O que é o PIX e como ele funciona?

Tire todas as suas dúvidas sobre esse novo sistema de pagamento digital.

O Banco Central anunciou um novo sistema de pagamento que promete facilitar a vida dos brasileiros, o PIX. Se você ainda não ouviu falar sobre ele, pode ter certeza que esse momento está chegando. E, claro, por ser uma novidade, existem muitas dúvidas no ar. O que é o PIX? Como ele funciona? Para que serve? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber de um jeito bem descomplicado.

O que é o PIX?

O PIX é a nova maneira de receber e enviar dinheiro pela internet de um jeito mais rápido, moderno e barato. Quando você precisa pagar alguém, é possível fazer isso de várias maneiras, certo? Você pode pagar em dinheiro vivo, fazer uma transferência bancária ou até mesmo efetuar um depósito no caixa eletrônico. E, agora, você também pode recorrer ao PIX. A diferença é que o dinheiro cai na conta da pessoa para quem você está enviando em segundos e com um custo mais baixo, no caso de pessoas físicas, 100% gratuito.

Você não precisa baixar um aplicativo específico, nem abrir conta. O PIX é disponibilizado pelo banco, instituição financeira, ou fintech na qual você já tem conta, e funciona tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. O sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e, para pessoas físicas, é gratuito.


Mas para que serve o PIX?

O PIX serve para receber e transferir dinheiro sem precisar de boleto ou dados da contaA vantagem é que ele é um sistema mais rápido e prático. Vamos supor que são 22h e você precisa transferir R$ 100 para alguém. Você abre o app do seu banco para fazer a transferência. Depois, precisa digitar o banco, a agência, a conta corrente, o nome e o CPF da pessoa, certo? Com o PIX, você não vai precisar digitar todos esses dados. A pessoa pode te passar a chave dela, um link ou até mesmo um QR Code. Ao fazer a transferência bancária, o dinheiro que você está enviando cai na hora da conta da pessoa, independente do horário – diferente de TEDs e DOCs.

Também é possível fazer pagamentos e compras pelo PIX, não só transferências.

Como eu cadastro meu PIX?

O PIX está disponível para todo mundo que tem conta em algum banco, instituição financeira ou fintech. A opção está dentro do aplicativo de celular. Lá, você precisa aderir a modalidade e cadastrar a sua chave. Chave? Opa. Chegamos num assunto novo.

O que é a chave PIX?

Sabe todo aquele processo de passar os seus dados bancários, nome e CPF pra alguém que vai te fazer uma transferência? Com o PIX, tudo fica ainda mais simples. Você só precisa passar a sua chave PIX, que nada mais é do que a sua identificação no sistema. O melhor é que você pode escolhê-la.

Como cadastrar uma chave PIX?

Você pode cadastrar seu e-mail, seu CPF ou CNPJ, seu número de telefone ou um código de letras e números aleatórios chamados EVP. Basta escolher. Você pode ter até cinco chaves cadastradas na sua conta bancária. Basta checar o seu aplicativo bancário para isso. Prático, né?

Sabia que o Santander tem um PIX especial?

O Santander lançou o SX, um PIX especial que oferece 10 dias sem juros por mês no limite da conta para aqueles pagamentos que não podem esperar. E a notícia fica ainda melhor: ao utilizar o SX você pode participar da Promoção SX do Milhão e concorrer a um milhão de reais. Vale para quem tem conta pessoa física e empresa também.

Está precisando de dinheiro na conta?
Somos a Sim Empréstimos, uma fintech do Grupo Santander. É por meio da infraestrutura e experiência do banco que garantimos a segurança de qualquer operação de crédito que você fizer com a gente. Se você está precisando de dinheiro, faça uma simulação em menos de dois minutos e iremos te apresentar ofertas personalizadas. A Sim tem as melhores taxas do mercado e, com a gente, você pode melhorar ainda mais as condições do seu empréstimo usando a modalidade “com garantia”. Não custa tentar e é muito rápido.

Faça uma simulação!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.