Planejamento financeiro e empréstimos: é possível conciliar?

Juntos, planejamento financeiro e empréstimos definitivamente podem ser uma boa alternativa para ter suas finanças saudáveis e seguras. 

Para conciliar o planejamento financeiro, essencial para qualquer pessoa ou empresa, com um empréstimo, você deve tomar certos cuidados. 

Neste artigo, você vai entender quais são os momentos mais adequados para pedir um empréstimo, as modalidades de empréstimo e os cuidados ao solicitar um, além de conhecer a ferramenta de educação financeira Santander On, essencial para te ajudar a cuidar das suas finanças.  

Acompanhe!

Por que ter planejamento financeiro para pedir um empréstimo?

As razões para pedir um empréstimo são muitas, e se planejar financeiramente fazem parte de todas elas. Vamos ver algumas a seguir

Endividamento

Todos nós temos compromissos financeiros, pessoas físicas ou jurídicas, às vezes, porém, eles podem levar a uma bola de neve de dívidas.

Sinais de endividamento

  • Malabarismos com suas contas: você escolhe quais contas vai deixar de pagar, e às vezes escolhe totalmente errado por impulso;
  • O salário nunca é suficiente ao final do mês: sempre falta aquele dinheirinho para pagar todas as contas;
  • A fatura do cartão de crédito representa grande parte de seus compromissos financeiros e, muitas vezes, você opta por pagar o mínimo, se afogando em juros.
  • Mais de 30% da sua renda é destinada a financiamentos e compras parceladas.

Isso te fez perceber que você está endividado? Então, você deve pesquisar como é possível quitar suas dívidas pelos menores valores possíveis, nos melhores prazos. Também é importante saber exatamente o quanto você deve e o tempo que falta para pagar todas as parcelas. 

Mantenha suas contas pagas e não pagas guardadas, além organizar todos os seus gastos – pode ser através de uma planilha, por exemplo!. Ter um bom planejamento financeiro é indispensável! 

Outra dica: definir quais são as dívidas prioritárias, que devem ser quitadas primeiro. Comece pelas que têm juros mais altos, anotando em detalhes o que você recebe e gasta no mês. 

Cortar gastos desnecessários e apertar o cinto por um tempo pode ser uma boa opção. 

Por fim, se as atitudes mais simples não forem o suficiente, você pode solicitar um empréstimo, buscando sempre boas taxas de juros e prazos de pagamento que se encaixem nas suas necessidades.

Abertura de um negócio

Sabemos que, ao abrir uma empresa, o planejamento financeiro é essencial. Empresas que contam com capital de terceiros, como bancos, tendem a crescer mais rápido. Pense em quanto você pode pedir para quitar a conta nos prazos corretos. 

Utilizar dinheiro próprio em um negócio tem suas vantagens, mas existe a questão do pró-labore (a divisão dos lucros) e o fato de que todos os sócios podem interferir no negócio. 

Adquirir um bem ou viajar

Se você pensa em comprar um carro, um apartamento ou fazer uma viagem, mas não tem ideia de como vai economizar para isso, uma boa opção é recorrer a um empréstimo.

É importante que você tenha um planejamento financeiro, e recorra a uma instituição financeira confiável, que ofereça boas condições: simule seu empréstimo e, depois, calcule se poderá pagar as parcelas nos prazos certos.

Fazer investimentos

Você sabia que pode recorrer a empréstimos para realizar investimentos? 

Faça um planejamento financeiro com o empréstimo: o objetivo é investir e gerar mais dinheiro, por isso, procure se informar bem sobre o mercado de investimentos que deseja entrar. E tome cuidado com golpes!

O ideal é que você defina suas metas antes de solicitar um empréstimo. Você deve estar seguro e aliviado por saber que está tomando o caminho certo, e não se endividando.

Conheça as modalidades de empréstimo

Faça as contas e monte um planejamento financeiro antes de decidir qual modalidade de empréstimo é ideal para você

Conheça as opções de empréstimo para decidir qual se encaixa melhor com as suas necessidades.

1. Cheque especial

Tem as maiores taxas de juros do Brasil, e é acionado quando o cliente esgota seu saldo na conta corrente. Os juros do cheque especial são debitados na sua conta.

2. Cartão de crédito

Cartão de crédito também é empréstimo, afinal, você gasta e depois tem que pagar em uma fatura. Se atrasar ou pagar menos que o total da dívida mensal, recaem juros. Procure parcelamentos curtos, e faça um planejamento financeiro para que esse empréstimo não comprometa suas finanças. 

3. Empréstimo com garantia

Você disponibiliza um bem em seu nome para instituição financeira e, com isso, obtém juros mais baixos e prazos maiores. É ideal para quitar dívidas com altos juros e fazer grandes investimentos.

4. Empréstimos pessoais

Você pode obter em bancos ou em financeiras. Mas atenção: conheça bem a instituição em que vai pedir o empréstimo. Para pedir empréstimo pessoal em um banco, é preciso ser correntista dele, e a quantia liberada varia de acordo com sua renda. Esta opção é mais indicada para emergências.

5. Empréstimo consignado

Apenas algumas pessoas podem recorrer a essa modalidade de empréstimo:

  • assalariado com carteira assinada;
  • aposentado pelo INSS ou pensionista;
  • funcionário público.

Isso porque o montante é retirado do benefício ou salário de forma automática.

6. Financiamento

Na verdade, o financiamento é um pouco diferente do empréstimo: os recursos devem ser utilizados da maneira como foram delimitados em contrato. Exemplos comuns são automóveis e imóveis. 

Ao fazer um financiamento, atente-se bem para todas as taxas envolvidas.

7. Refinanciamento

Aqui, você já contratou uma linha de crédito e deseja substituir por outra. Essa linha de crédito pode ser um financiamento ou empréstimo normal. Em geral, essa troca ocorre para diminuir os juros e fazer a dívida mais barata. 

Cuidados ao solicitar um empréstimo

Antes de realizar um empréstimo, há alguns pontos aos quais você deve estar atento. Confira!

Deu para perceber que planejamento financeiro e empréstimos são compatíveis? Você só precisa se fazer algumas perguntas e estar atento a certos aspectos, como:

  • qual o tipo de empréstimo mais adequado para seu objetivo?
  • qual instituição financeira você vai escolher: é confiável, tem taxas razoáveis de juros e bons prazos, condições especiais para você, é acessível?
  • quais recursos você tem para pagar o empréstimo?
  • fique atento aos golpes: não acredite em promessas incríveis;
  • não divulgue seu número de telefone publicamente: cuidado com fraudadores;
  • não faça pagamentos ou depósitos adiantados.

Você sabia que o Santander pode ajudá-lo a quitar suas dívidas e se planejar financeiramente? Através do Santander On, ferramenta que te auxilia a manter suas contas em dia com segurança, excelente atendimento e diversos benefícios. Confira!

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.