Real Digital: conheça a proposta da moeda digital brasileira

Descubra o que é o Real Digital, quais serão as suas vantagens e as diferenças da nova moeda digital brasileira que está em fase de testes.

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre uma nova moeda digital no Brasil. Em março de 2023, o Banco Central (BC) apresentou a proposta do Real Digital, que marca a era de transações financeiras digitais no país. Isso significa menos uso do papel-moeda, que hoje só é usado em 3% das operações, de acordo com o BC.

E essa é uma tendência mundial: mais de 80% dos bancos centrais do mundo estão desenvolvendo suas próprias moedas digitais, chamadas de Central Bank Digital Currency (CBDC).

Neste artigo, vamos responder as principais dúvidas sobre o Real Digital. Descubra o que é, quais são as suas vantagens e as diferenças entre uma moeda digital e uma criptomoeda. Fique por dentro!

O que é Real Digital?

A ideia do Real Digital é modernizar o jeito como as pessoas fazem transações financeiras no Brasil, seguindo a tendência mundial de usar mais a tecnologia.

O Real Digital está sendo desenvolvido como uma moeda digital brasileira, com o objetivo de ser usada para pagamentos, compras, transações e investimentos.

O Real Digital terá uma versão para instituições financeiras e outra para o consumidor final:

  • Atacado: será utilizado para pagamentos entre o Banco Central e as instituições financeiras;
  • Varejo: será emitido pelo mercado e chegará ao consumidor final.

O Real Digital será uma forma digital do dinheiro que usamos hoje. Será possível guardar e usar eletronicamente, como em uma conta bancária. Mas ainda não sabemos se vai ser possível trocar o Real Digital por dinheiro físico.

Quais serão as vantagens do Real Digital?

Existem diversas vantagens esperadas com a implementação do Real Digital, como:

  • Mais agilidade: as transações poderão ser realizadas de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de deslocamento físico de dinheiro ou cheques.
  • Redução de custos: com a eliminação de custos relacionados à impressão, transporte e armazenamento de cédulas de papel, o Real Digital pode resultar em economias significativas para o país.
  • Maior inclusão financeira: com o Real Digital, pessoas que não possuem acesso aos serviços bancários tradicionais podem ter mais facilidade para realizar transações financeiras.
  • Segurança: o uso de tecnologia de ponta pode tornar as transações mais seguras, reduzindo a incidência de fraudes e crimes relacionados ao dinheiro em espécie.
  • Maior controle: o Banco Central poderá monitorar com mais precisão as transações realizadas com o Real Digital, o que pode ajudar no combate à lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais como golpes e fraudes.

Quais as diferenças do Real Digital para as criptomoedas?

Uma das principais diferenças entre o Real Digital e as criptomoedas é que a nova moeda digital brasileira será emitida e regulada pelo Banco Central, enquanto as criptomoedas não possuem uma entidade centralizadora que as emita e controle.

Além disso, o Real Digital terá seu valor atrelado à moeda nacional, o Real, enquanto as criptomoedas podem ter uma flutuação de valor muito grande e não são vinculadas a uma moeda específica.

Outra diferença é que o Real Digital poderá ser usado em transações comerciais de forma mais ampla e com maior segurança, pois será emitido por uma instituição financeira regulamentada e contará com a proteção do sistema financeiro brasileiro.

Já as criptomoedas ainda não são amplamente aceitas como meio de pagamento, por isso são usadas como investimento.

Quando será lançado o Real Digital?

A previsão é que o Real Digital seja lançado até o final de 2024. Enquanto isso, o Banco Central já iniciou o projeto-piloto da moeda digital em março de 2023, e desde então vem trabalhando em sua implementação.

Real Digital: possibilidades para a economia

O lançamento do Real Digital representa um importante passo para a modernização do sistema financeiro brasileiro e a digitalização das transações monetárias no país.

Além disso, a proposta do Real Digital traz inúmeras possibilidades para a economia brasileira, oferecendo vantagens para o sistema financeiro e para os cidadãos.

A moeda digital pode ser uma opção interessante para quem busca uma solução para suas finanças pessoais, seja para planejar o futuro, consolidar dívidas ou lidar com situações emergenciais.

Fique de olho nas novidades e prepare-se para o lançamento do Real Digital!

Publicado por Vitor Fadel

Formado em Estatística pela Unicamp e com MBA em Big Data Analytics pela FIA, atua como o responsável por Riscos de Crédito na Sim. Ao longo da carreira, atuou em áreas de Crédito, Cobrança e Gestão de Portfólio com diferentes produtos, sempre buscando otimizar a relação entre risco e retorno e a satisfação dos clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.