5 motivos para fazer um empréstimo com garantia de veículo

O empréstimo com garantia é uma modalidade de crédito que pode oferecer algumas vantagens a mais em relação ao empréstimo comum.

Isso porque essa opção considera que você pode utilizar um bem que está em seu nome para conseguir a aprovação do crédito de forma mais fácil, por exemplo.

Esse bem pode ser um veículo ou um imóvel. 

Quando você garante o seu bem como forma de pagamento, a instituição financeira entende que o seu perfil de pagador possui menos riscos de inadimplência abrindo a possibilidade de oferecer mais vantagens em comparação ao empréstimo comum.

Escolher pelo empréstimo com garantia pode ser muito vantajoso para quem busca organizar a sua vida financeira de forma mais rápida, realizar um objetivo ou mesmo trocar uma dívida mais cara por uma mais barata. Vamos entender o porquê?

Vantagens do empréstimo com garantia

Em comparação com um empréstimo comum, o empréstimo com garantia oferece algumas vantagens:

Oferta de juros mais baixas

Quando você adiciona o seu bem para solicitar uma oferta de empréstimo, é comum que os juros da proposta sejam mais baixos.

Afinal, você está garantindo que tem condições de realizar o pagamento, aumentando a confiança da instituição financeira que vê menos riscos na negociação.

Rapidez na liberação do crédito

A liberação do crédito também é facilitada ao garantir um bem na negociação, as análises se tornam mais confiáveis e as chances de você receber o crédito que precisa são maiores.

Já que há a garantia do veículo ou imóvel para a proposta, o banco ou instituição financeira entende que o seu perfil é seguro para o empréstimo de forma mais rápida, sem que você precise enviar diversos documentos de comprovação.

Parcelas acessíveis

Com uma oferta de juros mais baixa, as prestações de pagamento do seu empréstimo também ficam mais baratas, facilitando o pagamento enquanto você organiza a sua vida financeira ou realiza os seus objetivos

Maior prazo de pagamento

Quando você oferece o seu bem como garantia para um empréstimo, a possibilidade de conseguir uma proposta com um prazo de pagamento estendido também é maior.

Como vimos, oferecer um veículo ou um imóvel como garantia aumenta o seu nível de confiabilidade no pagamento das parcelas, podendo garantir um prazo maior para a devolução do dinheiro.

Maior limite disponível

Ao garantir o bem como proposta, é possível que o seu limite de empréstimo também seja maior.

Existem ofertas no mercado que podem chegar a um valor de até 90% do preço do carro, podendo garantir a cobertura que você precisa para os seus planos.

Como oferecer o carro como garantia? Eu vou ficar sem o carro?

Nesse post vamos detalhar especificamente sobre como funciona o empréstimo com garantia quando você oferece o seu carro na proposta.

Vamos lá?

Primeiro, ao cadastrar o seu carro para uma negociação de empréstimo, o veículo não é tomado.

Ele é alienado e você pode continuar utilizando-o normalmente durante o pagamento das prestações.

O bem é apenas a garantia e só será tomado pela credora em caso de inadimplência do acordo financeiro, mas fique tranquilo que a retomada do bem só ocorre quando você possui algumas parcelas em atraso (geralmente 3 parcelas) e após tentativas sem sucesso de negociação entre cliente e instituição financeira.

Para oferecer o seu carro como garantia, é preciso que o veículo atenda a algumas condições, por exemplo:

  • O carro deve estar com o pagamento quitado, regularizado (sem multas) e ter no máximo 15 anos;
  • O documento do veículo precisa estar no nome do solicitante do empréstimo;
  • Quanto mais novo for o modelo do carro, mais chances você tem de conseguir melhores condições na oferta de empréstimo;
  • Assim que o empréstimo for aprovado e o dinheiro depositado na sua conta, será preciso ir ao Detran onde seu veículo foi registrado e reemitir o documento em até 30 dias.

Saiba mais sobre como funciona o empréstimo com garantia de veículo com os nossos vídeos em nosso canal do Youtube!

Aproveite para se inscrever e não perder nenhuma dica 😉

Tudo o que você NÃO sabe sobre o empréstimo com carro em garantia

Passo a passo da vistoria do carro para avaliação de empréstimo com garantia de carro

Avalie suas condições

Não só no empréstimo com garantia, mas em qualquer situação, é importante avaliar o seu contexto financeiro e entender as possibilidades.

Lembrando que, no caso da escolha por um empréstimo com garantia, o veículo que está alienado não pode ser vendido até a quitação da dívida.

Por isso, separamos alguns pontos para você avaliar ao tomar a melhor decisão:

Calcule os seus custos

Ao concluir que você está precisando de um dinheiro extra e optou pela opção do empréstimo, é importante definir os seus objetivos e entender os seus custos para adequá-lo à sua realidade.

Para ajudar, você pode começar registrando todos os seus gastos e calculando as entradas e saídas.

Estabeleça o valor que você pode pagar

Depois disso, você pode ter uma visibilidade maior sobre a janela de preço que está dentro da sua realidade para esse empréstimo.

Por isso, defina o valor máximo da prestação que você consegue pagar, assim é possível entender qual é o melhor contrato para o seu contexto.

Planeje-se para pagar as parcelas

Com a decisão em mãos, é importante se planejar para pagar as parcelas.

Então, tenha metas definidas de gastos e separe o valor planejado para o pagamento das prestações.

Assim, você tem mais chances de garantir a sua estabilidade financeira.

Empréstimo com garantia é na Sim!

A Sim é uma fintech do Santander, garantindo segurança e confiabilidade a você, além disso oferecemos as menores taxas do mercado para o seu empréstimo.

Optando pelo empréstimo com garantia, avaliamos a condição do seu carro de forma totalmente online e enviamos uma proposta para você em até 3 dias!

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.