Como se organizar financeiramente começando o ano bem

Controlar as suas despesas é o primeiro passo. Veja como fazer.

Se engana quem acha que para ter uma vida financeira saudável é preciso ter um conhecimento profundo em finanças. O primeiro passo para controlar as suas despesas sem passar aperto todo final de mês é partir para uma organização básica e eficiente. Aqui, vamos ensinar algumas maneiras práticas de fazer isso.

Para começar, é muito importante que você entenda quais são as suas despesas fixas e quais são variáveis. Vamos aos exemplos: todo mês é provável que você precise pagar o aluguel, a mensalidade da faculdade, da academia e as contas de luz, água, gás e telefone. Certo? Mas você também tem outros gastos, como alimentação, transporte e lazer. Como saber qual despesa é fixa e qual é variável?

Despesas fixas

São aquelas que você precisa pagar todo mês, impreterivelmente, e que o valor costuma ser sempre o mesmo ou que tenha pouca variação. Exemplo: aluguel, condomínio, financiamento imobiliário, diarista, IPTU, plano de saúde e mensalidade da escola ou da faculdade.

Despesas variáveis

São aquelas que o valor acaba variando de acordo com a utilização e que podem ou não ocorrer todo mês. Exemplo: água, luz, internet, alimentação, passeios ou viagens.

Despesas eventuais

Existem também as despesas eventuais, que podem ou não ocorrer. Exemplo: cabeleireiro, roupas, sapatos, farmácia, manutenção do carro ou da casa.

Como organizar todas as contas

Especialistas do Grupo Santander criaram uma planilha gratuita para qualquer pessoa, correntista ou não do banco, conseguir organizar suas finanças de um jeito muito fácil. Lá, você preenche o quanto ganha e o quanto gasta por mês. E se você costuma se atrapalhar com planilhas, não se preocupe: ela é muito simples e intuitiva. Você só precisa preencher as células e ela faz todo o restante do trabalho automaticamente.

Dessa maneira, você consegue visualizar o quanto ganha e gasta todos os meses, conseguindo assim ter um maior controle de erros e acertos para deixar as suas finanças mais organizadas e conseguir poupar, investir ou quitar dívidas.

Baixe a planilha gratuitamente clicando aqui!

Pendências financeiras? Conheça a emDia, sua central digital de negociação de dívidas

Para ter um bom controle do seu dinheiro é preciso resolver todas as suas pendências financeiras. Para começar, o ideal é checar com as empresas para as quais você deve qual é o valor da sua dívida e, então, partir para a negociação. Um jeito prático e totalmente online de fazer isso é acessar a emDia, uma plataforma do Grupo Santander na qual você pode resolver as suas dívidas sem sair de casa.

A emDia é uma central digital onde você pode quitar suas contas de forma amigável, com atenção e respeito, do jeito que todo mundo merece ser tratado. Basta você inserir o seu CPF para checar quais são as suas dívidas e, então, negociá-las de maneira segura, decidindo o que é melhor para você e para o seu bolso.

Conheça já a EmDia clicando aqui!

Precisa de um empréstimo? Faça sua simulação agora mesmo

Somos a Empréstimo Sim, uma fintech do Grupo Santander. É por meio da infraestrutura e experiência do banco que garantimos a segurança de qualquer operação de crédito que você fizer com a gente. Se você está precisando de dinheiro, descubra sua oferta em menos de dois minutos e faça uma simulação personalizada para você. A Sim tem as melhores taxas do mercado, é 100% digitalecustomiza as ofertas para o seu perfil financeiro, aumentando sua chance de aprovação. Não custa tentar, é rápido e, nem precisa sair de casa. Tá esperando o que?

Faça uma simulação!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin

Publicado por Rodrigo Giacon

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista. Tem uma trajetória de mais de 15 anos de experiência na indústria financeira atuando em diversas posições como Produto, Atendimento e em Experência do Cliente. Assumiu em 2020 a liderança da área de Negócios e Desenvolvimento de Produtos na Sim.