Dá pra parcelar compras sem usar o limite do cartão de crédito?

Se você já se perguntou “como comprar parcelado sem ter cartão de crédito?”, ou “como comprar parcelado sem comprometer o limite do cartão de crédito?”, esse texto é para você. Porque, sim, é possível parcelar compras de outras formas, e em alguns casos, sem juros. Existem outras formas de parcelamento que facilitam na hora de comprar, especialmente para quem  não tem cartão de crédito ou está sem limite disponível.

 

Não tenho cartão de crédito, como comprar parcelado?

Com o aumento do endividamento dos brasileiros, o uso do cartão de crédito se tornou um dos grandes vilões das dívidas no país. Por isso, cada vez mais pessoas buscam por alternativas para parcelar suas compras sem precisar usar o cartão. Alguns bancos e instituições financeiras já disponibilizam o Pix parcelado, boleto parcelado ou até mesmo aplicativos com opção de parcelamento para facilitar a vida de quem não tem cartão de crédito. Por isso, se você faz parte desse grupo e busca por alternativas, vem conferir.

 

Veja as possibilidades disponíveis no mercado:

Comprar parcelado no crediário, carnê ou boleto parcelado

Essa é uma possibilidade de parcelamento proposta pelo próprio estabelecimento, geralmente usada por lojas de móveis, eletrodomésticos, roupas, sapatos, óticas entre outras. Também conhecido como “carnê”, o parcelamento pelo crediário ou boleto parcelado permite dividir a compra em uma quantidade pré-estabelecida de pagamentos. Exemplos de lojas que oferecem crediário são:

No crediário, as parcelas devem ser pagas dentro do prazo acordado, na maior parte das vezes, o parcelamento tem juros e são cobrados juros de atraso, caso o cliente não pague no vencimento. Como nesta modalidade, normalmente são cobrados juros, o valor total da compra parcelada é maior, já que são cobradas taxas ou tarifas adicionais pelo serviço. Ainda assim, existem opções de boleto parcelado e carnê sem juros. No momento da compra, é importante questionar se o parcelamento tem juros ou não.


Comprar parcelado no débito automático

O parcelamento por débito automático é uma boa alternativa para quem prefere cuidar dos gastos de maneira digital. Nele, a quitação das parcelas é feita diretamente na sua conta bancária. Essa modalidade de parcelamento tem uma ótima vantagem em relação à cobrança de juros, já que o pagamento é feito automaticamente todo mês, assim o risco de  atrasos é baixo. Entretanto, você precisa ter conta aberta em algum banco e a quantia da parcela disponível todo mês para abatimento.

Comprar parcelado no Pix

Já é possível fazer compras e pagar por produtos e serviços de maneira parcelada através do Pix. Com o Pix parcelado, o consumidor consegue dividir em até 12 ou 24 vezes – com acréscimo de juros ao mês, dependendo do banco ou instituição financeira. Essa modalidade é nova no mercado e disponível apenas para algumas empresas. Vale lembrar que ao optar pelo Pix parcelado, ocorre um agendamento do pagamento, igual como acontece no débito automático. E você não pode cancelar o agendamento das parcelas, ok? Se informe com a instituição responsável e leia as condições para esse tipo de parcelamento, antes da contratação.

Qual a melhor forma de comprar parcelado sem cartão de crédito?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois a melhor forma de comprar parcelado vai depender do perfil de cada consumidor e da disponibilidade da loja ou empresa. Mas, uma dica importante: antes de definir qual delas é a melhor, considere as alternativas e verifique a que apresenta o custo-benefício mais vantajoso para o seu bolso. O custo-benefício não precisa ser apenas ter ou não juros, mas você deve levar em conta também a sua capacidade de pagamento, a parcela que cabe no orçamento, sem comprometer sua saúde financeira.

 

Afinal, vale a pena comprar parcelado sem cartão de crédito?

Sim! Principalmente se você não tem cartão de crédito, está sem o limite necessário para fazer a compra ou se não quer comprometê-lo. Além disso, a compra parcelada sem cartão é uma alternativa segura que facilita o consumo de bens e serviços para quem não tem todo o dinheiro disponível para comprar à vista. Porém, antes de parcelar suas compras verifique sempre os juros cobrados, dessa forma, você evitará problemas financeiros e o acúmulo de dívidas no futuro.

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.