Energia solar: a solução econômica e sustentável para sua casa

TV, ventilador, ar-condicionado, geladeira, chuveiro, videogame, micro-ondas, cooktop… A lista dos aparelhos que precisam de energia elétrica para funcionar é extensa, né? 

Especialmente no verão, é muito comum ter surpresas na hora de pagar a conta de luz, mesmo sem nenhuma mudança significativa na rotina. Não é à toa que cada vez mais brasileiros têm optado por uma fonte de energia mais econômica e ecofriendly, ou seja, sustentável: a solar. 

Se você nunca ouviu falar do assunto, a Sim preparou esse conteúdo especialmente para você! Veja como a energia solar fotovoltaica vai reduzir a sua conta de luz e acompanhe até o final para saber mais dicas.

 

Quanto tenho de economia na conta de luz usando energia solar?

Primeiro, é preciso entender que o sistema de energia solar fotovoltaico é um investimento a longo prazo. Ou seja, a princípio, as placas solares são mais caras do que o modelo tradicional de eletricidade. Entretanto, o financiamento dos painéis tem data para acabar, enquanto a conta de luz convencional é um custo para a vida inteira. Além de ser 12x mais cara.

Veja no exemplo abaixo o quanto uma pessoa que gasta R$ 750 por mês na conta de luz pode poupar usando fotovoltaico:

Sistema fotovoltaico: limpo, renovável e sustentável!

Tanto a luz quanto os raios solares podem ser transformados em energia ou combustível. Isso pode acontecer de diferentes formas, como: 

  1. Aquecimento solar;
  2. Energia heliotérmica;
  3. Fotossíntese artificial;
  4. Aquecimento solar;
  5. Energia solar fotovoltaica.

No sistema fotovoltaico, para gerar energia elétrica, é necessário a irradiação dos raios solares. A tecnologia se dá, basicamente, pela exposição de um material semicondutor, como o silício, à luz. Esse fenômeno físico é chamado de efeito fotovoltaico, daí o nome das placas.

 

Como as placas fotovoltaicas funcionam na prática?

As placas fotovoltaicas captam a luz do sol e produzem energia, que é conduzida até o inversor solar – uma peça que transforma a energia fotovoltaica apropriada para a rede elétrica do seu imóvel. A lógica é a seguinte:

Veja como posicionar corretamente seus painéis:

É um cálculo simples: quanto maior a incidência de raios solares nos painéis, maior a geração de energia. Por isso, o ideal é que a luz do sol atinja diretamente o núcleo das placas fotovoltaicas para que a conversão seja eficiente.

Ou seja, para que haja liberação continua, sem interrupções, de corrente elétrica, a dica é posicionar seus painéis fotovoltaicos em áreas que tenham pouca ou nenhuma projeção de sombra.

Para garantir, você pode contar com empresas especializadas como a Holu, que oferece suporte em visita técnica. Assim, será possível garantir que as placas fotovoltaicas sejam instaladas onde ocorre maior incidência solar. Além de visita técnica, é possível contar com a experiência dos profissionais da Holu com suporte do orçamento até o monitoramento, garantindo o melhor custo-benefício e qualidade.

 

Nublou? Calma que ainda tem energia!

Mesmo em dias que o sol resolve não aparecer, ou até mesmo quando há chuva, a energia solar ainda é produzida. Até porque, para isso, é utilizada a luz do sol, que incide ao longo do dia independente das variações climáticas. Claro que dias ensolarados intensificam a produção de energia.

 

On grid X Off Grid: dois tipos de conexão

Há 2 maneiras que o sistema fotovoltaico funciona: On Grid e Off Grid. A primeira opção é integrada à rede pública de energia elétrica e, por isso, é ideal para residências e empresas.

Já o Off Grid opera de forma autônoma, sem depender da rede pública de eletricidade. Por isso é tão usado em áreas rurais e locais de difícil acesso. Veja abaixo a diferenças desses dois modelos na prática:

4 pontos importantes na hora de instalar um sistema fotovoltaico

1 – Irradiação Solar

Na hora de fazer as instalações das placas fotovoltaicas, é muito importante fazer um mapeamento do seu imóvel e localizar a parte com maior média anual de radiação solar. Vale ressaltar que a posição geográfica e o clima de uma determinada região impactam diretamente na disponibilidade de sol durante o ano.

 

2 – Temperatura

O desempenho do painel solar tem relação direta com as variações de calor das placas. As células fotovoltaicas, presentes nos painéis, não têm a mesma temperatura do ambiente, uma vez que sofrem um aumento quando expostas ao sol. Portanto, essa mudança de calor interfere no rendimento que o sistema irá apresentar durante toda a sua vida útil.

 

3 – Inclinação

Para favorecer a produção de energia, os painéis solares devem ser posicionados com precisão. Os raios devem atingir a superfície da placa e formar um ângulo de 90°, ou seja, de forma perpendicular. A dica é: incline seu sistema fotovoltaico na mesma angulação da latitude do terreno. Além disso, posicione a face das placas para o norte e aproveite ao máximo a exposição do sol ao longo do dia.

 

4 – Sombreamento 

Para otimizar o funcionamento dos painéis solares, evite sombras perto do local de instalação. Geralmente, o sombreamento é causado por árvores, prédios e postes. Por isso, conte com profissionais capacitados para te auxiliar na execução do seu projeto arquitetônico com funcionalidade.

 

Alternativa acessível: veja as linhas de financiamento de placas solares

O financiamento é uma alternativa acessível para quem não tem o valor à vista na hora de realizar a implementação do sistema fotovoltaico. Para democratizar esse acesso, o Energia+ e o Santander oferecem linhas de crédito nas quais as parcelas do financiamento ficam abaixo ou igual ao valor da conta de luz que você costuma pagar. Tudo para ficar dentro do seu orçamento e não comprometer a renda da sua família. É simples, pessoal e justo! O compromisso é com você e com o meio ambiente.

 

Qualquer pessoa tem acesso às linhas de crédito do Energia+ Santander?

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas, maiores de idade, podem comprar e instalar os painéis fotovoltaicos por meio do programa. É necessário apenas uma breve análise para saber se há alguma restrição no nome e se a renda é compatível com o crédito solicitado.

 

6 motivos para aderir ao Energia+ Santander:

  1. Taxas competitivas;
  2. Até 120 dias para pagar a 1ª parcela;
  3. Especialistas renomados para realizar o seu projeto;
  4. Conte com as melhores placas do mercado;
  5. Pagamento por boleto ou débito em conta-corrente, basta ser correntista Santander;
  6. O pagamento é facilitado por boletos para quem não é correntista.

Simular já

Publicado por Fábio Mascarin

Formado em Engenharia de Computação, pela Universidade Federal de Itajubá com Mestrado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas , atua como Head de Estratégia da Sim, liderando as equipes de Pricing, Rentabilidade, Analytics, Estratégia Comercial, Parcerias, Transformação e Novos Negocios. Com trajetória de mais de 20 anos em Tecnologia e Mercado Financeira se especializou nos últimos 10 anos em Estratégia Corporativa

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.