Como regularizar o CPF em 5 passos

O que é o CPF?

O CPF é um documento de registro com 11 dígitos, sua sigla significa “Cadastro de Pessoa Física” e, para a Receita Federal, ele funciona como um banco de dados que armazena informações cadastrais dos contribuintes.

Na prática, ele é utilizado para servir de identificação aos contribuintes do Imposto de Renda.

E, por isso, até mesmo pessoas que têm filhos, a partir dos 12 anos, devem procurar cadastrar o CPF de seus filhos para incluí-los na declaração de imposto dos pais.

Porque é importante manter o CPF regular?

Muitas pessoas podem se preocupar quanto ao status do seu CPF, mas, o que significa CPF regular?

Quer dizer que a situação do seu cadastro junto à Receita Federal está dentro dos conformes, sem nenhuma alteração ou impedimento para utilizá-lo.

É importante manter o Cadastro de Pessoa Física, o CPF, regularizado para certas atividades como: participar de concursos públicos, abrir conta corrente ou poupança, solicitar um empréstimo, tirar o passaporte, receber a aposentadoria, iniciar o processo de financiamento de um imóvel e até ter acesso a programas do governo como o Auxílio Emergencial, por exemplo.

Como saber se meu CPF está regular?

Agora que você já sabe a importância de manter o seu cadastro regularizado, você pode conferir o status do seu CPF através do site da Receita Federal.

Para isso, acesse o site e insira o número do seu CPF e sua data de nascimento, o relatório com o status do seu cadastro será gerado em seguida.

Após a consulta, caso o status apareça como “regular”, significa que seu documento está limpo, ou seja, com os dados corretos e sem nenhuma pendência.  

Mesmo que a situação esteja regular, você pode conferir as informações do relatório gerado para verificar se estão todas corretas.

Assim, você previne uma futura suspensão se os dados estiverem incorretos.

Como atualizar CPF?

Para atualizar dados incorretos através do site da Receita Federal clique aqui.

CPF irregular

Se você descobriu que o seu CPF está irregular ou conhece alguém que está nessa situação, temos uma boa notícia! Separamos 5 passos rápidos para que você possa regularizar o seu Cadastro de Pessoa Física, organizar suas contas e planejar sua saúde financeira.

Antes disso, saiba que você não está sozinho! Segundo a Receita Federal, 25 milhões de CPFs estavam suspensos, 1,8 milhão estavam cancelados e 315 mil precisavam de regularização no Brasil.

as antes de buscar as soluções de como regularizar o CPF, você precisa saber quais irregularidades podem acontecer com o seu cadastro de pessoa física.

Entenda quais problemas você pode ter com o CPF

CPF suspenso: ocorre quando o cadastro do contribuinte está incompleto ou incorreto e não há nenhuma pendência para entrega de declaração de imposto de renda.

CPF pendente: o CPF fica em estado pendente quando alguma declaração do imposto de renda dos últimos 5 anos não foi entregue.

CPF cancelado: pode acontecer devido perda ou roubo dos documentos, multiplicidade de inscrições, ou seja, número repetido em cadastros diferentes ou se houver uma decisão administrativa ou judicial em relação a isso.

CPF nulo: quando foi comprovada uma fraude na inscrição do registro.

Nos casos de CPF cancelado ou nulo não há como regularizar. Nessa situação, é preciso ir à Receita Federal cadastrar um novo número de CPF.

5 passos para regularizar CPF suspenso ou pendente:

O processo de regularização do seu CPF pode ser realizado 100% online. Aqui, vamos te ajudar a regularizar o CPF pela internet.

Mesmo assim, saiba que em alguns casos específicos, é possível que a Receita Federal solicite o comparecimento do contribuinte a uma das unidades, você saberá se esse é o seu caso após a pesquisa.

O prazo de comparecimento nesses casos é de 90 dias.

Passo – Separe os documentos necessários: RG, CPF e título de eleitor. Você pode encontrar mais detalhes sobre os documentos no site gov.com.br.

Passo – Consulte o status do seu CPF: Através do site da Receita Federal é possível descobrir qual o status em que se encontra o seu CPF, para isso acesse o link. Em seguida, acesse a área “Cadastros e Registros Especiais” e depois clique em “Cidadão (CPF/ CAEPF)” e “Consultar CPF”. Ao clicar em “Etapas para a realização deste serviço” você terá as opções de consulta, pelo aplicativo ou pelo site.

Passo – Agora, depende do status do seu CPF:

Se o status do seu CPF estiver como “pendente” você precisará entregar a declaração de imposto de renda que está acusando como falta no sistema. No site gov.com.br você consegue encontrar essa informação. Basta entregar a declaração que está em falta através do site.

Se o seu CPF estiver como “suspenso” você precisa preencher o formulário de alteração de dados através do link.

Passo – Assim que gerar o protocolo para regularizar o CPF na Receita Federal você precisa enviar os documentos por e-mail. Cada estado possui um endereço de e-mail específico, então preste atenção. Consulte mais informações detalhadas e a lista completa no site.

Passo – Após a regularização, basta consultar novamente o CPF para emitir o Comprovante de Situação Cadastral e salvá-lo com você.

Dá pra regularizar CPF pelo celular?

Sim!

Através do aplicativo “Pessoa Física” na Apple Store ou Google Play.

Após baixar o aplicativo no seu celular toque na opção “Serviços CPF”, selecione o item “Regularização de suspensos” e siga as instruções para atualizar os dados cadastrais.

Agora que você já sabe como regularizar CPF suspenso pela internet, fique sempre atento a essas informações para que uma irregularidade não impeça você de realizar seus planos e decisões financeiras.

E para deixar a sua saúde financeira em dia, fique sempre atento ao planejamento dos seus gastos!

Saiba para onde está indo o seu dinheiro e dê sempre prioridade às contas essenciais.

Conheça a Sim

Caso precise de um dinheiro extra para organizar as suas contas, conte com a Sim!

Somos uma fintech de empréstimos, pertencemos ao grupo Santander e nosso processo é 100% online, seguro e rápido!

Publicado por Helmy Nagashima

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas com especialização em Economia. Tem uma trajetória de mais de 15 anos de experiência na indústria financeira atuando em diversas posições como Produto, Crédito, Riscos de Crédito e em People Analytics. Assumiu em 2020 a liderança da área de Credit e Analytics da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.