O que é crédito pessoal? Entenda!

Se você já se perguntou o que é crédito pessoal, saiba que sempre que ouvir sobre empréstimos no banco ou em alguma financeira, estão falando sobre contratar crédito pessoal.

Apesar de a operação ser bem simples, o crédito pessoal não se limita apenas a pegar dinheiro e devolvê-lo em parcelas. Alguns detalhes como taxa de juros, prazo de pagamento e Custo Efetivo Total (CET) são importantes para entender o impacto de pedir um empréstimo pessoal.

Confira o que é crédito pessoal, os maiores motivos que levam alguém a pedir um empréstimo, e as vantagens e cuidados que você deve ter nesse processo se estiver pensando em solicitar um

Como funciona o crédito pessoal?

Quando você está buscando sobre o que é crédito pessoal, é importante ficar de olho em alguns detalhes.

O primeiro deles é o Custo Efetivo Total, identificado pela sigla CET. Ele é quem mostra o quanto o empréstimo vai custar, já que considera o valor do empréstimo, as taxas de juros e os impostos pela transação financeira – que é o valor repassado pela financeira ou banco para o governo.

Ou seja, a CET é a taxa final que será cobrada ao terminar de quitar as parcelas do seu empréstimo.

A taxa de juros é um percentual sobre o valor do empréstimo para recompensar o banco ou financeira por te prestar o serviço.

Além disso, o prazo também tem um papel importante na definição da CET. Embora um grande número de parcelas torne o pagamento mensal mais fácil, é importante entender que, quanto mais tempo você leva para pagar o crédito, maior será o valor final desembolsado.

Motivos para contratar crédito pessoal

Diferente de outras modalidades, um dos benefícios do crédito pessoal é que você não precisa justificar o motivo pelo qual está solicitando o empréstimo. 

Ou seja, é possível usá-lo para pagar dívidas, abrir um negócio próprio ou cuidar de uma emergência.

Por isso, existem diversos motivos para solicitar um empréstimo pessoal: 

1. Quitar dívidas atrasadas

Teve dificuldades para pagar uma compra e está correndo o risco de ficar negativado? Então essa pode ser a melhor hora de contratar o crédito pessoal. Ao fazer isso, você evita uma derrubada no seu score de crédito.

Por isso, é mais vantajoso contratar um empréstimo e evitar os altos juros de um cheque especial ou do rotativo do cartão. Outro benefício é que ele pode ajudar a evitar que seu nome fique negativado porque você não conseguiu pagar uma conta.

2. Quando não se tem um bem como garantia

Se você tem um imóvel ou veículo, é perfeitamente possível usá-lo como garantia para ter melhores condições. Como nem todos os brasileiros possuem um bem desse, o crédito pessoal vem para suprir a necessidade do empréstimo sem garantia.

Embora as condições não sejam tão favoráveis quanto no modelo com garantia, ela é uma das melhores e mais simples alternativas. 

3. Pagar as contas do cartão

As taxas de juros do rotativo do cartão – os juros cobrados quando você não consegue pagar o valor total da fatura – são bem altas, em média de 12% a 14%.

Emergências ou pouco cuidado no planejamento financeiro podem fazer com que a fatura acabe superando suas receitas do mês. O crédito pessoal é uma alternativa para o pagamento dessa fatura com menos juros.

4. Investir em um negócio próprio

Conseguir crédito empresarial exige documentações e planos claros de investimento no negócio. Ainda assim, o banco pode considerá-los insuficientes e negar o empréstimo para abrir a sua empresa.

O crédito pessoal acaba sendo uma alternativa, permitindo financiar os equipamentos e suprimentos para dar o pontapé inicial em novos negócios, que também é um motivo frequente pelos quais muitos consumidores estudam o que é crédito pessoal.

3 vantagens do crédito pessoal

Agora que você viu com mais detalhes o que é crédito pessoal, vamos te mostrar algumas vantagens dessa modalidade. Confira!

1. É o tipo de crédito mais simples que existe

Com exceção dos parcelamentos de lojas e os próprios cartões de crédito, o empréstimo pessoal é o tipo mais simples de empréstimo que existe. 

Na Sim, você pode receber uma oferta em pouco tempo, e descobre seu limite pré-aprovado em apenas 2 minutos.

2. Não precisa ter um destino certo

A maioria das modalidades de empréstimo exige que você justifique o motivo do pedido e que até mesmo ofereça um planejamento do uso desse dinheiro e do pagamento das parcelas.

Embora a razão do pedido possa ser questionada no crédito pessoal, você tem a liberdade de usá-lo como quiser depois que o dinheiro cai na sua conta.

Por exemplo, imagine que você tenha pedido um empréstimo nessa modalidade para quitar seu cartão de crédito antes que ele vença, mas você é surpreendido com uma pessoa que te paga alguma pendência e possibilita o pagamento dessa fatura. 

Agora é tarde demais para recuar e o dinheiro cai na sua conta. Sabendo o que é crédito pessoal, você pode usar esse dinheiro para o que quiser, seja para investir no seu negócio, comprar um produto de maior valor ou até mesmo quitar outras dívidas existentes.

3. Você escolhe o prazo para pagamento das parcelas

Apesar de a financeira ou banco te dar uma oferta com termos limitados, você ainda tem bastante poder de escolha. Dentro das simulações, é possível escolher o número de parcelas e a data de pagamento mais alinhada à suas finanças.

Ou seja, você tem oportunidade de se planejar adequadamente para pagar as parcelas.

4 coisas para considerar antes de contratar empréstimo

Confira essas dicas que irão te ajudar na decisão de contratar um empréstimo.

Ok, agora que você já aprendeu o que é crédito pessoal e como ele pode ser vantajoso e flexível, saiba quais precauções são essenciais antes de contratá-lo.

Por conta de o crédito pessoal ser bem simples, os cuidados são importantes, assim, você consegue aproveitar as vantagens sem colocar suas finanças em risco.

1. Tenha um bom planejamento financeiro

Notou que usamos o termo “planejamento financeiro” com frequência ao longo do artigo? Não fizemos isso à toa!

O planejamento financeiro é muito importante em todas as suas decisões sobre dinheiro. Seja para contratar crédito pessoal, adquirir um novo cartão, escolher entre fazer uma viagem ou poupar o 13° salário, ter um bom planejamento financeiro é a base de tudo.

Por isso, separe um tempo para anotar suas receitas e despesas. Descobrir quais são suas contas fixas e variáveis e ter uma planilha dedicada às decisões financeiras é essencial para saber o quanto você pode pagar nas parcelas de empréstimo.

2. Fique atento às taxas de juros e prazos

Não existe uma taxa de juros fixa para o crédito pessoal, muito menos um prazo universal para pagamento das parcelas. Sendo assim, é necessário estudar as diversas condições oferecidas.

Verifique quais são as taxas de juros, prazos e, especialmente, o Custo Efetivo Total de cada uma das ofertas. Assim, você tem o conhecimento necessário para fechar um bom negócio!

3. Não contrate crédito pessoal que peça depósito antecipado

Não existe empréstimo pessoal que exija um depósito antecipado. Pense conosco: se você está precisando de dinheiro, por que alguém iria cobrar simplesmente para te emprestar?

Definitivamente, não faz sentido. Ou seja, depósito antecipado não existe e não é cobrado por empresas sérias. É mais fácil fugir desse golpe quando você entende o que é crédito pessoal e como ele pode ser obtido.

Caso encontre alguém que peça o depósito antecipado, encerre todas as comunicações e DENUNCIE!

4. Quanto maior seu score, melhores as condições

Fique atento ao seu score de mercado, já que ele mede a sua saúde financeira e é usado normalmente pelos bancos e financeiras para definir suas condições de empréstimo. Quanto maior for a sua pontuação, melhores elas serão.

Taxas de juros reduzidas e melhor prazo para pagar resultam em menor CET e menor dívida.

Por que contratar crédito pessoal na Sim?

Na Sim, oferecemos as menores taxas de juros do mercado e as melhores condições para o seu empréstimo.

Além disso, todo o processo é feito online. Você envia seus documentos pela internet e recebe as ofertas na tela do seu celular em menos de 2 minutos. 

A diferença da Sim para as demais empresas de crédito é que analisamos seu perfil financeiro e apresentamos uma oferta personalizada, com limites de crédito e taxa de juros, sem precisar pedir diversos dados pessoais, apenas 5 (CPF, nome, e-mail, telefone e data de nascimento). Simples assim. 

O crédito pessoal é uma das modalidades mais simples que existem. Veja abaixo como fazer a contratação de crédito pessoal online na Sim!

Como fazer a contratação online na Sim?

Agora que você entende o que é crédito pessoal, que tal conferir as condições especiais que podemos oferecer para você?

No site, o primeiro passo é acessar nossa página inicial e escolher a opção Empréstimo sem garantia. Em seguida, informe seu CPF e crie seu cadastro.

O próximo passo é fazer a simulação de empréstimo, escolhendo o valor que você precisa e analisando as condições. Se quiser melhorar suas condições, inclua um parente como apoio familiar ou opte pelo pagamento em débito automático na sua conta do Santander.

Agora chegou o momento de nos enviar a sua documentação. Envie fotos da frente e verso do seu RG ou CNH, além de uma selfie.

Em seguida, você deve confirmar as informações do empréstimo, como o valor que está solicitando, o valor das parcelas e o prazo de pagamento, entre outros. Preste bastante atenção nessa parte, já que as condições não podem ser alteradas depois, e envie sua proposta para análise. 

Por fim, basta aguardar o prazo da análise de crédito.

Aqui na Sim, nos comprometemos a dar uma resposta rápida. Entendemos que alguns empréstimos são solicitados em uma situação de emergência. Por isso, te enviamos a resposta da análise em até 3 dias úteis em seu e-mail ou por meio de mensagem SMS.

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Esse produto é perfeito para você

Empréstimo pessoal

sem garantia

  • Até 25% de liberação de crédito
  • Taxas de juros a partir de 1.6% a.m

Empréstimo pessoal

com garantia de carro

  • Até 60% do valor da moto ou R$ 25.000
  • Só a Sim tem!

Empréstimo pessoal

com garantia de carro

  • Até R$ 50.000 ou 85% do valor do carro
  • 90% de chances de aprovação