| Como identificar um boleto falso? Veja dicas para não cair em um golpe
Apesar do boleto bancário ser um método de pagamento muito usado no Brasil, é preciso muita atenção na hora de pagá-lo. Isso porque, cada vez mais golpistas estão usando boletos falsos para aplicar golpes financeiros. Leia este artigo até o final e veja como identificar um boleto falso para não cair em um golpe por aí.
O que é o golpe do boleto falso?
Nesse golpe, boletos que são aparentemente comuns são enviados às vítimas de maneira enganosa, ou seja, se passando por uma cobrança de boleto verdadeira.
Veja como o golpe do boleto falso pode ser aplicado:
Golpe do boleto falso na loja virtual
A pessoa compra um produto numa loja virtual, mas ao invés de receber o boleto bancário verdadeiro, os golpistas interceptam essa venda e enviam um boleto falso. No fim, o cliente fica sem o produto e perde o dinheiro.
Golpe do boleto falso por e-mail
Os golpistas enviam e-mails com boletos falsos para as vítimas, passando-se por outras empresas. Infelizmente, muita gente cai nesse tipo de golpe porque os boletos falsos são de contas de internet, água, luz ou telefonia, ou seja, são contas que fazem parte do dia a dia do consumidor.
Golpe do boleto falso por e-mail interceptado
Aqui, os golpistas conseguem interceptar os e-mails verdadeiros de cobrança de contas, impedindo que eles cheguem a você, enviando no lugar boletos falsos.
Golpe do boleto falso de doação beneficente
A vítima recebe um e-mail de alguma instituição beneficente pedindo doações já com um boleto de pagamento anexado. Nem sempre isso representa um golpe, mas tenha cuidado e entre em contato com a instituição através dos meios oficiais antes de fazer qualquer doação.
Golpe da renegociação via boleto falso
Por conta de vazamentos de dados pessoais, os criminosos conseguem o CPF da vítima e outros dados importantes, e assim, eles são capazes de verificar se a pessoa tem algum empréstimo ativo. Depois, os golpistas entram em contato oferecendo uma proposta de renegociação da dívida. Ao aceitar, a vítima passa a pagar boletos falsos pensando estar quitando seus débitos junto à instituição financeira credora.
Como desconfiar de um boleto falso?
Há alguns indícios que podem ajudar a identificar um boleto falso. Veja como identificar e evite ser mais uma vítima desse tipo de golpe:
PASSO 1 – Verifique a instituição financeira
Veja se a instituição financeira do boleto é a mesma de quem irá fazer o pagamento.
PASSO 2 – Veja o código do banco
Cada banco tem seu próprio código, veja se ele corresponde com a instituição de quem irá fazer o pagamento.
PASSO 3 – Veja agência e conta
Confira se a agência e conta correspondem com os dados de quem vai receber o pagamento.
PASSO 4 – Cheque os dados do beneficiário
Veja se no boleto há o CPF ou CNPJ de quem vai receber o pagamento. Confira também o nome da loja ou razão social.
PASSO 5 – Veja o pagador ou dados do cliente
Verifique se os dados do pagador no boleto se tratam dos seus dados ou dos dados do cliente.
PASSO 6 – Confira o código de barras do boleto
Veja se os últimos dígitos do código de barras são correspondentes ao valor que deve ser pago.
Dicas de segurança para evitar cair no golpe do falso boleto
Além de verificar os sinais característicos que alertam para o risco de o boleto ser falso, há outras dicas de segurança que você pode adotar para se proteger:
Confira sempre o valor do boleto
O valor do boleto deve estar informado no campo “valor do documento” e ao final da numeração do código de barras. Veja se o valor cobrado é o mesmo informado no seu histórico de pedidos.
Não abra boletos de remetentes desconhecidos
Recebeu um boleto de um desconhecido por e-mail ou através de mensagens nas redes sociais? Não abra! Prefira sempre utilizar os canais oficiais das lojas ou instituições financeiras para emitir seu documento.
Emita o boleto direto do site da empresa
Caso você precise emitir a segunda via de um boleto para quitar sua dívida, opte por fazer isso diretamente do site da empresa. Lembre-se: empresas muitas vezes não enviam os boletos de cobrança por e-mail, é preciso solicitar antes.
Não imprima boletos
Hoje em dia, existe um vírus associado ao golpe do boleto falso: o bolware. Este vírus, tem a capacidade de alterar o valor e o destinatário do seu boleto. Por isso, opte por ler o boleto diretamente no computador e tenha sempre um programa antivírus instalado e atualizado.
Erros de português ou digitação
Cheque com atenção se o conteúdo do boleto está digitado corretamente, sem erros de português. Nesse tipo de golpe é muito comum haver erros ortográficos no conteúdo do boleto.
Evite redes de Wi-Fi públicas
Não conecte seu aparelho a redes públicas de Wi-Fi, especialmente para fazer o download do boleto ou acessar sua conta bancária. Alguns golpistas são capazes de interceptar o acesso nessas redes e adulterar o boleto sem que você perceba.
Paguei um boleto falso e agora?
Ao reconhecer o golpe do boleto falso, a vítima precisa prestar o boletim de ocorrência. Além disso, é preciso guardar as informações que comprovam a aplicação do golpe, como:
- Boleto falso
- Comprovante de pagamento do boleto
- Prints das mensagens trocadas e/ou e-mails com o golpista que se passou pela instituição credora
Também é preciso comunicar ao banco pelo qual realizou o pagamento do boleto, uma vez que a instituição pode tentar bloquear a transação. Além disso, você deve entrar em contato com a empresa envolvida no golpe, para que ela tome medidas de reforço em sua segurança.
Use o controle financeiro contra o golpe do boleto falso
Mantenha seu controle financeiro sempre em dia e não caia em golpes de boletos falsos. Você pode usar uma planilha, aplicativo ou agenda para listar todos as contas e boletos do mês, com datas de vencimentos dos débitos e anotação se estão pendentes ou pagos.
Esse controle vai te ajudar a não cair em fraudes como a do boleto falso. Não confie apenas na sua memória, deixe tudo anotado. Assim, se você receber um boleto fraudulento por e-mail cobrando uma dívida, saberá que o boleto verdadeiro já está quitado.