Você sabe a diferença de taxa nominal e CET (custo efetivo total)?

Para entender melhor como os empréstimos funcionam, você precisa compreender o que é taxa nominal: ela é a taxa declarada em operações financeiras.

Já o custo efetivo total (CET) é o % que será pago no total levando em conta além dos juros, impostos como o IOF por exemplo.

Entender o que é taxa nominal irá te ajudar a ter noção dos juros totais a pagar no seu empréstimo e comparar as condições disponíveis.

O que é taxa nominal e como ela funciona?

A taxa nominal é um indicativo do quanto você pagará em um empréstimo ou financiamento – é geralmente o principal valor a ser pago como juros para o banco, financeira ou empresa no qual você está solicitando o empréstimo. Por exemplo, é quando você encontra uma oferta dizendo que você pagará “taxa de 4% ao mês”.

Taxa nominal x custo efetivo total (CET)

Agora que você entende melhor o que é taxa nominal, está se perguntando o que significa aquela outra taxa tão falada, o custo efetivo total (CET)? Vamos te explicar!

Na taxa de juros nominal não estão inclusos outros custos como tributação, por exemplo. Existem impostos envolvidos na operação, como o IOF, que precisam ser considerados para entender exatamente quanto será pago no total por você.

Ou seja, a taxa nominal realmente te dá uma noção do quanto você pagará pelo empréstimo – principalmente para comparar as condições disponíveis e escolher a melhor pra você – mas esse não pode ser considerado o valor total do empréstimo, pois ele costuma ser maior.

Para saber exatamente o quanto você vai pagar, considerando que não atrase as parcelas, você deve levar em conta o Custo Efetivo Total, conhecido pela sigla CET, que também é chamado de taxa efetiva.

Onde essas taxas são aplicadas?

Agora que explicamos o que é taxa nominal e taxa efetiva, vamos te contar onde elas podem ser aplicadas. Acompanhe!

Fique atento! Essas taxas estão embutidas nas parcelas e não devem ser pagas separadamente.

Se uma financeira te informou que você deve pagar qualquer taxa antecipadamente ou fora das parcelas que contratou, não tenha dúvidas, é um golpe! Recomendamos que você encerre todas as comunicações com essa empresa e faça uma denúncia.

Tipos de empréstimo em que as taxas e CET se aplicam

A taxa nominal está presente em todas as operações financeiras do país. Seja em empréstimos com ou sem garantia ou no parcelamento de um boleto.

Agora que você entendeu o que é taxa nominal e CET, vamos falar um pouco sobre os tipos de empréstimos. Confira!

Empréstimo sem garantia

Esse talvez seja o modelo mais conhecido do crédito pessoal. No empréstimo pessoal sem garantia, você não precisa possuir nem alienar um bem para garantir à instituição financeira que as parcelas serão pagas.

Ou seja, com base nas informações compartilhadas por você, seu histórico de pagamento e score de mercado, a empresa assume um possível risco de inadimplência e aprova a liberação de um empréstimo. Essas pontuações também ajudam a determinar os valores e taxas que a empresa está disposta a operar.

Ou seja, quanto maior for o seu histórico positivo de pagamento, melhores são as condições disponíveis. Compare e não esqueça de consultar a Sim!

Empréstimo com garantia de veículo (carro)

O empréstimo com garantia de veículo pode diminuir a taxa de juros e te dar um prazo maior para pagar o empréstimo.

Os benefícios oferecidos por essa modalidade são vários! Na Sim, todo o processo de avaliação do veículo é digital e muito simples. Oferecendo seu carro como garantia, você pode solicitar até R$ 150.000 de empréstimo com a melhor taxa do mercado.

Além disso, você tem ainda mais chance de aprovação!

Conheça a Sim!

Te contamos o que é taxa nominal e como ela se relaciona com os empréstimo. Que tal conhecer nossos serviços e as condições que podemos te oferecer? Confira!

A Sim é uma plataforma de empréstimos 100% online, que soluciona rapidamente seus problemas.

Quer coisa melhor do que não precisar sair de casa para simular ofertas de empréstimo? Você não vai precisar sair da rotina para entregar documentos, já que tudo pode ser feito enquanto você está sentado no sofá!

Para garantir a sua segurança, lembramos que a Sim  pertence ao grupo Santander, um dos maiores bancos do país. Ou seja, você tem um serviço especial, moderno e alinhado com os seus valores, além de confiabilidade e profissionalismo.

Para fazer uma simulação do seu empréstimo, basta acessar a página oficial da Sim ou baixar o app, e fazer seu cadastro para receber uma oferta em até 2 minutos. Simples, não é mesmo?

Gostou da nossa oferta, mas tem urgência em receber uma resposta da avaliação? Te informamos o resultado da análise em até 3 dias úteis.

Está esperando o quê? Acesse agora a plataforma da Sim e entenda como funciona o nosso serviço!

Publicado por Helmy Nagashima

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas com especialização em Economia. Tem uma trajetória de mais de 15 anos de experiência na indústria financeira atuando em diversas posições como Produto, Crédito, Riscos de Crédito e em People Analytics. Assumiu em 2020 a liderança da área de Credit e Analytics da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.