Como preparar suas finanças para a Black Friday?

A Black Friday anima os consumidores com a possibilidade de descontos imperdíveis , mas é importante se planejar bem para não se empolgar e comprometer a saúde do seu bolso.

Neste artigo, exploraremos estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo as ofertas, evitando armadilhas comuns.

Prepare-se para fazer compras vantajosas sem comprometer suas finanças na Black Friday!

Entendendo a Black Friday

A Black Friday marca o início da temporada de compras de fim de ano.

Essa data, criada nos Estados Unidos, oferece descontos expressivos em uma variedade de produtos e serviços.

No entanto, a empolgação pode levar a gastos impulsivos e comprometer as finanças pessoais.

Por isso, é essencial encontrar o equilíbrio entre aproveitar as promoções e manter a saúde financeira em dia.

Acontecendo sempre na última sexta-feira de novembro, a Black Friday desse ano (2023) será amanhã dia 24/11.

No entanto, muitas lojas não restringem os descontos exclusivamente a esse dia, estendendo suas promoções ao longo de todo o mês de novembro.

Fique ligado!

Como se preparar para a Black Friday?

black friday com organização financeira

Planejamento e orçamento:

1. Defina uma “meta de gastos”: É como planejar um roteiro para as suas compras. Assim, você nãogasta além do que estabeleceu e mantém o controle dentro de suas possibilidades financeiras.

2. Organize suas prioridades: Faça uma lista do que você realmente precisa e fique de olho nas preços antes da data para entender o que de fato está valendo a pena. Isso evitará compras por impulso e garantirá que você concentre seu foco nas melhores ofertas.

3. Prepare-se antecipadamente: Se possível comece a guardar dinheiro com antecedência para a Black Friday e o Natal. Faça uma reserva, alinhada ao seu orçamento, para garantir o valor necessário antes da compra.

Estratégia de compra:

1. Compare e pesquise antes: monitore os preços e compare em diferentes lojas para garantir o maior desconto disponível. Use ferramentas online como Zoom, Buscapé, Comparaí que rastreiam os preços dos produtos desejados em boa parte das lojas online

2. Fique de olho nas ofertas antecipadas: Esteja atento às promoções que ocorrem antes da Black Friday, as chamadas “pré-Black Friday”.

3. Acompanhe as ofertas prolongadas: Fique de olho também nas promoções estendidas, conhecidas como “Mês da Black Friday” ou “Black Week”.

4. Aproveite descontos extras: Busque cupons e códigos promocionais em sites e redes sociais verificados das lojas para economizar ainda mais.

Cuidados financeiros:

1. Cuidado com os juros: Tente não abusar do cartão de crédito principalmente em parcelamentos com juros. Priorize as compras à vista – se já tiver guardado o dinheiro – que garantem, normalmente, desconto adicional.

2. Garantia de devolução: Antes de comprar, conheça as políticas de troca e devolução para evitar imprevistos e dores de cabeça futuras.

3. Cuidado com golpes e segurança online: Verifique a autenticidade das mensagens e links. Proteja suas senhas e dados pessoais. Desconfie de ofertas “boas demais” que podem ser iscas para fraudes.

4. Priorize compras em aplicativos: os casos de fraude costumam acontecer na maioria das vezes em sites. Se você já escolheu a loja online em que deseja realizar a compra e ela possui um aplicativo, escolha finalizar a compra por esse canal de venda. A segurança da operação será maior!

Dicas extras:

1. Controle emocional: Evite compras por impulso, muitos descontos podem parecer tentadores, mas compras em grandes quantidades podem pesar no bolso depois.

2. Feedback de outras pessoas: Busque opiniões sobre produtos e ofertas antes de sair comprando, isso ajuda a tomar decisões mais conscientes.

Pós-Black Friday: avalie suas compras e reajuste o orçamento

Após a Black Friday, reavalie suas compras para ver se realmente precisava delas ou se acabou comprando algo por impulso, se esse for o caso, talvez esteja na hora de repensar seus hábitos de consumo.

Além disso, se gastou mais do que devia, reveja seu orçamento e ajuste as contas para equilibrar tudo de novo, antes de ficar apertado.

Vale a pena fazer um empréstimo para a Black Friday?

black friday como se organizar financeiramente

A Black Friday é um daqueles momentos em que é essencial planejar as compras estrategicamente para evitar prejuízos e aproveitar ao máximo as oportunidades.

Então, será que vale a pena fazer um empréstimo para aproveitar uma oferta imperdível na Black Friday?

Em algumas situações específicas, sim.

Veja quais são elas:

  • Quando as lojas oferecem grandes descontos, um empréstimo pode ser útil se o desconto valer a pena. Lembre-se de avaliar o custo total do empréstimo com as taxas e comparar o benefício em desconto
  • Se você não tem cartão de crédito, um empréstimo pode ser uma opção. Assim, você pode pagar à vista, negociar descontos e parcelar o empréstimo de acordo com seu orçamento.
  • Quando seu limite de cartão acaba e você encontra boas ofertas à vista, um empréstimo pode ser a saída. Mas lembre-se que a parcela precisa caber no bolso, caso contrário você acumulará além da fatura do cartão, um dívida adicional.
  • Normalmente, as lojas oferecem parcelamento sem juros em 8 ou 10 vezes. Caso precise de mais parcelas, os juros são cobrados. Nesses casos, vale a pena fazer a simulação de um empréstimo – até porque, você poderá pagá-lo em até 24 vezes.
  • Se não quer comprometer suas economias ou orçamento, um empréstimo para compras específicas da Black Friday pode ser uma opção viável, se bem planejado.

Precisa de um empréstimo? A Sim pode te ajudar!

Se procura melhores taxas, um empréstimo com garantia pode ser a opção certa para reduzir os juros.

Na Sim, oferecemos soluções financeiras com menores taxas e, além disso, você pode antecipar o pagamento das parcelas pelo aplicativo, ganhando descontos.

Que tal fazer uma simulação em menos de três minutos e descobrir ofertas personalizadas para o seu bolso?

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.