Como sair do vermelho? Um empréstimo pode ser a solução!

Se você não ficou no vermelho uma vez sequer, provavelmente ainda não começou a lidar com os boletos infinitos que aparecem no dia a dia da vida adulta, ou então já sabe como  controlar suas finanças e manter a saúde financeira em dia. 

 Não se preocupe, saiba que ficar no vermelho é muito comum. O importante é só não se acomodar a essa situação.

Se você já está com dívidas e deseja descobrir como sair do vermelho, conheça os 3 passos essenciais para começar a resolver esse problema

Ficar no vermelho é normal

 Antes de tudo, vamos esclarecer um ponto: você não é uma pessoa pior ou incompetente por ficar no vermelho. Isso acontece com uma boa parte dos brasileiros. Você não está sozinho!

A vida tem seus imprevistos: um problema de saúde que nos obriga a usar nossas economias, a perda de um emprego e até mesmo a falta de educação financeira em nossos anos de formação podem nos levar a essa situação.

Ficar no vermelho não é coisa de outro mundo, mas também não é uma “carta branca” para permanecer nele. 

Por isso, abra seu bloco de notas e anote algumas das soluções que vamos mostrar a seguir.

Como sair do vermelho em 3 passos

Existem 3 coisas que você pode fazer para entender como sair do vermelho. Essas são tarefas básicas, que vão te ajudar a entender sua situação financeira atual e as alternativas para sair dessa.

Vamos lá?

1. Anotar suas receitas e despesas

Esse é o passo mais importante no gerenciamento das suas finanças. Se você quer saber como sair do vermelho, é essencial anotar de onde vem todo o dinheiro que entra e sai da sua conta.

Não importa onde você fará o seu controle financeiro. Na folha de pão, num caderninho financeiro, usando uma planilha de Excel ou baixando algum app gratuito no seu celular. Pode ser em qualquer lugar, desde que você o mantenha atualizado.

O importante é começar a anotar. Dessa maneira, você saberá exatamente onde economizar, visualizando um caminho para voltar ao azul.

2. Procurar maneiras de fazer renda extra

Fazer renda extra é uma boa maneira de usar um pouco do seu tempo livre para sair do vermelho mais rápido. Mas isso deve ser ponderado.

Por exemplo, se sua jornada de trabalho possui mais de 8 horas e você leva muito tempo no deslocamento, essa é uma tarefa que pode não fazer tanto sentido para você.

Caso sua situação não seja essa, ou  se você estiver disposto a fazer o sacrifício, a renda extra pode contribuir para você ficar no azul mais rápido. Abaixo, listamos algumas atividades para ter uma renda extra:

  • Tarefas que exijam habilidades manuais, como fazer comidas ou doces, consertar aparelhos ou móveis, costurar ou personalizar roupas, entre outros;
  • Tarefas que exijam habilidades digitais ou intelectuais, como escrever para sites na internet, traduzir textos de um idioma para outro ou criar cartões de visita em aplicativos de design;
  • Vender objetos usados;
  • Trabalhar em aplicativos de transporte ou delivery como o Rappi, Uber, 99,  iFood, entre outros;
  • Ensinar habilidades específicas, como as manuais, digitais ou intelectuais que mencionamos anteriormente.

3. Conseguir um empréstimo pessoal com juros menores que a dívida

Já está no vermelho há algum tempo e os juros dessa dívida estão acumulando e tornando inviável quitá-la?

Você pode trocar uma taxa de juros abusiva por um empréstimo pessoal com juros menores que a da dívida!

No mercado, existem diversas opções de crédito disponível, com juros mais baixos, do que o rotativo do cartão de crédito e cheque especial, em que a taxa mensal é em média 12% e 8%. Ou seja, trocar sua dívida pode representar uma bela economia para o seu bolso. 

Antes de começar a simular uma contratação de crédito pessoal em todas as financeiras do mercado e finalmente encontrar um jeito de como sair do vermelho, é necessário tomar alguns cuidados que vamos te contar na sequência.

Como sair do vermelho com um empréstimo pessoal?

Confira como sair do vermelho em poucos passos através de um empréstimo pessoal. Fonte: Michael Gregory Consulting

O empréstimo pessoal pode ser ideal para que você consiga sair do vermelho. Antes de assinar qualquer contrato, é interessante tomar alguns cuidados:

1. Estude bem as possibilidades

Existem diversas instituições financeiras que possibilitam pegar um empréstimo pessoal.

Porém, cada empresa tem suas próprias regras para escolher a quem oferecer o crédito, quais taxas de juros serão aplicadas e até mesmo a quantidade de parcelas em que seu empréstimo poderá ser pago.

Por isso, avalie as opções e opte por uma empresa que ofereça as melhores condições para a sua situação.

2. Tome cuidado com fraudes

Nem todas as instituições financeiras agem conforme as regras. Muitas utilizam as já conhecidas “letras miúdas” no contrato para evitar que você encontre condições desfavoráveis. 

Além disso, verifique se a instituição é autorizada pelo Bacen. Leve em conta o CNPJ e a relação com bancos confiáveis e sólidos no mercado.

3. Passe longe de agiotas

É melhor ficar no vermelho do que pegar um empréstimo com agiotas. Além de agiotagem ser crime, não há nenhum tipo de regulamento sobre essas atividades.

Também vale mencionar que os acordos feitos com criminosos que praticam a agiotagem costumam não ter valor e suas regras podem ser alteradas a qualquer momento pelo agiota.

4. Assuma parcelas que cabem no seu bolso

Lembra que mencionamos que o primeiro passo de como sair do vermelho passa por anotar suas receitas e despesas? Essas anotações serão essenciais aqui.

Consulte o que entra e sai de dinheiro no mês e avalie se sobrará dinheiro o suficiente para assumir as parcelas. É importante ter certeza de que você será capaz de pagar as parcelas do empréstimo, para não se enrolar ainda mais em dívidas. 

Conheça a Sim!

Agora que você já conhece as principais dicas de como sair do vermelho, conheça a Sim, a plataforma online de empréstimos do Grupo Santander. 

Faça a sua simulação na Sim e descubra como pode ser vantajoso fazer negócios com a gente e retomar sua saúde financeira.

Veja as 6 principais vantagens em contratar empréstimo pessoal na Sim!

5 vantagens do empréstimo pessoal na Sim

Saiba como sair do vermelho com a ajuda da Sim, a plataforma de empréstimos online do Grupo Santander

1. Juros mais baixos que cartões de crédito

Enquanto o rotativo do cartão de crédito pode chegar ao teto de 24,88% ao mês, a taxa de juros ao mês máxima em um empréstimo pessoal com a Sim é metade disso!

Ou seja, trocar a sua dívida do cartão de crédito por um empréstimo pessoal pode ser uma opção para garantir uma bela economia.

2. Ofertas personalizadas em menos de 2 minutos

Você não precisa esperar muito para receber uma cotação de empréstimo pessoal. Basta acessar nossa página inicial, colocar o seu CPF e responder a algumas perguntas.

Em menos de 2 minutos, apresentaremos os produtos disponíveis para você, de acordo com o seu perfil e saúde financeira. Assim, você tem uma ideia das suas possibilidades de como sair do vermelho.

Cada oferta é personalizada para cada tipo de perfil. Não deixe de conferir a sua! 

3. Opções de empréstimo com garantia

Se tiver algum bem e quiser usá-lo como garantia para reduzir sua taxa de juros, aqui na Sim você pode usar o seu carro para suavizar parcelas e aumentar suas chances de ter o perfil aprovado. As chances de aprovação dobram nessa modalidade.

É só acessar nossa página para ver o passo a passo necessário para esse tipo de procedimento.

4. Prazo rápido de resposta

Após aceitar uma oferta e confirmar a contratação do crédito, chega a hora de aguardar a aprovação, não é?  Aqui na Sim, você não irá precisar aguardar muito.

Temos o compromisso de analisar seu perfil financeiro e te dar retorno sobre a aprovação em até 3 dias úteis. 

5. Tudo pelo celular!

Além da agilidade para acessar a sua oferta e da resposta sobre a aprovação, você pode fazer tudo isso em alguns minutos e sem sair de casa. 

Além do seu navegador de internet, você pode baixar nosso aplicativo para Android ou iPhone e fazer todo o processo pelo seu celular. Simples, rápido e descomplicado!

Quer saber como sair do vermelho em um processo simples e fácil e ainda aproveitar uma taxa de juros vantajosa e parcelas que lhe permitirão levar a vida de um jeito mais leve? Escolha a Sim!

 

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

Esse produto é perfeito para você

Empréstimo pessoal

com garantia de veículo

  • Até R$ 150.000 ou 90% do valor do carro
  • Taxas de juros a partir de 1,82% a.m

Empréstimo pessoal

sem garantia

  • Até R$30.000 de liberação de crédito
  • Taxas de juros a partir de 2,83% a.m