Depósito antecipado para empréstimo: evite esse golpe

Se você está pesquisando sobre o depósito antecipado para empréstimo porque recebeu uma oferta, já vamos deixar claro: não contrate!

É claro que situações emergenciais podem nos levar a fazer algo sem pensar. Por isso, muitas das nossas piores decisões acontecem exatamente quando estamos mais fragilizados. 

Se a cobrança de depósito antecipado para empréstimo aconteceu com alguém próximo ou com você mesmo, é bom ficar atento às informações, pois você corre risco de sofrer um golpe.

Apesar da melhora considerável na educação financeira nos últimos anos, ainda somos muito imaturos em nossa relação com o dinheiro. O que nos faz acreditar em coisas absurdas e promessas milagrosas, como a do depósito antecipado para empréstimo.

Fique conosco e entenda como esse golpe funciona, o que fazer para evitá-lo e qual a melhor alternativa para conseguir crédito pessoal seguro.

Depósito antecipado para empréstimo é golpe?

Sim! Também conhecido como taxa de liberação de crédito, o depósito antecipado para empréstimo não é apenas uma estratégia ou tentativa de lucrar em cima do desespero de alguém: é crime.

Nenhuma instituição financeira séria e certificada pelo Banco Central cobra taxas para liberar o seu empréstimo. Se a empresa que você estiver contratando solicitá-lo, significa que estão tentando te aplicar um golpe, levando o seu dinheiro sem nunca liberar o empréstimo. É uma  propaganda enganosa ou abusiva!

Também há casos em que a própria empresa (banco, financeira ou fintech) pode estar sofrendo um golpe. Muitos fraudadores criam perfis e se fazem passar por agentes de empresas reconhecidas no mercado para aplicar esse golpe, prejudicando não só o cliente, como a reputação da empresa também. Dica: procure os canais oficiais da empresa e se informe!

Depósito antecipado para empréstimo não reduziria a taxa de juros?

Uma das justificativas mais comuns usadas por golpistas é que o depósito antecipado para empréstimo ajuda a reduzir a taxa de juros das parcelas. Embora pareça fazer sentido, você já sabe que essa prática não existe.

A única forma de remuneração dos bancos e instituições financeiras pela operação de crédito são a taxa de juros nas parcelas e tarifa de cadastro (não são todas que cobram). Qualquer outro tipo de remuneração é ilegal.

Além disso, o Banco Central obriga as instituições financeiras a divulgar todas as taxas cobradas. Ao contratar crédito pessoal, esses valores devem estar especificados no Custo Efetivo Total da operação, também conhecido pela sigla CET.

O que é Custo Efetivo Total (CET)?

É o valor final que você vai pagar ao quitar as parcelas. O CET é a soma do valor do empréstimo que está sendo devolvido, das taxas de juros e dos impostos como o IOF.

Nele também fica discriminado o valor percentual ao ano (% a.a.) do montante que você recebeu. É importante ficar atento ao CET, até mais do que às taxas de juros.

E fica o aviso: se no CET de uma instituição aparecer algum tipo de taxa de depósito para empréstimo, cancele a contratação imediatamente.

Negativados devem pagar depósito antecipado para empréstimo?

Um dos argumentos mais frequentes de quem aplica o golpe é que essa é uma condição especial para quem está negativado. O depósito é vendido como uma garantia do empréstimo.

Mais uma vez, esse é um argumento que até pode parecer fazer sentido, mas também é falso. Seu único propósito é enganar pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Existe crédito legalizado para pessoas com o nome negativado, mas o depósito antecipado para empréstimo não é cobrado em nenhum deles. Não caia nesse argumento!

O que fazer para evitar o golpe do empréstimo? Veja essas 5 dicas!

Confira dicas essenciais para evitar cair no golpe do depósito antecipado para empréstimo.

Mostramos acima alguns dos argumentos mais comuns usados pelos golpistas para que as pessoas paguem um depósito antecipado para empréstimo. Mas como evitar cair nesse golpe antes de ele acontecer? Nós te contamos:

1. Não disponibilize informações pessoais e bancárias

Você já entendeu que uma empresa que solicita depósito antecipado para empréstimo está aplicando um golpe, e esse pode não ser o único que ela tenta aplicar.

Por isso, sempre evite disponibilizar informações pessoais e bancárias em um primeiro contato, especialmente quando falamos no CPF, número de cartão de crédito ou até mesmo seu número de celular.

2. Verifique a veracidade das informações em páginas online

Um site, blog ou canal do YouTube te convenceram de que solicitar crédito pagando um depósito pode ser uma boa ideia? Duvide das informações disponíveis e cheque se o que está sendo dito no conteúdo é verdade.

Uma rápida análise provavelmente vai te mostrar que as informações deste produto são falsas.

3. Analise a confiabilidade da instituição

Utilizando os dois primeiros métodos acima você já identifica 90% das instituições fraudulentas. Mas isso não significa que eles devem ser seus únicos filtros.

Mesmo que as informações pareçam verídicas e que a empresa tenha um atendimento atencioso – lembrando que muitos golpistas não pedem o depósito antecipado para empréstimo logo de cara -, é importante pesquisar sobre a própria instituição.

As instituições financeiras autorizadas a operar no país estão listadas no site do Banco Central. Caso a empresa com a qual você esteja conversando não apareça na listagem, encerre as comunicações imediatamente e não passe mais nenhuma informação pessoal ou bancária.

4. Não caia em propostas milagrosas

Muitos ditados populares são clichês repetidos por gerações porque são certeiros. Nesse caso, o ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia” cabe perfeitamente!

Recebeu uma proposta maravilhosa com taxa de juros baixíssima e um extenso prazo para pagar? Desconfie e busque mais informações sobre a instituição, usando as dicas que demos acima.

Se você já começou a se comunicar com a empresa que liberou essa oferta aparentemente imperdível, não duvide que logo mais irão pedir um depósito antecipado para empréstimo.

5. Não pegue empréstimo com uma pessoa física

Se uma pessoa física te ofereceu empréstimo, existem aqui duas possibilidades: a primeira é você estar pegando dinheiro emprestado com um amigo ou parente, situação na qual as taxas de juros e prazos para pagamento podem ser mais flexíveis.

A segunda possibilidade é estar pegando dinheiro com um agiota: recomendamos fortemente que você não faça isso. Além das taxas de juros abusivas, deixar de pagar ao criminoso pode colocar sua integridade física ou a de seus familiares em risco. Além disso, não custa reforçar que agiotagem é CRIME. 

Devo evitar empréstimo online por causa desse golpe?

Não! Como explicamos no artigo sobre golpes de empréstimos, práticas irregulares são cometidas tanto no ambiente digital, quanto físico. Muitas empresas oferecem empréstimo de maneira digital pela comodidade e facilidade para os clientes, e você não deve abrir mão dessa vantagem, apenas ficar atento! Empresas legítimas oferecem crédito pessoal, seja online ou física, sem exigir o depósito antecipado para empréstimo.

O importante é seguir as dicas que demos acima e apenas continuar a comunicação com a empresa se ela respeitar os critérios que mostramos. Ou seja: pesquise a financeira que encontrou da mesma maneira que faria em um banco presencialmente.

Quais são as vantagens de contratar empréstimo online?

Se você já faz algumas operações financeiras, como o pagamento de contas ou a contratação de serviços de assinatura, sabe que fazer as coisas online é bem mais prático do que pessoalmente. 

Para entender melhor como a contratação de um empréstimo online pode ser a opção ideal para você, separamos algumas das principais vantagens logo abaixo!

1. Menos burocracia

Mesmo que existam critérios a cumprir na hora de contratar crédito pessoal, normalmente o processo online é menos burocrático. Além disso, você evita as famosas filas de espera.

Outro ponto positivo é que, pela internet, você já pode consultar e separar os documentos que precisa. Quantas vezes você já foi a um banco ou órgão público para fazer uma coisa, mas teve de voltar para casa porque faltou algum documento que não estava claro ser necessário? 

Online, você tem economia de tempo e possibilidade de pesquisar mais e garantir a condição mais vantajosa do mercado.

2. Não precisa sair de casa

Nada de se arrumar para ir pedir empréstimo no banco. Você pode contratar crédito pessoal pela internet, tudo no conforto da sua casa.

As operações financeiras pela internet podem ser feitas a partir do seu computador ou celular. 

3. Oferta e análise mais rápida

Por conta de um sistema automatizado, é muito mais fácil consultar ofertas e simulações quando você tenta um empréstimo online.

Aqui na Sim, você leva 2 minutos para receber as ofertas disponíveis e elas são totalmente customizadas para sua saúde financeira.

Além disso, as análises costumam ser mais ágeis. Na Sim, nossa equipe leva até 3 dias úteis para fazer sua análise de crédito e dar a resposta sobre a contratação do seu empréstimo.

Ideal para quem precisa de um crédito pessoal urgente. 

A melhor plataforma para crédito online? Sim!

Na Sim, nunca cobramos depósito antecipado para empréstimo! Conheça um pouco mais sobre a nossa plataforma.

A Sim é uma plataforma aberta de crédito pessoal do grupo Santander, que veio para facilitar e agilizar todo o processo, oferecendo empréstimo para todo o mercado, clientes e não clientes do Banco Santander. 

Por meio do nosso serviço, você pode pedir empréstimo pessoal sem garantia, com garantia de carro ou com garantia de moto

Todo o processo é feito pela internet, inclusive o envio da documentação. Basta tirar foto dos documentos e comprovar a sua identidade enviando uma selfie. Simples, não é?

Quer saber mais como fazer? Veja o passo o passo

Como você viu na dica acima, após enviar sua proposta de empréstimo, não leva mais que 3 dias úteis para receber nosso retorno sobre a análise de crédito e, em caso positivo, cair o dinheiro em sua conta. Ou seja, temos crédito rápido e fácil!

Está precisando de crédito e quase caiu no depósito antecipado para empréstimo? Aqui você não corre esse risco!

Publicado por Vinicius Aloe

Formado em Administração de Empresas pela FEA-USP com foco em Business Strategy pela Università Commercialle Luigi Bocconi e Master em Gestão de Riscos pelo INSPER. Após 15 anos de experiência em diferentes posições na indústria financeira, entre elas Riscos, Pricing, Varejo e Analytics, em 2019 aceitou o desafio de construir uma empresa do zero e co-fundou a Sim, Empréstimo Simples, na qual é atualmente CEO.

Esse produto é perfeito para você

Empréstimo pessoal

com garantia de moto

  • Até 60% do valor da moto ou R$ 25.000
  • Só a Sim tem!

Empréstimo pessoal

com garantia de carro

  • Até R$ 50.000 ou 85% do valor do carro
  • 90% de chances de aprovação