Afinal, o que é educação financeira e por que tanto se fala nela?

Se você já se perguntou o que é educação financeira, está no lugar certo! 

A educação financeira envolve um conjunto de informações e conhecimentos que auxiliam uma pessoa a evitar transtornos financeiros, como endividamento e mau uso do salário, exageros no cartão de crédito, erros de investimentos e muito mais.

Para se ter ideia da importância deste assunto, veja alguns dados preocupantes sobre o Brasil:

Cenários como esse poderiam ser diferentes se a educação financeira fosse ensinada com mais frequência para crianças e jovens -e também para adultos.

Se você quer economizar, se quer aprender a ter mais responsabilidade com seus gastos e quer cuidar melhor do seu dinheiro, que tal entender um pouco melhor o que é educação financeira e como ela pode te ajudar a reduzir gastos e a auxiliar no melhor uso da sua renda mensal?

O que é educação financeira?

Refletir sobre o que é educação financeira é algo bem simples. Pense no seu tempo de escola e nas matérias que você aprendeu durante todo aquele período. 

Ao longo dos anos, uma base de conhecimentos foi construída e, nos dias de hoje, você provavelmente ainda consegue utilizar muito do que aprendeu naquele momento, não é mesmo?

Transmitir conteúdos que auxiliam as pessoas a utilizar seus ganhos (como salários, rendimentos de aplicações, valores recebidos de aluguel etc.) de forma a evitar problemas graves no universo adulto fazem parte do que é educação financeira.

Alguns desses problemas que podem ser evitados:

  1. inadimplência (que é o ato de ficar em dívida com empresas, lojas e prestadores de serviços, bancos, etc);
  2. má aplicação do seu dinheiro;
  3. uso descontrolado ou não muito inteligente dos seus rendimentos mensais.

Nos termos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de educação financeira é algo como o “processo que auxilia na compreensão das pessoas sobre produtos e serviços financeiros para que elas possam tomar as melhores decisões sobre o que fazer com seu dinheiro”.

Pode parecer algo fácil de fazer, afinal, todo mundo sabe o quanto ganha e o quanto gasta, certo? Mas, na verdade, as coisas não são bem assim. 

Mais dados e exemplos

Cerca de 45% dos brasileiros não têm controle sobre as próprias finanças! Isso é algo extremamente perigoso para a pessoa, além de ser para a economia do país também. Com isso, as pessoas perdem a oportunidade de economizar, reduzir seu endividamento e fazer com que seu dinheiro renda mais. 

Quer um exemplo? Vamos pensar em alguém que parcelou sua fatura do cartão de crédito e está pagando os famosos juros rotativos. Essa taxa de juros é uma das mais altas do mercado, ou seja, a cada mês, a dívida cresce um pouco, mas num ritmo muito maior do que com os juros pagos, como por exemplo, em um empréstimo pessoal

Assim, é muito mais inteligente e vantajoso (e aqui já podemos identificar um pouco do que é educação financeira), realizar um empréstimo para pagar essa dívida do cartão, trocando assim uma dívida cara por uma mais barata, que consome menos da sua renda mensal.

Mais do que ensinar esse tipo de estratégia para o pagamento das dívidas, a educação financeira tem como objetivo fazer com que seja possível para uma pessoa entender como funciona o mundo das finanças

A ideia é apresentar as melhores soluções para utilizar seu dinheiro tendo em vista sua realidade social, seus gastos mensais, os gastos no futuro e até mesmo as melhores opções para fazer uma reserva ao longo do tempo. 

Como aprofundar meus conhecimentos sobre educação financeira?

Entendendo o que é educação financeira, você pode estudar mais sobre o tema através de algumas leituras e cursos. Confira nossas dicas!

Agora que você já sabe o que é educação financeira e os temas dos quais ela trata, é hora de buscar informações e conteúdos para ter uma base para melhorar sua relação com as finanças.

Existem diversas formas de começar a aprender os principais temas da educação financeira. 

Se você é do tipo tradicional, pode encontrar bons livros sobre o tema. Veja abaixo algumas sugestões de leitura: 

  1. A mente acima do dinheiro (Brad e Ted Klontz);
  2. Seu futuro financeiro (Louis Frankenberg);
  3. Saiba mais para gastar menos: aprenda a desenvolver sua inteligência financeira (Elaine Toledo);
  4. Como ganhar mais com o seu dinheiro (Mauro Halfeld);
  5. Quem pensa enriquece (Napoleon Hill).

Esses são alguns dos livros para quem quer começar a entender mais sobre o tema, mas a verdade é que existem muitos outros que transmitem ensinamentos valiosos do que é educação financeira e apresentam dicas de como gerenciar seu dinheiro. Basta pesquisar e começar a ampliar seus conhecimentos. 

Outras opções

Além dos livros, é possível encontrar cursos e tutores de educação financeira, profissionais que fazem uma consultoria pessoal e auxiliam os clientes a encontrar as melhores soluções para o cenário em que vivem. 

Para as pessoas mais antenadas às tecnologias, existem outras soluções além dos livros (a leitura deles é muito recomendada, mesmo que seja em forma de livro digital!), como vídeos e sites especializados no tema.

Aqui no blog da Sim, por exemplo, você encontra muitos conteúdos sobre gestão de finanças pessoais e assuntos relacionados à educação financeira! 

Dicas rápidas de educação financeira

Você já está convencido de que estamos lidando com um tema muito importante para o seu futuro (e para o presente também)?  Então, nada melhor do que adiantar algumas dicas valiosas sobre o que é educação financeira!

1. Invista um tempo neste assunto 

A primeira dica não poderia ser outra. Educação é algo obtido por meio de estudo, e estudar requer dedicação. 

Sendo assim, saiba que será bastante proveitoso se você puder reservar um tempo durante sua semana para ler e descobrir mais sobre o que é educação financeira e como ela se aplica nos mais diferentes aspectos da sua vida. 

Não precisa ser algo maçante e repetitivo. Algumas poucas horas na semana já são o suficiente para iniciar. 

2. Anote seus gastos

O objeto de estudo da educação financeira é o seu dinheiro, portanto, uma planilha de controle é importante para identificar seus gastos. 

Ela serve não só para analisar o que você gastou, mas para mapear suas dívidas e anotar tudo o que for referente à forma como você utiliza seu dinheiro no mês. É uma espécie de diário de uso do seu dinheiro.

Se você não sabe utilizar muito bem os softwares de planilha, existem alguns bons modelos na internet à sua disposição, ou então você pode fazer essas anotações em algum bloco de papel – desde que você não o perca! 

3. Acompanhe a planilha e lembre-se dela o tempo todo

Se estamos criando uma planilha de controle, todas as informações precisam ser anotadas nela, portanto, não se esqueça de preencher todos os campos com seus gastos para obter um mapeamento completo da sua forma de usar o dinheiro. 

4. Reavalie seus gastos e faça algumas mudanças

Quem quer economizar precisa analisar seus gastos e ganhos e determinar o que é essencial e o que não é. 

Essa atitude é algo básico quando o assunto é economizar, e não há outra forma de iniciar um controle mais consciente de sua atividade monetária do que avaliando os gastos e indicando quais são os primeiros da sua “lista de cortes”. 

5. Estipule metas para economizar

Criar algumas metas de economia vão te ajudar a ter um estímulo mensal para manter e aplicar os ensinamentos da educação financeira. 

Não é necessário construir metas altíssimas ou complicadas de serem atingidas. Comece com algo viável para você e, aos poucos, você pode se tornar mais exigente com suas economias e obter metas mais agressivas.

6. Aplique e use suas economias de modo inteligente

Já pensou em investir? Saiba que conhecer o que é educação financeira envolve ações desse tipo

Economizar para guardar dinheiro embaixo do colchão é coisa do século passado. A melhor forma de fazer seu dinheiro render é aplicando suas economias em fundos de investimentos, poupança, ações e outras formas de aplicação. 

Deixar dinheiro parado pode não ser algo muito inteligente, portanto, se informe sobre os diferentes tipos de uso que você pode dar para o seu dinheiro guardado render ainda mais. 

Mas atenção! Alguns investimentos são arriscados e instáveis, por isso, cuidado antes de tomar uma decisão! Você pode perder dinheiro se optar por um investimento com muita oscilação. 

7. Use a tecnologia como aliada

Atualmente, é possível fazer várias coisas com seu dinheiro. Você pode movimentar sua conta, pedir um empréstimo pessoal, aplicar seu dinheiro na Bolsa de Valores e controlar gastos, tudo pela tela do computador, smartphone ou tablet.

Procure saber mais sobre as novas soluções tecnológicas que podem te auxiliar tanto no controle de gastos quanto no manejo real do seu dinheiro. 

Um bom exemplo de tecnologia que ajuda na educação financeira são os aplicativos que auxiliam no controle das finanças, como o Santander On

Mas, afinal, por que se fala tanto em educação financeira? 

Educação financeira é um tema que tem se tornado cada vez mais popular por conta da forma como a sociedade tem lidado com as finanças.

As mudanças sociais estão promovendo, inclusive, temas que envolvem o que é educação financeira dentro das escolas. Tudo para criar uma nova geração de pessoas que usam melhor seu dinheiro e que evitam sufoco e problemas, como o endividamento. 

Não fique de fora deste assunto, afinal, é algo muito importante e que pode trazer mais conforto e segurança para você e toda a sua família.

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.