Curta os jogos da Copa do Mundo sem estourar o orçamento

Entre os meses de novembro e dezembro, acontece a tão aguardada Copa do Mundo, que neste ano será realizada no Catar.

Para muitos, esse é um momento perfeito de descontração, ideal para reunir a família e os amigos em volta da TV para assistir aos jogos.

Se você quer curtir os jogos da Copa do Mundo, sem estourar o orçamento, veja nossas dicas de como aproveitar ao máximo o mundial e manter suas contas no azul.

 

Os gastos dos consumidores na Copa do Mundo 2022

De quatro em quatro anos, os brasileiros se preparam para assistir à Copa do Mundo. E em 2022, isso não será diferente. A decoração, as camisas, torcidas e muitas confraternizações entre amigos e familiares marcam esse período.

A época também é importante para a economia, mas pode ser um alerta para o consumidor, principalmente aqueles que estão endividados ou que já andam com sua saúde financeira ruim. Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 60 milhões de consumidores devem realizar gastos com produtos ou serviços relacionados à Copa do Mundo, como:

  • Idas a bares e restaurantes;
  • Compras de bebidas e comidas nos supermercados;
  • Camisetas de times;
  • Itens da Seleção Brasileira;
  • Acessórios de decoração para a casa.

Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores pretende pagar esses gastos à vista, em dinheiro ou no cartão de débito, e no cartão de crédito em compras parceladas. Já numa outra pesquisa realizada em parceria entre a Nielsen e a Toluna, 50% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday para acompanhar a Copa do Mundo.

 

Consumidor paga mais em produtos para Copa em 2022

Como já dissemos, a Copa do Mundo é um evento que aquece a economia, mas os valores dos produtos neste ano merecem atenção, especialmente porque os itens oficiais da Copa de 2022 sairão mais caros no bolso do consumidor brasileiro.

Um levantamento da XP Investimentos mostrou que o aumento dos preços dos produtos para a Copa 2022 em relação à Copa 2018 podem chegar ao dobro do valor.

 

Entre os custos relacionados à Copa de 2022, as maiores altas estão: 

  • 15% mais caro ver a Copa fora de casa;
  • 16,5% de aumento no pacote de figurinhas;
  • 17% de aumento no valor da TV;
  • 18% mais caro no valor da cerveja;
  • 24% mais caro no valor do refrigerante e água;
  • 40% de aumento na camisa da seleção;
  • 79% de aumento no valor da carne; 
  • 100% mais caro o álbum de figurinhas do mundial.

Aumento no valor dos produtos para Copa 2022


Como curtir a Copa do Mundo sem estourar o orçamento, então?

Embora a época da Copa do Mundo seja de animação, é importante que os gastos não fujam do controle do seu orçamento, afinal, a Copa passa, mas as dívidas ficam!

Segundo a FIFA (Federação Internacional de Futebol), a Copa do Mundo de 2022 deve ser assistida por 5 bilhões de pessoas em todo o mundo, marcando assim um novo recorde de audiência no evento. Os jogos serão transmitidos na TV aberta no Brasil, assim muita gente vai conseguir acompanhar as partidas, reunindo-se com amigos e familiares em casa, ou indo até bares e restaurantes, sem gastar muito.

 

11 dicas para aproveitar a Copa do Mundo 2022 gastando pouco

 

Veja como andam suas finanças

Antes de mais nada é preciso entender suas finanças: quais são seus ganhos e gastos fixos do mês, quanto deve ser guardado e quanto sobra para outros desejos, hobbies ou lazer.

 

Guarde um pouco de dinheiro para curtir a Copa

Lembre-se que o lazer também deve fazer parte do seu planejamento financeiro. Por isso, reservar uma parte para curtir a Copa, é uma boa maneira de torcer sem estourar o orçamento.

 

Estipule um limite de gastos por jogo

Se você for acompanhar um jogo num barzinho ou até mesmo em casa, estipule um limite de gastos por jogo e respeite esse limite.

 

Curta a Copa do Mundo em casa

A melhor arquibancada do mundo é o seu sofá! Além de ser mais econômico ver os jogos em casa, você tem mais conforto e não precisa gastar com deslocamento. Os jogos da Copa serão transmitidos em TV aberta e você não precisa pagar nada para assisti-los.

 

Divida os gastos com os amigos e familiares

Em casa ou num barzinho, combine de dividir os gastos com quem estiver acompanhando os jogos com você. Some os gastos, como alimentação, bebidas e transportes, divida de maneira igual. Assim não vai pesar no bolso de ninguém!

 

Faça sua própria comida

Troque o delivery de comida por opções mais em conta, como preparar sua própria refeição em casa. Opções criativas e gostosas não faltam, como cachorro-quente, petiscos, pipoca e outros lanches que combinam muito com o futebol na TV.

 

Pesquise preços de TV e sofá 

Antes de investir numa TV ou em um sofá novo, pesquise bem os preços. Uma ótima opção são os buscadores de preços na internet. Se o seu orçamento estiver apertado agora, é melhor esperar o período pós-Copa, que costuma oferecer ofertas desses itens ou aproveitar uma oferta na Black Friday.

 

Economize em bares e restaurantes

Se for assistir aos jogos fora de casa, ligue antes para reservar sua mesa e saber dos preços e condições nos bares e restaurantes. Evite usar cartão de crédito ou débito e leve apenas o dinheiro que pretende gastar. Dessa forma, você não corre o risco de gastar além do planejado.

 

Veja os jogos em condomínios ou áreas públicas

Alguns bairros, condomínios ou associações de moradores costumam montar telões e organizar a exibição dos jogos. Esse tipo de evento, geralmente gratuito, pode ser uma excelente oportunidade para quem quer se divertir sem pesar no bolso. Outra opção, são as exibições de jogos em áreas públicas. Confira no site da prefeitura da sua cidade se haverá algum evento desse tipo durante a Copa.

 

Economize na roupa

Lembre-se que uma camiseta oficial da seleção brasileira de 2022 pode custar a partir de R$299,99. A dica para economizar, então, é adquirir itens das seleções passadas ou camisetas básicas, apenas com as cores da seleção, ou até mesmo usar algo que você já tenha no seu guarda-roupa.

 

Precisa de dinheiro extra? Contrate um empréstimo online na Sim

Somos uma empresa 100% digital e fazemos parte do Grupo Santander, ou seja, sua segurança aqui é garantida. Você solicita o empréstimo, envia os documentos e recebe a resposta da análise sem sair de casa. Oferecemos o empréstimo pessoal, o empréstimo com garantia de veículo e a antecipação do Saque Aniversário FGTS.

Que tal conhecer agora nossas condições para empréstimo?

Simule já

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.