Programe-se para contas do início de ano

O ano novo vem aí e, com ele, a lista de contas de início de ano que é grande. Para não se enrolar, é muito importante garantir a organização financeira para ter tranquilidade e começar o ano com pé direito.

Acompanhe esse artigo até o final e descubra como se organizar para não deixar as contas te endividar logo no começo do ano. 

Quais as principais contas do início de ano?

IPTU

O IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um imposto aplicado a todos os donos de imóveis do país. Por imóveis, entenda não apenas casas e apartamentos, mas também os terrenos, sejam eles residenciais, comerciais ou rurais. 

Quem administra esse tributo é o governo municipal, ou seja, as prefeituras das cidades. São estas que vão estipular qual é a taxa, a alíquota que vai resultar no valor a ser pago. O cálculo é feito assim: sobre o valor que o imóvel seria vendido (o chamado valor venal) é aplicada uma taxa que varia se o imóvel é residencial, comercial ou um terreno.

  • Quando pagar?

O IPTU é cobrado anualmente de acordo com a data em que o proprietário recebe o carnê, em geral, janeiro ou fevereiro. As prefeituras permitem o parcelamento da taxa. Em São Paulo, por exemplo, pode ser dividido em até 10 vezes. Só que pagar essa conta no início do ano, à vista, tem algumas vantagens: a primeira delas é um desconto; a segunda, o fato de você não ter que se preocupar mais com as parcelas ao longo do ano.

IPVA

IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) é o imposto que todo proprietário de automóveis precisa pagar. Fique atento, pois não incide apenas sobre carros, mas sobre todos os tipos de veículos automotores, como caminhões, ônibus, vans, motocicletas etc.

O cálculo segue a mesma lógica do IPTU, primeiro chega-se ao valor venal do veículo, de acordo com o Estado onde o veículo está registrado, levando em consideração seu ano de fabricação e categoria. Sobre esse valor é aplicada a alíquota, que também varia de acordo com a categoria do veículo e o Estado onde é registrado.

  • Quando pagar?

A data de pagamento do IPVA depende de determinação do Estado, e do final da placa do veículo.  O imposto também pode ser parcelado, mas fazendo o pagamento à vista há desconto. Esse desconto também depende do calendário divulgado pelos governos estaduais, por isso, fique de olho nos sites das Secretarias da Fazenda do seu Estado. Lá você encontrará todas as atualizações sobre as regras e condições do IPVA para o próximo ano. Uma coisa é certa: pagar esse imposto no início do ano também vale a pena.

DPVAT

O DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) é um seguro obrigatório criado para segurar vítimas de acidentes de trânsito em qualquer lugar do território brasileiro, por ser administrado pelo Governo Federal. Ele contempla cobertura de Despesas de Assistência Médica e Suplementar, Invalidez Permanente (total ou parcial) e Morte. 

  • Quando pagar?

O valor a pagar é definido anualmente, mas há uma informação importante antes de você colocar esse custo em seu planejamento: em 2021 e 2022 o pagamento do DPVAT foi suspenso pelo Governo Federal. Por isso, informe-se sempre no site da SUSEP, a Superintendência de Seguros Privados do Governo Federal para saber se esse seguro será cobrado em 2023.

Seguros

Vira o ano e os seguros de automóvel, de casa, de celulares ou de vida já entram na lista de renovações. Por isso, analise suas apólices para saber se as datas de renovação caem no início do ano. Embora possam ser parcelados, os valores dos seguros pagos à vista costumam ter desconto. Vale a pena conversar sobre essas oportunidades com seus corretores.

Matrículas e materiais escolares

Nem só de imposto se faz um boleto, não é mesmo? Ele também aparece todos os anos na forma de matrículas para filhos em colégios particulares, cursos extracurriculares e materiais escolares. Com a volta às aulas no começo do ano, há uma especulação de que os preços dos materiais escolares fiquem mais caros. Por isso, é muito importante pesquisar e comparar bem antes de comprar.

Compras de Natal e Fim de Ano

É comum fazer as compras parceladas dos presentes de Natal, ou daquela viagem de recesso de final de ano. Também é normal o parcelamento ser maior, ou seja, as dívidas dessas compras podem terminar de serem pagas bem depois do primeiro trimestre.

Mesmo que essas contas estejam no seu planejamento para o próximo ano, vale a pena ter oportunidades de pagá-las antecipadamente. Além da diminuição dos juros, você pode liberar crédito para novas compras ao longo do próximo ano.

Faça um checklist para não ficar no vermelho no começo do ano

A lista das contas de início de ano é grande. Por isso, para dar conta dessas obrigações, que se somam aos gastos das festas de Natal e Ano Novo, você precisa colocar tudo na ponta do lápis para se organizar. 

Veja algumas dicas e caminhos para fugir do endividamento e honrar com os compromissos do começo de ano: 

  • Coloque todas as receitas e despesas em uma planilha;
  • Identifique todas as datas que podem gerar um pico de consumo;
  • Faça uma reserva de emergência;
  • Não faça compras por impulso, principalmente no começo do ano;
  • Adapte sua realidade financeira aos gastos da família. Corte gastos, mude hábitos e substitua o que for possível;
  • Procure seus credores e ofereça planos de renegociação de débitos. Faço isso mesmo que você esteja com o nome limpo na praça, pois a inadimplência pode dificultar as negociações.

Um dinheiro extra para as contas do início de ano

Como você viu, o início de ano vem com seus gastos característicos. Se você precisar de dinheiro para cobrir todas as contas, procure a Sim, empresa do Grupo Santander, especialista em facilitar seu acesso ao crédito de forma simples, rápida e segura. Com avaliação justa, parcelas que cabem no seu bolso e as menores taxas do mercado, você consegue o dinheiro que precisa para deixar as contas em dia e começar o ano com uma boa saúde financeira.

Faça uma simulação grátis e sem sair de casa!

 

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.