Desde 2012, o uso de energia solar vem crescendo no Brasil. De lá pra cá, muitos já trocaram a rede elétrica convencional pela energia gerada com a luz do Sol, que é uma grande aliada da economia e do consumo sustentável. A energia solar pode ser usada em casas, comércios ou indústrias, tanto para áreas urbanas, quanto rurais. Apesar dos inúmeros benefícios da energia solar, tais como longa vida útil, maior economia e valorização do imóvel, é importante conhecer algumas desvantagens desse tipo de sistema.
Conheça as vantagens e desvantagens da energia solar e veja se vale a pena instalar um sistema desses no telhado do seu imóvel.
O que é energia solar?
Energia solar é a energia que vem da luz e do calor do Sol. Ela é uma fonte de energia limpa e uma alternativa sustentável que pode ser utilizada para a geração de eletricidade. Existem diferentes tipos de tecnologias para captação e conversão da energia solar. Entre as principais formas de aproveitamento da luz solar, podemos citar:
- Energia solar térmica que utiliza o calor do Sol para aquecer a água;
- Energia heliotérmica (ou energia termossolar) que usa o calor da radiação para gerar o vapor que alimenta turbinas que geram eletricidade;
- Energia solar fotovoltaica que funciona por meio de placas solares que transformam a luz do Sol diretamente em energia elétrica.
E é sobre ela que falaremos a seguir!
Vantagens da energia solar
Cada vez mais pessoas estão escolhendo a energia solar, pois ela agrega inúmeras vantagens – tanto de sustentabilidade, quanto econômicas.
Confira as principais vantagens da energia solar:
- Energia limpa
A energia solar ajuda na redução da emissão de gás carbono na atmosfera, pois não emite nenhum gás poluente, oferecendo assim, melhor qualidade no ar que respiramos.
Outro ponto positivo é que, sendo o Brasil um país ensolarado, isso favorece o uso de energia solar durante o ano todo, até mesmo em dias nublados.
- Economia na conta de luz
O uso da energia solar pode oferecer uma economia de até 95% na conta de luz. Além disso, o consumidor que usa energia solar consegue também diminuir o valor da conta de energia de um outro imóvel – desde que também esteja em seu nome -, por meio de créditos energéticos.
- Retorno do investimento
Assim que um sistema de energia solar é instalado e começa a funcionar, o consumidor passa imediatamente a ter retorno do seu investimento, visível na economia presente na conta de luz. Além disso, imóveis que têm placas solares instaladas costumam ser mais valorizados no mercado imobiliário.
- Durabilidade do sistema
As placas de energia solar têm longa durabilidade – os equipamentos duram em média entre 20 e 25 anos. Além disso, é possível levar os painéis solares junto com você em caso de mudança. Sendo uma ótima alternativa até para locais de difícil acesso.
- Pouca manutenção
As placas de energia solar necessitam de pouca manutenção. E a limpeza pode ser feita apenas com a água da chuva. Em casos em que há acúmulo de sujeira, a limpeza pode ser feita com água e vassoura de cerdas macias. Fácil, não?
- Sem preocupação com as bandeiras tarifárias
Com a geração da sua própria energia através das placas solares, o consumidor tem mais autonomia no que diz respeito à exposição das bandeiras tarifárias – verde, amarela e vermelha – que aparecem na conta de luz quando há escassez de chuvas, e o consumidor precisa poupar se não quiser pagar mais caro com energia elétrica.
Assim, ao usar energia solar, o consumidor não sofrerá com essas constantes variações de preços.
- Proteção contra inflação
Por último, mas não menos importante, uma das principais vantagens da energia solar é a proteção contra a inflação energética. Afinal, vivemos em um dos países que mais cobra impostos sobre a conta de luz, e essas taxas aumentam ano após ano, tornando a conta de energia cada vez mais cara.
Mas ao adquirir um sistema de energia solar, o imóvel se torna independente na geração de energia, fazendo com que a conta de luz atinja o custo da tarifa mínima. Imagine só, a sua casa ou empresa livres de aumentos na conta de luz pelos próximos 20 anos? Com a energia solar, isso é possível!
Desvantagens da energia solar
Apesar das vantagens, a energia solar possui também algumas desvantagens, que devem ser consideradas antes de se instalar esse tipo de tecnologia.
Veja a seguir as principais desvantagens da energia solar:
- Alto custo
Apesar dos painéis e inversores terem reduzido o custo significativamente ao longo dos anos, esse ainda é um investimento que pode ser considerado alto para a maioria das famílias. Mas, para facilitar o acesso a esse tipo de tecnologia, existem diversas opções de financiamento do mercado que permitem que o cliente substitua o custo da conta de energia pela parcela do financiamento. Além do financiamento que facilita o pagamento, existem os créditos de energia, que são usados para abater o consumo de energia durante a noite. Visto que, a geração depende da incidência de radiação solar, no período da noite os painéis perdem a capacidade de geração e somente retomam a produção no início do dia seguinte. Como forma de compensar essa outra desvantagem, todo o “extra” que é gerado ao longo do dia e não é consumido, vai para a rede de distribuição e é transformado em créditos de energia.
- Mesmo gerando sua própria energia, ainda é possível ficar sem “luz”
O sistema de geração de energia solar não permite o armazenamento de energia. Para armazenar a energia gerada ao longo do dia, é necessário a aquisição complementar de bancos de baterias, que normalmente são de alto custo.
Contudo, esse sistema de armazenamento somente se faz necessário em áreas remotas, onde não há rede elétrica. Para a maioria dos consumidores onde já existe rede elétrica, a energia excedente é transformada em créditos na rede de distribuição como explicado no item 2.
Afinal, vale a pena instalar energia solar?
Sim, vale a pena! Pois, quando comparamos as vantagens e desvantagens da energia solar, vemos que apesar do alto custo, essa é a solução ideal para quem desejar economizar em até 95% dos gastos com a conta de luz. Além disso, a energia solar garante um retorno do investimento em até 6 anos, tendo uma durabilidade de 25 anos dos painéis solares. E se você não possuir a quantia necessária para investir em energia solar, já existem soluções como linhas de financiamento que ajudam a viabilizar projetos de sistemas fotovoltaicos. Ou seja, é possível financiar seu projeto e usufruir do seu sistema por muitos anos ainda, depois que acabar de pagar as parcelas do financiamento, se beneficiando da energia “sem custo”.
Financie seu projeto de energia solar e gere sua própria energia!
Já existem linhas de financiamento para se obter um sistema de energia solar com juros mais acessíveis. Esse é o caso do Energia Sim que facilita o acesso à energia solar para pessoas físicas e empresas de pequeno porte.
O Energia+ do Santander oferece:
- Até 120 dias de carência para pagamento da 1ª parcela;
- Projeto realizado por especialistas de qualidade;
- Sistema feito com as melhores placas do mercado;
- Correntistas Santander, podem pagar por boleto ou débito em conta-corrente e tem as melhores taxas;
- Caso não seja correntista, o pagamento é facilitado por boletos e não é necessário abrir uma conta.
Comece a economizar na conta de luz de uma forma sustentável e fácil. Faça uma simulação e veja o quanto você vai economizar usando energia solar fotovoltaica!