corretamente.

Veja algumas das principais vantagens que um sistema fotovoltaico traz:

  • Redução na conta de energia elétrica: ao gerar a sua própria energia elétrica, é possível reduzir significativamente a conta de luz, pois a energia gerada pelo sistema fotovoltaico pode ser utilizada para abastecer a casa ou empresa;
  • Geração de créditos de energia: caso o sistema fotovoltaico produza mais energia do que é consumido em determinado mês, os créditos de energia gerados podem ser utilizados para abater a conta de luz por até 60 meses, e/ou consumido por outro imóvel de mesma titularidade e rede elétrica.
  • Fonte de energia limpa e renovável: a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, que não emite gases poluentes ou contribui para o aquecimento global;
  • Valorização do imóvel: a instalação de um sistema fotovoltaico pode valorizar o imóvel, pois a sua presença é vista como uma característica positiva pelos compradores;
  • Fácil manutenção: os painéis solares possuem pouca necessidade de manutenção, o que os torna uma opção de baixa manutenção e com longa vida útil.

Onde consigo instalar o meu sistema fotovoltaico?

Você pode instalar o seu sistema fotovoltaico em diversas áreas, como na sua residência, empresa, fazenda, entre outros locais. É possível instalar em telhados que batam sol, além disso, a depender do caso, também dá para instalar o sistema de placas no chão.

O importante é que o local escolhido tenha uma boa incidência solar e que seja possível instalar as placas em uma posição que potencialize a sua exposição aos raios solares.

Em quanto tempo terei que trocar os meus painéis solares?

Com uma garantia de eficiência de mais de 20 anos, os painéis solares têm uma vida útil bastante longa, podendo chegar a 25 anos ou mais.

Em quanto tempo terei que trocar os meus painéis solares?

No entanto, é importante lembrar que a eficiência do painel pode diminuir ao longo do tempo. Por isso, é recomendado fazer uma manutenção regular do sistema para garantir a sua eficiência e verificar a geração de energia.

Passado o período de garantia, é preciso avaliar a necessidade de troca dos painéis. Por isso, fazer a manutenção regular é fundamental para prolongar sua vida útil e garantir seu bom desempenho.

A manutenção deve ser realizada por uma equipe técnica especializada para garantir que o sistema esteja funcionando com eficiência. Dessa forma, é possível assegurar que seu sistema esteja gerando a quantidade de energia necessária para suprir suas necessidades energéticas.

É importante lembrar que a manutenção preventiva é mais econômica do que a manutenção corretiva, pois evita problemas mais graves e custosos no futuro.

Qual o processo desde a contratação até a primeira geração de energia?

Após simular o seu projeto de acordo com as suas necessidades e enviar a fatura de energia, o Santander irá avaliar o local e as condições para instalação do sistema fotovoltaico.

Em seguida, será feita a instalação dos equipamentos, que pode levar de algumas horas até alguns dias, dependendo do tamanho do sistema.

O processo de instalação é rápido e fácil, e a equipe técnica do Santander oferece assistência completa desde a contratação até a primeira geração de energia.

Depois disso, é necessário aguardar a conexão do sistema à rede elétrica local, o que pode levar alguns dias.

O Santander cuidará de tudo para você, incluindo a ligação com a rede de energia. Com a instalação concluída, a geração de energia começa a acontecer assim que o sistema estiver devidamente conectado. Lembrando que, apesar da instalação ser rápida, o processo completo pode levar até 120 dias. O primeiro pagamento é realizado – dada a carência – só depois da primeira geração de energia.

Como é feita a manutenção do meu painel solar?

A manutenção do painel solar é uma etapa fundamental para garantir a eficiência do sistema ao longo do tempo. Para isso, é recomendado realizar a limpeza dos painéis pelo menos uma vez por ano com a ajuda de uma equipe especializada, que possui as ferramentas e produtos adequados para o processo.

Nos dias de chuva, é comum que os próprios módulos solares sejam limpos pela água, porém é importante lembrar que isso não dispensa a necessidade de uma manutenção regular, já que outras sujidades podem se acumular na superfície dos painéis e prejudicar a eficiência da geração de energia.

Dessa forma, é fundamental contar com profissionais qualificados para realizar a manutenção preventiva do sistema, garantindo sua durabilidade e performance ao longo do tempo.

Quais as formas de pagamento do meu sistema fotovoltaico adquirido pelo Santander?

O Santander oferece diversas formas de pagamento para a aquisição do sistema de energia solar. Caso seja correntista Santander, poderá pagar por boleto ou débito em conta corrente. Caso não seja, o pagamento é por meio de boletos.

Economize com energia solar: Faça sua simulação

Com a solução do Santander, você aproveita todos os benefícios da energia solar: economia na conta de luz, valorização do imóvel e contribuição para um futuro sustentável.

Faça agora uma simulação personalizada e descubra como a energia solar pode ser vantajosa para a sua casa ou empresa.

[Simular já]

Publicado por Fábio Mascarin

Formado em Engenharia de Computação, pela Universidade Federal de Itajubá com Mestrado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas , atua como Head de Estratégia da Sim, liderando as equipes de Pricing, Rentabilidade, Analytics, Estratégia Comercial, Parcerias, Transformação e Novos Negocios. Com trajetória de mais de 20 anos em Tecnologia e Mercado Financeira se especializou nos últimos 10 anos em Estratégia Corporativa

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.