Pagar o mínimo, parcelar ou atrasar a fatura do cartão?

O cartão de crédito vem mudando a forma como lidamos com nossas finanças.

De um lado, o cartão oferece vantagens e benefícios para quem o utiliza, além de ser uma forma prática e segura de fazer e parcelar compras. 

Por outro lado, essa mesma facilidade, pode trazer dificuldades nas finanças, caso você perca o controle na hora de comprar.

A prova disso, é que o cartão de crédito é o tipo de dívida mais comum entre os brasileiros, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (CNC).

Você já perdeu o controle nas compras e ficou sem dinheiro para pagar o valor total da fatura? Sea resposta for sim, neste artigo a gente te mostra quais as melhores soluções na hora do aperto com o cartão. Será que pagar o mínimo, parcelar o valor ou atrasar o pagamento da fatura é a melhor solução?

 

Afinal, o que é o cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma forma de empréstimo com prazo de pagamento de até 40 dias. Você pode conseguir um cartão no seu banco ou em instituições financeiras que oferecem esse produto.

Quando você pede o cartão, tem um limite de crédito para fazer e parcelar suas compras.   Esse limite do cartão pode ser definido com base na sua renda ou outras informações que a instituição tem sobre você. O que eu pago para ter um cartão de crédito?

 

  • Anuidade: é uma taxa administrativa anual para o uso do cartão de crédito. Normalmente ela é cobrada mensalmente, direto na fatura. Mas, existem no mercado cartões que não cobram anuidade
  • Pagamento de boletos: quando você usa o cartão de crédito para pagar um boleto bancário, como contas de água, telefone, energia, gás, internet etc., há cobrança de taxa adicional. Procure se informar sobre as tarifas cobradas pela instituição que você tem cartão.
  • Avaliação emergencial de crédito: imagine a seguinte situação – você está no caixa de uma loja para pagar sua compra e descobre que o seu cartão não tem limite; você solicita um aumento ali na hora para finalizar a compra. A solicitação emergencial de limite de crédito  é cobrada.
  • Saque: caso você utilize o cartão de crédito para sacar dinheiro no Brasil ou exterior, paga taxa.
  • Segunda via do cartão: pode existir cobrança na emissão de um novo cartão em caso de perda, roubo ou furto. Não são todas as instituições que cobram.

O que é a fatura do cartão? 

A fatura do cartão de crédito tem todas as compras que você fez usando o cartão durante o mês – desde o fechamento da fatura anterior até a data de fechamento da fatura atual. Assim, todas as compras e transações que você fez durante esse período estarão lá. Seja utilizando o cartão físico ou o virtual.

 

Como funciona a fatura do cartão?

Após o fechamento da fatura – momento em que a operadora do cartão encerra os gastos que entram naquela fatura específica – você deve pagá-la até a data do vencimento, para ter seu limite do cartão restabelecido. Caso você atrase o pagamento, são cobrados juros rotativos ou seja, é aplicado um percentual sobre o valor que foi “emprestado” para você durante as compras no cartão. As taxas do cartão atingem até 14% ao mês.

Além disso, se você não pagar a fatura do cartão, corre o risco de ter seu nome negativado – conhecido como o famoso nome sujo.

 

O que acontece se atrasar a fatura do cartão de crédito?

Quando você atrasa o pagamento da fatura do seu cartão de crédito, além de entrar automaticamente no rotativo do cartão – tipo de crédito oferecido ao cliente quando ele não faz o pagamento total da fatura até o vencimento – você também pagará juros. Mas existem opções de pagamento do mínimo da fatura ou parcelamento em caso de não ter todo o dinheiro para pagar a fatura completa.

Essas são opções para quem está com a grana curta, mas não quer se endividar por causa do cartão.

 

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito

Se você está sem grana para pagar o valor total da sua fatura, é possível fazer o pagamento mínimo, que é o menor valor que você pode pagar da fatura e não ficar em atraso com o banco. O mínimo da fatura é composto por valores definidos pelo seu banco, geralmente corresponde a 15% do valor total da fatura. Assim, se sua fatura é R$ 1.000, o pagamento mínimo será de R$ 150. 

Mas, atenção! O restante da fatura será cobrado com juros na fatura seguinte, em uma espécie de “financiamento automático”. Por essa razão, o pagamento mínimo da fatura só é recomendado quando você tiver certeza de que será possível pagar o valor total no mês seguinte, considerando que terá um desembolso maior, por conta dos juros.

 

Como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito

Essa é uma boa opção para quem está com a grana curta e não tem o valor mínimo da fatura disponível. Além de ter juros menores, o parcelamento da fatura do cartão permite que a quantia em aberto possa ser paga em um prazo maior. 

É preciso pedir o parcelamento ao banco operador do seu cartão, antes que a fatura vença, para evitar os juros por atraso. 

Ao parcelar sua fatura, você consegue organizar o pagamento do saldo do cartão, mas o seu limite total ficará bloqueado e só é liberado aos poucos, conforme as parcelas são pagas.

O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão?

O melhor mesmo é você conseguir pagar o valor total da sua fatura, já que as duas opções podem ser armadilhas do endividamento se você não conseguir se organizar. Mas, se por algum motivo você não conseguir quitar as despesas do cartão, uma terceira alternativa é pedir um empréstimo pessoal, com taxa de juros mais baixas e prazo mais longo de pagamento. 

Outro caminho é ter um controle de gastos mais severo para que esse aperto não aconteça no fim de cada mês. Faça um planejamento financeiro e comece a usar o cartão com mais consciência. Veja algumas dicas para quitar as dívidas no cartão de crédito:

 

  1. Calcule o valor total da dívida do cartão
  2. Negocie a dívida do cartão de crédito
  3. Contrate um empréstimo para pagar o cartão
  4. Reduza os gastos com cartão
  5. Não pague somente o mínimo
  6. Diminua o limite do cartão

Siga essas dicas à risca e diga adeus para as faturas altas demais para o seu bolso!

 

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Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

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