Como escolher a melhor opção?
Se você é Microempreendedor Individual (MEI) e está em busca de um empréstimo, já deve ter se perguntado o que é ideal: recorrer a um empréstimo pessoal ou a um empréstimo exclusivo para quem é MEI? Para tomar essa decisão é preciso entender que existem prós e contras em ambas as opções. Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor a diferença entre esses dois empréstimos para que você possa fazer a escolha certa.
Empréstimo para MEI é mais burocrático?
Se você recorrer a um empréstimo para MEI, terá um bom leque de opções na hora de fazer a sua escolha, como bancos privados e públicos, financeiras e fintechs. Mas todo esse processo acaba sendo um pouco mais burocrático e trabalhoso – e isso pode atrapalhar o empreendedor que precisa de dinheiro rápido.
O valor oferecido para microempreendedores costuma ser mais alto do que nos empréstimos pessoais, mas existem algumas exigências. A instituição financeira irá analisar as informações da sua empresa e sua movimentação financeira para definir as condições de crédito.
Em alguns casos, é preciso detalhar como o valor solicitado será utilizado na empresa, seja para quitar dívidas, melhorar a infraestrutura, comprar insumos, etc. E, além de justificar os motivos pode ser necessário estipular quais os retornos previstos para os seus negócios.
Outro ponto importante a ser considerado, é a aprovação de crédito: Você não pode ter seu CPF nem seu CNPJ negativados. Quando você recorre a um pedido de empréstimo pessoal, ter o “nome limpo” não é obrigatoriedade. Ou seja, para quem está endividado, isso pode fazer toda a diferença.
Ao buscar um empréstimo em bancos públicos, o microempreendedor precisa ainda realizar um curso online obrigatório do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) sobre finanças e negócios.
Ao ter o seu pedido de empréstimo para MEI aprovado, o montante liberado deve ser utilizado exclusivamente na empresa. Ou seja, não há a possibilidade de separar parte do dinheiro para demandas pessoais.
Nessa modalidade, o contraponto positivo é que além de você conseguir um valor mais alto, é possível também obter um prazo de pagamento melhor.
E qual seria a vantagem de escolher um empréstimo pessoal?
Ao fazer um empréstimo pessoal, a liberação do dinheiro pode ser bem mais rápida. Além de ser menos burocrático, ele pode oferecer juros tão atrativos quanto o do empréstimo para MEI. Você pode também optar pela modalidade com garantia, alienando um bem material, como carro para conseguir taxas mais atrativas e melhores prazos de pagamento.
Uma das vantagens é poder gerenciar o valor obtido entre suas contas pessoais e da empresa, diferente do empréstimo para MEI, que só pode ser utilizado para os negócios.
Como saber se estou fazendo a melhor escolha?
Uma maneira de saber se você está fazendo um bom negócio na hora de realizar um empréstimo é calcular o CET (Custo Efetivo Total). Por isso, faça uma simulação de empréstimo para MEI e outra de empréstimo pessoal. Veja o que é mais vantajoso e o que realmente cabe no seu bolso.
Não deixe de tomar muito cuidado com os golpes por aí. Leia o nosso Guia rápido para não cair no golpe do empréstimo antes de fechar qualquer negócio.
Precisa fazer um empréstimo? Faça uma simulação com a Sim em 3 passos
1 – Acesse o site da Sim. Informe seu CPF e faça sua avaliação em até 2 minutos;
2 – Escolha entre as ofertas disponíveis e veja qual opção cabe no seu bolso e envie sua proposta para análise dos nossos especialistas.
3 – Depois de aprovado, o dinheiro cai na sua conta em até 3 dias úteis!