Nem todo mundo sabe, mas ao enviar a declaração do Imposto de Renda, é preciso especificar empréstimos feitos ao longo do ano.
Caso você esqueça de inseri-los na declaração, corre o risco de cair na malha fina da Receita Federal e pagar multas.
Vale ressaltar: a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) nada mais é do que a prestação de contas de toda pessoa física e jurídica com o governo, a fim de evitar sonegação fiscal.
É por meio dela que você justifica o quanto recebeu e o quanto gastou ao longo do ano.
Por isso é necessário detalhas suas operações financeiras, como compras de imóveis, veículos, investimentos e empréstimos.
Mas não são todos os empréstimos que precisam ser declarados.
Então, fique atento!
Qual tipo de empréstimo precisa ser declarado no Imposto de Renda?
A Receita Federal exige que somente os empréstimos acima de R$ 5 mil sejam declarados.
Isso vale não só para contratos com bancos ou instituições financeiras, mas também caso você tenha feito empréstimo com um colega ou familiar, por exemplo.
A mesma coisa acontece se você emprestou dinheiro para alguém.
Você também precisa detalhar isso na sua declaração.
Conheça o passo a passo que precisa seguir para declarar seu empréstimo à Receita Federal:
- Vá até o site da Receita Federal e baixe o Programa Gerador da DIRF; é por meio dele que você irá enviar a sua declaração ao governo.
- Preencha todos os campos necessários até chegar em “Dívidas e Ônus Reais”; é neste campo que você irá declarar o seu empréstimo.
- Agora, você precisa selecionar a categoria que melhor se encaixa na sua situação. Por exemplo: se o contrato foi feito com um banco, selecione a opção “Estabelecimento bancário comercial”. Se foi com uma pessoa física, selecione a opção correta.
- No campo “Discriminação”, você precisa colocar as informações do credor (ou seja, da instituição ou pessoa física que te emprestou esse dinheiro), como nome e CNPJ ou CPF, e, também, as condições de pagamento que foram estipuladas.
- No campo “Situação em 31/12/2019”, você irá colocar o valor total do empréstimo.
- No campo seguinte, “Situação em 31/12/2020”, você irá colocar o saldo devedor, ou seja, o quanto ainda falta para quitar o seu empréstimo.
- No último campo, “Valor pago em 2020”, você irá inserir o quanto já quitou dessa dívida – que nada mais é do que a diferença dos valores anteriores.
Como declarar um dinheiro que você emprestou para alguém
Se você emprestou dinheiro para alguém, assim como mencionamos anteriormente, também precisa declará-lo no seu Imposto de Renda.
Veja o passo a passo abaixo.
- Vá até o site da Receita Federal e baixe o Programa Gerador da DIRF; é por meio dele que você irá enviar a sua declaração.
- Preencha todos os campos necessários até chegar em “Bens e Direitos”.
- No campo “Código”, procure por “Crédito decorrente de empréstimo”.
- No campo “Discriminação”, coloque as informações da pessoa para quem você emprestou o dinheiro e qual foi a forma de pagamento estabelecida.
Pronto. Você declarou o seu empréstimo no Imposto de Renda.
Precisa de dinheiro? Um empréstimo pode ser a solução
Na Empréstimos Sim, você faz uma simulação de forma segura e rápida depois de saber como fazer a declaração de empréstimo no IR.
Temos as melhores ofertas personalizadas para você poder quitar suas dívidas e ter uma vida financeira saudável.