Caí no golpe do empréstimo: o que fazer?

Saiba como ter o seu dinheiro de volta.

Se você foi vítima de um golpe de empréstimo na internet e não sabe como agir, unimos aqui algumas maneiras seguras para você tentar reaver o seu dinheiro.

Muitas vezes os criminosos acabam se passando por uma instituição financeira já conhecida e, para isso, usam as redes sociais ou até mesmo o WhatsApp. Eles oferecem uma linha de crédito vantajosa e fazem a vítima efetuar uma transferência bancária referente a taxas e despesas que nem existem e te deixam com o prejuízo. Se você foi vítima desse tipo de golpe, preste atenção nas dicas a seguir.

Entre em contato com o seu banco

A primeira coisa a ser feita é recorrer ao seu banco. Existem chances de cancelar a transferência caso você tenha feito um DOC que será compensado no próximo dia útil. Cheque a opção “Agendamentos” na sua conta bancária online e veja se a transferência ainda está lá. Se sim, você poderá cancelá-la. Se ela não aparecer, entre em contato imediatamente com a sua instituição financeira e peça ajuda.

Registre um Boletim de Ocorrência

É muito importante que você formalize o que aconteceu para que tenha chances de reaver o dinheiro. Com um Boletim de Ocorrência, o caso poderá ser investigado pelas autoridades. Junte tudo o que tiver de provas: além do comprovante do depósito, faça prints da tela do site que ofereceu o empréstimo, da conversa no WhatsApp, em redes sociais ou da troca de e-mails. Com tudo em mãos, vá pessoalmente até uma delegacia. Você também pode procurar a delegacia virtual do estado em que mora para fazer o registro sem sair de casa.

Avise o banco que recebeu o depósito

Entre em contato com o banco informado pelos criminosos, ou seja, o banco que recebeu o depósito. Comunique-os sobre o crime e o Boletim de Ocorrência feito. Em alguns casos, o gerente poderá bloquear a conta temporariamente.

Caso fique comprovado que a conta bancária que recebeu o depósito foi criada com documentos falsos ou adulterados, o banco deverá lhe ressarcir o valor total.

Registre o caso no Procon

Comunique o Procon da sua região sobre o golpe. Isso pode ser feito por telefone ou virtualmente, a depender do estado. É o Procon que poderá notificar e processar a “empresa” golpista, caso ela realmente exista e tenha um endereço físico.

Em caso de “phishing”, denuncie para o Google

“Phishing” é o nome do golpe em que alguém usa a internet para se passar por outra pessoa ou empresa (geralmente bem conhecida, já com credibilidade no mercado). Se esse é o seu caso, denuncie ao próprio Google. Acesse este link do buscador e coloque o link do site falso. Assim, é possível que outras pessoas não caiam no mesmo golpe que você caiu.

Procure a justiça

Se mesmo depois de fazer isso tudo isso, você não conseguir reaver o seu dinheiro, procure a justiça para saber o que pode ser feito no seu caso. Você pode recorrer à Defensoria Pública do seu estado ou buscar um advogado particular.

Você precisa de um empréstimo com segurança? Na Sim, você pode confiar

Somos uma fintech independente, mas fazemos parte do Grupo Santander. É por meio da infraestrutura e experiência do banco que garantimos a segurança de qualquer operação de crédito que você fizer com a gente. Se você está precisando de dinheiro, faça sua análise com a gente e em menos de dois minutos,iremos te apresentar ofertas personalizadas para o seu perfil. A Sim tem as melhores taxas do mercado e, com a gente, você pode melhorar ainda mais as condições do seu empréstimo optando pelo empréstimo com garantia.  Não custa tentar e é muito rápido.

Faça uma simulação!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin

Publicado por Helmy Nagashima

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas com especialização em Economia. Tem uma trajetória de mais de 15 anos de experiência na indústria financeira atuando em diversas posições como Produto, Crédito, Riscos de Crédito e em People Analytics. Assumiu em 2020 a liderança da área de Credit e Analytics da Sim.