PIX parcelado vale a pena?

O PIX é uma mão na roda na hora de fazer pagamentos.

Lá em 2020 ele surgiu como uma ferramenta mais barata para fazer transferências de dinheiro do que TEDs e DOCs (que têm taxas bem salgadas, né?).

Mais barata mesmo, porque é um serviço gratuito.

Rapidez, disponível 24 horas por dia e facilidade são as vantagens de serviços digitais como o PIX, e o bom da tecnologia é isso: ela não para de evoluir.

A ferramenta deu um passo a mais e agora possui um novo serviço: o PIX parcelado.

Hoje vamos falar tudo sobre ele, mostrar vantagens e explicar alguns pontos de atenção na hora de contratar o PIX parcelado se você quiser usá-lo para organizar suas finanças.

 

O que é o PIX parcelado?

O PIX parcelado é uma opção para parcelamento de compras. É como uma mistura do seu PIX (que já substituía a função do seu cartão de débito) com as vantagens do cartão de crédito.

Se a gente levar ao pé da letra, o parcelamento do PIX é um tipo de crédito pessoal, ou seja, ao contratar o PIX parcelado você pede um empréstimo com o banco, com condições de pagamento e juros (um ponto importante nesse mecanismo que a gente explica já, já).

 

Como funciona o PIX parcelado?

Para quem paga, o funcionamento do PIX parcelado é tão simples quanto uma transferência feita pelo PIX. Você divide o seu PIX e as parcelas são debitadas da sua conta corrente automaticamente, no melhor dia para você.

Para quem recebe, o recebimento funciona como o cartão de crédito, ou seja, todo valor é recebido de uma vez. Uma grande vantagem para o lojista.

 

Quem pode usar o PIX parcelado?

Nem todas as instituições financeiras disponibilizaram o PIX parcelado. O Banco que tem essa função é o Santander, com seu serviço Divide o PIX. Com ele, os correntistas conseguem ótimos benefícios para usar o sistema:

  • O parcelamento do PIX pode ser feito em até 24 vezes;
  • As parcelas do Divide o Pix são a partir de R$ 5;
  • Os clientes têm até 59 dias para fazer o primeiro pagamento do PIX parcelado;

Assim como na Sim, a contratação é 100% digital.

 

A forma de utilizar PIX parcelado Santander é bem fácil:

  1. Primeiro você acessa o App Santander e clica na opção PIX.
  2. Depois você escolhe a chave PIX para fazer a transferência.
  3. Em seguida, na tela Pagar, toque na opção Divide o PIX. Depois, toque em Continuar.
  4. Então é só tocar em Editar parcelas para escolher em quantas vezes você quer fazer o pagamento e o melhor dia para o débito da conta. Depois, clique em Concordar e Confirmar.
  5. Tudo pronto! A mensagem de confirmação aparece e o comprovante fica disponível para ser visualizado.

Para saber tudo sobre o passo a passo acima, clique aqui.

A questão dos juros do PIX parcelado

Como o PIX parcelado é um tipo de crédito pessoal, cada instituição financeira pode determinar quanto cobrará para parcelar o seu pagamento com PIX.

A forma como esse serviço é cobrado são os juros.

Então é só mais um tipo de cartão de crédito? Na verdade, não, e tudo tem a ver com os custos da operação.

Veja: quando você faz uma compra com cartão de crédito, os custos da operação ficam com o vendedor.

As taxas de uso do serviço são cobradas dele e, na maioria dos casos, repassadas para você no preço do produto ou serviço que comprar.

No caso do PIX parcelado, os juros são exibidos para você no momento da contratação.

Vale lembrar que na contratação do PIX parcelado é aplicado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é parcelado no momento da contratação.

 

E por que isso é importante?

Essa questão no PIX parcelado é importante porque, a médio prazo, quando mais lojistas aceitarem o pagamento com PIX, o custo dos produtos pode diminuir (já que os custos da operação com cartão de crédito não vão cair no bolso do lojista) e você terá a opção de escolher a melhor forma de pagar a compra parceladamente e controlar o quanto vai pagar de taxa por isso, seja usando um PIX parcelado ou um empréstimo da Sim, por exemplo.

Como o uso do PIX é uma realidade cada vez maior do dia a dia do brasileiro, é provável que não vá demorar para isso acontecer.

De qualquer forma, é sempre bom lembrar que a sua saúde financeira é muito importante.

Por isso, fique atento aos custos dos juros na hora de fazer a compra para saber se vale a pena usar o PIX parcelado ou outra forma de crédito.

A última coisa que a gente quer é ver você acumulando dívidas.

PIX parcelado ou empréstimo?

O PIX parcelado tem muitas vantagens, como a velocidade para fazer a transação.

Vale muito a pena como uma segunda opção de crédito para situações emergenciais quando a compra de algum produto ou serviço é muito necessária.

Assim como na Empréstimo Sim, também oferece a facilidade de controlar suas parcelas para não perder o controle financeiro.

Então, para esses casos, recomendamos o Divide o PIX, do Santander, que tem juros mais baixos em relação às outras operações de PIX parcelado que existem no mercado (conheça aqui).

Já para situações em que as compras fazem parte de um planejamento, ou para eliminar dívidas, o empréstimo é uma boa opção.

A Sim tem opções com taxas até 80% mais baratas que os empréstimos comuns, tudo feito com facilidade e rapidez.

 

Conheça o empréstimo da Sim

A Sim é uma empresa do Grupo Santander, o que dá muito mais segurança para você.

Toda contratação é feita de forma digital e você recebe a resposta da sua análise em até 3 dias úteis.

O melhor: tem as melhores taxas e parcelas que cabem no seu bolso.

 

 

Faça uma simulação

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.