| Golpe do Imposto de Renda: saiba como proteger seus dados

Golpe do Imposto de Renda: saiba como proteger seus dados

Alerta de golpe novo na área! 

Você já ouviu falar no Golpe do Imposto de Renda? Nesse tipo de golpe, criminosos enviam e-mails em nome da Receita Federal informando um suposto problema na sua declaração do Imposto de Renda, com objetivo de pegar informações e dados das vítimas. Para você entender melhor como o Golpe do Imposto de Renda funciona e como se proteger, preparamos esse artigo com dicas de proteção e segurança de dados pessoais.

O que é o Golpe do Imposto de Renda?

A Receita Federal vem alertando sobre falsas mensagens que circulam na internet envolvendo a instituição. Trata-se de um novo golpe que envolve as informações e dados dos contribuintes a respeito da Declaração do Imposto de Renda.

O golpe do Imposto de Renda funciona assim: 

1º – Os golpistas especializados em crimes pela internet entram em contato com o contribuinte informando que a declaração do IR enviada por ele está com algum problema, e que ele precisa regularizá-la. 

2º – Na mensagem geralmente enviada por e-mail, sempre existe algum link, arquivo anexo ou instrução para baixar e instalar programas nos computadores que roubam informações cadastrais, fiscais e financeiras das vítimas.

3º – Em seguida, os golpistas pedem o pagamento da suposta multa para regularizar a situação do contribuinte perante a Receita Federal.

Golpe do Imposto de Renda

Como se proteger do Golpe do Imposto de Renda?

A orientação da Receita Federal é que os contribuintes não abram nem respondam essas mensagens. Assim, caso você receba algum e-mail, SMS ou conversa por aplicativo, a Receita orienta que o procedimento correto é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no seu CPF ou Imposto de Renda.

Veja abaixo quais cuidados você precisa tomar para proteger seus dados: 

  • Recebeu um e-mail suspeito? Nunca abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao seu celular/computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  • Não clique em links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou apenas mensagens como “clique aqui”;
  • Recebeu alguma mensagem suspeita? Exclua imediatamente!

Lembre-se: A Receita Federal não envia e-mails ou avisos aos contribuintes. Por isso, fique sempre alerta ao receber qualquer comunicado eletrônico falando sobre notificações ou verificação.

É somente pelo portal e-CAC que o contribuinte pode checar se, de fato, existem pendências no seu CPF, Imposto de Renda ou se existem multas. 

Cadeado com chave, enquanto uma pessoa mexe no computador

Como se proteger de golpes na internet?

Para ficar livre de prejuízos, é preciso ter atenção, veja como identificar, evitar e denunciar golpes praticados na internet:

  1. Nunca clique em links desconhecidos recebidos por e-mail, WhatsApp, SMS ou redes sociais. Na dúvida, entre em contato com a empresa em seus canais oficiais para informar sobre o ocorrido.
  2. Nunca informe seus dados através de uma ligação, SMS ou e-mail.
  3. Proteja suas senhas em local seguro. Não anote, nem guarde em lugares óbvios como carteira, bloco de notas do celular ou computador.
  4. Nunca compartilhe suas senhas, usuários de login ou dados pessoais. Afinal, essas informações são confidenciais e o vazamento delas, podem trazer sérios problemas.
  5. Evite usar redes Wi-Fi públicas, isso porque essas redes facilitam o roubo de dados.
  6. Sempre avise seus familiares, amigos e conhecidos sobre as modalidades de golpes. Especialmente, aqueles que não estão familiarizados com a internet, pois eles são os mais vulneráveis.
  7. Não aceite ajuda de estranhos com aplicativos ou até mesmo dentro das agências bancárias. Em caso de necessidade, procure um funcionário da agência.
  8. Empresa falsa “phishing” é um dos golpes mais antigos da internet e agora é muito utilizado através do WhatsApp.
    Os criminosos se passam por uma empresa em que oferecem promoções como ofertas de pacotes de internet, boletos a serem pagos para algum tipo de serviço “contratado” ou até mesmo te direcionando para um site fake que se parece com a de alguma empresa bem conhecida solicitando seus dados pessoais, por exemplo.
    Ao clicar, os golpistas conseguem roubar informações pessoais, como CPF, senhas ou cartão de crédito, e número de contas bancárias.
  9. Uso de foto de pessoa conhecida: aqui o criminoso utiliza a foto de algum amigo ou familiar seu, podendo ser do próprio WhatsApp ou das redes sociais.

Com o próprio número de telefone ele envia mensagens a você se passando por essa pessoa e informando que trocou de número, que precisa de uma transferência urgente e que irá devolver o dinheiro assim que puder.

Como denunciar golpes?

Para denunciar golpes é fundamental ter o maior número de provas possíveis. Aqui vai uma lista desses primeiros passos:

  • Guarde todos os comprovantes
  • Tire prints de todas as telas que você puder (conversas de WhatsApp, páginas de redes sociais, e-mails etc.)
  • Anote as informações que você recebeu dos criminosos (telefone, e-mail, nome, nome da empresa etc.)

Caso tenha sofrido algum golpe na compra ou em uma transação suspeita, quanto mais rápido agir, maiores são as chances de recuperar o dano. 

Para isso, acione o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) para formalizar sua denúncia. Você pode fazer isso ligando para o telefone 151 ou acessando o canal de reclamações à distância clicando aqui.

No caso de crimes na internet, como o roubo de dados, senhas e invasão de computadores, acione o serviço Disque Denúncia da SSP (Secretaria de Segurança do Estado) pelo número 181 ou pelo site da SSP do seu Estado, por onde você também pode fazer o Boletim de Ocorrência se tiver sido vítima de golpes.

Mantenha a atenção para garantir sua segurança e tranquilidade. 

Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Customer Care & Marketing. Na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Estratégia Digital e Marca e Conteúdo. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

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