Empréstimo para MEI X empréstimo pessoal

Como escolher a melhor opção?

Se você é Microempreendedor Individual (MEI) e está em busca de um empréstimo, já deve ter se perguntado o que é ideal: recorrer a um empréstimo pessoal ou a um empréstimo exclusivo para quem é MEI? Para tomar essa decisão é preciso entender que existem prós e contras em ambas as opções. Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor a diferença entre esses dois empréstimos para que você possa fazer a escolha certa.

Empréstimo para MEI é mais burocrático?

Se você recorrer a um empréstimo para MEI, terá um bom leque de opções na hora de fazer a sua escolha, como bancos privados e públicos, financeiras e fintechs. Mas todo esse processo acaba sendo um pouco mais burocrático e trabalhoso – e isso pode atrapalhar o empreendedor que precisa de dinheiro rápido.

O valor oferecido para microempreendedores costuma ser mais alto do que nos empréstimos pessoais, mas existem algumas exigências. A instituição financeira irá analisar as informações da sua empresa e sua movimentação financeira para definir as condições de crédito.

Em alguns casos, é preciso detalhar como o valor solicitado será utilizado na empresa, seja para quitar dívidas, melhorar a infraestrutura, comprar insumos, etc. E, além de justificar os motivos pode ser necessário estipular quais os retornos previstos para os seus negócios.

Outro ponto importante a ser considerado, é a aprovação de crédito: Você não pode ter seu CPF nem seu CNPJ negativados. Quando você recorre a um pedido de empréstimo pessoal, ter o “nome limpo” não é obrigatoriedade. Ou seja, para quem está endividado, isso pode fazer toda a diferença.

Ao buscar um empréstimo em bancos públicos, o microempreendedor precisa ainda realizar um curso online obrigatório do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) sobre finanças e negócios.

 Ao ter o seu pedido de empréstimo para MEI aprovado, o montante liberado deve ser utilizado exclusivamente na empresa. Ou seja, não há a possibilidade de separar parte do dinheiro para demandas pessoais.

Nessa modalidade, o contraponto positivo é que além de você conseguir um valor mais alto, é possível também obter um prazo de pagamento melhor.

E qual seria a vantagem de escolher um empréstimo pessoal?

Ao fazer um empréstimo pessoal, a liberação do dinheiro pode ser bem mais rápida. Além de ser menos burocrático, ele pode oferecer juros tão atrativos quanto o do empréstimo para MEI. Você pode também optar pela modalidade com garantia, alienando um bem material, como carro para conseguir taxas mais atrativas e melhores prazos de pagamento.

Uma das vantagens é poder gerenciar o valor obtido entre suas contas pessoais e da empresa, diferente do empréstimo para MEI, que só pode ser utilizado para os negócios.

Empréstimo para MEI

Como saber se estou fazendo a melhor escolha?

Uma maneira de saber se você está fazendo um bom negócio na hora de realizar um empréstimo é calcular o CET (Custo Efetivo Total). Por isso, faça uma simulação de empréstimo para MEI e outra de empréstimo pessoal. Veja o que é mais vantajoso e o que realmente cabe no seu bolso.

Não deixe de tomar muito cuidado com os golpes por aí. Leia o nosso Guia rápido para não cair no golpe do empréstimo antes de fechar qualquer negócio.

Precisa fazer um empréstimo? Faça uma simulação com a Sim em 3 passos

1 – Acesse  o site da Sim. Informe seu CPF e faça sua avaliação em até 2 minutos;

2 – Escolha entre as ofertas disponíveis e veja qual opção cabe no seu bolso e envie sua proposta para análise dos nossos especialistas.

3 – Depois de aprovado, o dinheiro cai na sua conta em até 3 dias úteis!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin

Publicado por Amanda Borges

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão e Governança de TI, tem uma trajetória de 12 anos atuando em projetos de desenvolvimento de sistemas voltados para a concessão de crédito. Nos últimos anos, especializou-se no desenvolvimento de Produtos Digitais e em 2019 assumiu a liderança da área de Business Development da Sim.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.