5 passos para se organizar na Black Friday

Saiba como aproveitar as melhores ofertas e promoções.

Muita gente espera o final do ano ansiosamente para aproveitar as melhores ofertas da Black Friday. Neste dia, grandes marcas e empresas colocam parte dos seus produtos em promoções irresistíveis e fica difícil controlar a vontade de comprar uma coisinha aqui ou outra ali. Portanto, antes de sair estourando o orçamento, dê uma olhada nas dicas preciosas que separamos.

1) Comece fazendo uma listinha

Existem algumas regras muito básicas para uma vida financeira saudável e feliz antes de pular de cabeça em qualquer compra. Uma delas é perguntar a si mesmo se você realmente precisa do que está querendo comprar. Já que a Black Friday é muito tentadora, que tal fazer uma listinha? Vá cortando os supérfluos por eliminação e não fique triste ao fazer isso. O sonhado aspirador de pó robô pode esperar.

2) Pesquise e monitore os preços antes da Black Friday

E pode ficar tranquilo que hoje a tecnologia te ajuda com isso. Sites como Buscapé, Zoom e Já Cotei comparam o valor do produto que você quiser em diversas lojas e ainda dão a opção de checar o histórico de preços, ou seja, uma mão na roda para não ser enganado por aí. Faça esse monitoramento alguns dias antes da Black Friday para ficar ligado na variação de preços.

3) Veja a reputação da loja

Mesmo que você esteja comprando numa magazine conhecida, checar a reputação atual da empresa não custa nada. Literalmente. Antes de efetuar qualquer compra, vá ao site consumidor.gov.br para dar uma olhada no que outros clientes estão dizendo sobre a loja. É rápido e gratuito. Lá, você pode analisar as reclamações feitas, o prazo médio de resposta e a satisfação dos consumidores com o atendimento. Vale também dar uma olhada no site Reclame Aqui. Se o produto estiver muito mais barato que em outros lugares e a empresa em questão for mal avaliada, desconfie. Tome cuidado para não ser vítima de um golpe, dê preferência para lojas que possuam certificado de segurança digital e evite usar redes de wi-fi pública na hora de preencher os seus dados.

4) Redobre a atenção na hora de finalizar a compra

Pode ser que você fique tão empolgado na hora que ver o preço do seu sonhado produto em promoção que até se esqueça de checar coisas muito importantes, como o valor do frete, o tempo de entrega e as políticas de troca e devolução da loja em questão. Se você estiver comprando roupas e sapatos, verifique se existe a possibilidade de trocar por outro número ou modelo. Se estiver comprando eletrodomésticos, se atente a voltagem e ao tempo de garantia do produto. Esse tipo de coisa pode evitar uma dor de cabeça no futuro.

5) Não extrapole o seu orçamento

Fazer compras é sempre muito tentador, principalmente quando nos deparamos com promoções como a Black Friday. Mas lembre-se que ter uma vida financeira saudável é o primeiro passo para a realização dos seus projetos e sonhos. Estipule o quanto pode gastar sem precisar se endividar. Lembre-se que o começo do ano costuma ser complicado por conta da fatura do cartão de crédito e também de impostos e taxas. Se você estiver com a conta bancária recheada com o 13º salário e benefícios de final de ano, considere fazer o pagamento dos seus produtos à vista para conseguir um desconto melhor. Estourar o limite do seu cartão ou acabar optando pelo parcelamento com juros das lojas pode acabar com as suas finanças.

Se estiver sem dinheiro ou limite para aproveitar a Black Friday, considere um empréstimo

Para quem está sem cartão de crédito ou com o limite estourado, vale a pena considerar um empréstimo pessoal. Em algumas modalidades de empréstimo, é possível conseguir taxas mais baixas do que as do cartão. Dessa maneira, você paga sua compra da Black Friday à vista, aproveitando a promoção, e negocia as parcelas do empréstimo de acordo com o que cabe no seu bolso. É essencial que você faça as contas para ter certeza de que esse tipo de negócio vale a pena. O importante é que você não saia no prejuízo.

Está precisando de dinheiro na conta?

Somos a Sim Empréstimos, uma fintech do Grupo Santander. É por meio da infraestrutura e experiência do banco que garantimos a segurança de qualquer operação de crédito que você fizer com a gente. Se você está precisando de dinheiro, faça uma simulação em menos de dois minutos e iremos te apresentar ofertas personalizadas. A Sim tem as melhores taxas do mercado e, com a gente, você pode melhorar ainda mais as condições do seu empréstimo usando a modalidade “com garantia”. Não custa tentar e é muito rápido.

Faça uma simulação clicando aqui!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.