Será que você tem dinheiro esquecido? Descubra agora.

Milhares de brasileiros têm dinheiro esquecido em bancos a receber e muitos não sabem disso. Será que você está dentro desse número?

O Banco Central acredita que mais de 28 milhões de pessoas e empresas têm algum valor para receber em contas antigas, porém, muita gente não fez essa pesquisa. Vamos ensinar como consultar se você tem dinheiro esquecido nos Bancos. Vamos lá?

Primeiro: o que é dinheiro esquecido?

Dinheiro esquecido são valores que se enquadram em algumas condições estabelecidas pelo Banco Central do Brasil. São elas:

  • Saldos em contas correntes ou poupanças que já foram encerradas (mas você não sacou todo o dinheiro);
  • Valores de tarifas que foram cobradas indevidamente (que estejam determinadas em um Termo de Compromisso assinado pelo seu banco com o Banco Central);
  • Parcelas ou obrigação de operações de crédito que foram cobradas indevidamente (também previstas no Termo de Compromisso);
  • Cotas de capital e rateios de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito; e
  • Recursos financeiros de grupos de consórcios encerrados que não foram procurados.

Como saber se você tem dinheiro esquecido?

Para consultar o dinheiro esquecido, o Banco Central criou o Sistema de Valores a Receber, conhecido como SVR. 

Trata-se de uma plataforma desenvolvida especialmente para que os brasileiros façam essa pesquisa. Para acessar o sistema, basta clicar no link: valoresareceber.bcb.gov.br.

O processo é muito simples. Se for fazer uma pesquisa de dinheiro esquecido para você, pessoa física, acesse o SVR no link acima e digite seu CPF e data de nascimento. Se a pesquisa for para sua empresa, digite o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Legal! Tenho um valor a receber. E agora?

A plataforma SVR vai indicar uma data e uma faixa de horário para você receber o dinheiro que estava no saldo. Anote essa data na sua agenda!

Na data e horário que você marcou, acesse novamente o site do SVR. Só que dessa vez você vai precisar fazer login com sua conta gov.br. Se você não tiver essa conta, basta criá-la gratuitamente no site do Governo Federal (clique aqui) ou pelo app Gov.br. 

Importante: você vai precisar de cadastro de nível prata ou ouro, para fazer a consulta e o resgate, pois eles têm mais segurança.

Após o acesso, é só consultar e solicitar a transferência, que poderá ser feita por PIX. Se você optar por uma transferência sem a chave PIX, a instituição financeira em que você tem dinheiro esquecido vai entrar em contato.

Datas para consultas e recebimentos de dinheiro esquecido

O período de agendamento e resgate de dinheiro esquecido começou dia 7/3/2022. Veja a tabela abaixo para saber quando consultar:

Data de nascimento ou da criação da empresaPeríodo de agendamento (consulta e resgate)Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 19687 a 11/312/3
Entre 1968 e 198314 a 18/319/3
Após 198321 a 25/326/3
Fonte: Banco Central

Perdi a data, e agora?

Se você perdeu a data para consultar ou resgatar dinheiro esquecido, não se preocupe! Você pode voltar a consultar no dia 2 de maio, quando o Banco Central começará uma nova fase do Sistema de Valores a Receber.

Cuidado com os golpes do dinheiro esquecido

A gente já falou sobre golpes por aí, mas vale a pena relembrar: muito cuidado com o fornecimento de seus dados no ambiente digital. 

Use apenas o SVR do Banco Central (é o único válido para o resgate de dinheiro esquecido). 

Cuidado com as falsas mensagens que você recebe pelo WhatsApp, SMS, e-mail e redes sociais. 

Há muitos sites falsos que simulam o site oficial do governo. 

Por isso, se você receber um link sobre dinheiro esquecido, leia atentamente o endereço. 

O correto é somente esse: https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Não tem dinheiro esquecido, mas precisa desse dinheiro extra?

Se você estava contando com esse dinheiro extra na conta, mas descobriu que não tem um valor a receber, considere adquirir um empréstimo com a Sim, temos as taxas mais baixas e oferecemos parcelas que cabem no seu bolso. 

Tudo feito com máxima transparência, segurança e velocidade, pois é tudo digital.

 Além disso, você pode ter acesso a empréstimos 80% mais baratos do que os empréstimos comuns. 

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.