Guia rápido para não cair no golpe do empréstimo

Saiba como não cair no golpe do empréstimo na internet.

Se você está precisando de dinheiro, mas teme pela sua segurança ao fazer um empréstimo pela internet, veja este guia que preparamos para evitar fraudes e golpes online –– que, aliás, são muito mais comuns do que a gente pensa. Selecionamos dicas valiosas para que você possa conseguir uma linha de crédito de maneira segura, sem expor os seus dados e documentos para criminosos e, claro sem perder dinheiro.

Antes de tudo, é importante que você saiba que muitos golpistas usam nomes de fintechs ou instituições financeiras para convencer as vítimas.

Portanto, sempre desconfie se alguém entrar em contato. Agora, vamos lá.

Regra de ouro: NUNCA pague nada antecipado

Um empréstimo sério e seguro funciona assim: você solicita o montante, recebe e somente depois começa a pagar.

Enfatizamos isso porque a maior parte dos golpistas e fraudadores pede um depósito antecipado, muitas vezes sob a justificativa de que esse valor vai para uma taxa de abertura de crédito, um seguro-fiança, despesa de cartório, etc.

O que pode acontecer também é que eles peçam que você já pague algumas parcelas do empréstimo antes mesmo de receber o valor total solicitado.

É bem triste, mas muita gente acaba pagando esse adiantamento e depois não vê nem a cor do dinheiro que precisava.

Empréstimos só podem ser concedidos por instituições autorizadas pelo Banco Central, que, por sua vez, não permite nenhum tipo de depósito ou pagamento de parcela antecipado.

Ou seja: toda vez que te pedirem qualquer adiantamento na hora de fazer um empréstimo, só pode ser um golpe.

Ofertas incríveis com taxas muito baixas?

Se o valor do crédito oferecido pra você for muito alto ou com taxas de juros muito baixas, bem diferentes das praticadas no mercado, redobre a sua atenção.

Os golpistas costumam oferecer ótimas possibilidades até mesmo para quem está negativado, como limite alto ou condições super vantajosas.

Mas não se iluda.

Não existe milagre.

Quando a nossa situação financeira está complicada, ficamos vulneráveis e com pressa para encontrar uma solução rápida. Mas a escolha errada pode colocar tudo a perder e trazer ainda mais prejuízos.

Por isso, pesquise.

É importante que você escolha a instituição financeira com a mesma preocupação que teria ao comprar um carro, por exemplo.

Não se trata apenas de uma oferta tentadora.

Você precisa saber a procedência do vendedor, do veículo e ter certeza de que não está comprando gato por lebre.

não cair no golpe do empréstimo

Cuidado com o “phishing”

O termo em inglês, parecido com “fishing”, que significa “pescar”, nomeia os golpes em que alguém usa a internet para se passar por outra pessoa ou empresa.

O contato pode ser feito por e-mail, telefone, SMS, redes sociais ou até mesmo WhatsApp.

Os criminosos usam o nome de instituições conhecidas para pedir dados de vítimas ou até mesmo oferecer empréstimos. 

Se alguém entrar em contato com você, nunca envie seus dados ou documentos, por mais que você veja o logo da instituição na foto de perfil do WhatsApp.

Isso pode não significar nada. Verifique se esse telefone é o mesmo divulgado pela empresa em seu site oficial ou material institucional. 

Muitas vezes, os golpistas também “clonam” os perfis das instituições nas redes sociais.

Portanto, busque sempre pelo selo de verificação do perfil no Facebook, Instagram ou Twitter. 

E, se decidir fechar qualquer negócio, consulte o site, telefone e endereço fixo da empresa em questão antes de qualquer coisa.

Ligue no telefone oficial para ter certeza de que a proposta é verdadeira.

Empréstimo com segurança? Na Sim, você pode confiar

Somos uma fintech independente, mas fazemos parte do Grupo Santander.

É por meio da infraestrutura e experiência do banco que garantimos a segurança de qualquer operação de crédito que você fizer com a gente.

Se você está precisando de dinheiro, faça uma simulação em menos de dois minutos e iremos te apresentar ofertas personalizadas.

A Sim tem as melhores taxas do mercado e, com a gente, você pode melhorar ainda mais as condições do seu empréstimo optando pelo empréstimo com garantia. 

Não custa tentar e é muito rápido.

Faça uma simulação!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin

Publicado por Helmy Nagashima

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas com especialização em Economia. Tem uma trajetória de mais de 15 anos de experiência na indústria financeira atuando em diversas posições como Produto, Crédito, Riscos de Crédito e em People Analytics. Assumiu em 2020 a liderança da área de Credit e Analytics da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.