Golpes da Black Friday: como evitá-los

Veja nossas dicas para comprar com segurança.

Muita gente espera o ano todo pela Black Friday para finalmente comprar aquele produto dos sonhos, seja uma televisão, um perfume importado ou um tênis de corrida mais potente. Neste ano, ela cai no dia 27 de novembro. O problema é que existem também muitas armadilhas e fraudes durante essa aguardada sexta-feira de descontos. Por isso, é importante ficar ligado e redobrar a atenção.

Em 2019, o site Reclame Aqui contabilizou 3.538 reclamações sobre a Black Friday, 59% a mais do que no ano anterior. O motivo mais citado entre as queixas dos consumidores foi de propaganda enganosa. Por isso, é preciso tomar bastante cuidado ao efetuar as suas compras. Antes de sacar o cartão de crédito ou débito da carteira, confira as nossas dicas para não cair em nenhuma dessas armadilhas, principalmente se fizer sua compra online.

Recebeu uma super promoção por e-mail ou WhatsApp?

Parece óbvio, mas na hora da “emoção”, quando vemos um bom desconto para um produto que queremos muito, acabamos agindo por impulso. Portanto, se você receber um e-mail ou mensagem no WhatsApp de alguma loja, antes de tudo, cheque a autenticidade do site para o qual a mensagem te leva. Muitos golpistas aproveitam a data para enviar links falsos e roubar dados pessoais, inclusive para clonar cartão de crédito. Repare bem em caracteres estranhos, como por exemplo o hífen no domínio www.sim-emprestimos.com.br ou  números na URL, como www.simemprestimos2.com.br.

Saiba qual é a reputação da loja antes de comprar

Se estiver comprando online, uma boa forma de investigar a reputação da loja que está vendendo o produto desejado é consultando o site consumidor.gov.br. Ele funciona de maneira muito simples. Você coloca o nome da loja e já pode ver as reclamações existentes, o prazo médio de resposta da empresa e a satisfação dos consumidores com o atendimento fornecido. É muito rápido e não custa nada checar até mesmo as empresas mais conhecidas. Evitar dor de cabeça no futuro faz um bem danado. Acredite.

Preste atenção no prazo de entrega

Tome muito cuidado na hora de finalizar a sua compra. Veja se o prazo de entrega está de acordo com as suas expectativas. Se você topar esperar 60 dias por um eletrodoméstico, por exemplo, dificilmente irá conseguir adiantar essa entrega com a empresa depois. Outra coisa importante: caso o seu produto extrapole a data de entrega estipulada na hora da compra, reclame. Entre em contato direto com a empresa e, caso não receba respostas, você pode apelar para sites como o Reclame Aqui.

Comparar preços nunca é demais

Chegamos na maior ferida da Black Friday. Muita gente acaba comprando um produto por impulso, sem se atentar ao valor dele antes e durante a promoção. Acontece que, infelizmente, algumas empresas aumentam os preços um pouco antes da sexta-feira para depois vender essas mercadorias como se estivessem “mais baratas”. É importante checar qual foi a variação do preço do produto que você quer comprar ao longo do ano. E, ao se deparar com uma oferta, por mais tentadora que ela seja, compare com outras lojas também. Isso parece simples, mas, acredite, muita gente acaba se empolgando e esquecendo de fazer.

Ao se deparar com uma oferta enganosa, denuncie

Existem várias formas de fazer isso. Você pode entrar em contato com o Procon do estado em que mora, pode também fazer uma reclamação no site consumidor.gov.br (é preciso efetuar o cadastro antes) ou no Reclame Aqui. Desse jeito, você evita também que outras pessoas sejam vítimas de uma fraude.

Cuide do seu orçamento e não compre sem necessidade

Quando vemos ofertas tentadoras fica muito difícil controlar a vontade de comprar, mas ainda assim é preciso pensar duas vezes. Estabeleça um valor que você pode gastar na Black Friday sem comprometer o seu orçamento. Cuidar da sua saúde financeira é um exercício diário. Lembre-se que não existem milagres. É preciso ter paciência e agir de maneira responsável.

Está sem dinheiro ou endividado e não pode nem pensar em comprar algo na Black Friday?

Pode ser que você esteja vivendo um momento financeiro complicado e nesse caso, é importante ser ainda mais cauteloso. Mas nada é definitivo e saiba que você pode mudar esse cenário. Por mais difícil que seja encarar a realidade, é preciso colocar na ponta do lápis pagamentos em aberto, prestações atrasadas e seu custo de vida para compará-los com os seus rendimentos. Aqui no blog da Sim temos uma série de artigos que podem te ajudar! Que tal começar hoje a reescrever a sua história? Nós podemos te ajudar!

Você também pode fazer um empréstimo pessoal agora mesmo

Somos uma fintech independente, mas fazemos parte do Grupo Santander. É por meio da infraestrutura e experiência do banco que garantimos a segurança de qualquer operação financeira que você fizer com a gente. Se você está precisando de dinheiro, faça uma simulação em menos de dois minutos e iremos te apresentar ofertas personalizadas. A Sim tem as melhores taxas do mercado e, com a gente, você pode melhorar ainda mais as condições do seu empréstimo optando pelo empréstimo com garantia.  Não custa tentar e é muito rápido.

Faça uma simulação!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.