Como começar 2021 com o pé direito

Que tal organizar sua vida financeira de verdade?

Poucas coisas são tão ruins quanto estar com as contas atrasadas, pouco ou nenhum dinheiro no bolso, dívidas e o nome negativado. Quando um ano acaba e outro começa ficamos mais animados, com vontade de mudar, melhorar e fazer as coisas de um jeito diferente. Se a sua vida financeira não está boa, não se culpe. Isso é provisório e, com alguns cuidados, você pode mudar essa situação. Fácil não é. Leva um tempinho, é preciso um pouco de paciência, mas no final, dá certo. Acredite que você é capaz, que você pode mudar de vida e, antes do ano novo chegar, leia as dicas que separamos para iniciar o ano como pé direito, assim como os próximos meses! Você merece uma vida melhor.

Você sabe exatamente o quanto ganha e o quanto gasta?

Ter uma vida financeira saudável implica em gerenciaras suas contas de perto e de maneira minuciosa. Já que o ano vai começar, que tal fazer uma planilha ou até mesmo baixar um aplicativo que te ajude não só a controlar os gastos, mas também a saber exatamente o quanto de dinheiro entra e o quanto sai do seu orçamento familiar? Muita gente não faz isso porque tem medo de confirmar que está com as contas fora de ordem. Não se preocupe. Esse é o primeiro passo para melhorar a sua condição e mudar de vida.

Sobrou alguma coisa de 13º? É hora de poupar

Quem não caiu na tentação de torrar o 13º salário, tem a oportunidade de guardar esse dinheirinho. Com ele você pode pagar uma parte das contas do início do ano, colocar na poupança ou até mesmo investir. Se não sobrou nada, está aí um bom motivo para você perceber que realmente precisa colocar suas finanças em ordem. Certo?

Seja pontual com os impostos

O IPVA e o IPTU são dois impostos pesados no bolso do brasileiro sempre que o ano vira. Pagá-los de uma só vez costuma dar um bom desconto. Verifique qual é o percentual do seu município e estado e faça as contas. Pode valer muito a pena. Em algumas cidades o desconto do IPTU chega a alcançar os 20%.

Matrículas, mensalidades e material escolar

Para quem estuda ou tem filhos, janeiro é sempre sinônimo de mais gastos com educação. Como fica difícil evitar taxas de matrícula ou mensalidade, a sugestão é economizar nos materiais escolares. Tente reaproveitar o que ainda estiver em bom estado, compare preços, procure livros didáticos em sebos físicos ou online e compre com amigos e colegas. Se conhecer mais alguém que precisa comprar material para si ou para os filhos, que tal recorrer a uma papelaria de bairro, na qual é possível pedir um desconto quando a compra é maior, ou a um atacado? Siga a lista de materiais e tente não exagerar.

Sem dinheiro para todas as contas do começo do ano?

Pode ser que a sua situação não esteja na melhor fase. É realmente muito difícil começar o ano já com dívidas, mas saiba que é algo que você pode contornar. Por exemplo: se estiver sem dinheiro para quitar todos os boletos e contas, faça uma lista de prioridades. Veja quais cobram mais juros e quais acarretam menos prejuízos a longo prazo. Antes de sair parcelando todas suas dívidas, considere outras possibilidades, como fazer um empréstimo com boas taxas e quitá-las de uma só vez. Pode ser mais fácil do que acabar se atrapalhando com muitas prestações ou com os juros rotativos do cartão de crédito.

Precisa de um empréstimo? Faça sua simulação agora mesmo

Somos a Empréstimo Sim, uma fintech do Grupo Santander. É por meio da infraestrutura e experiência do banco que garantimos a segurança de qualquer operação de crédito que você fizer com a gente. Se você está precisando de dinheiro, descubra sua oferta em menos de dois minutos e faça uma simulação personalizada para você. A Sim tem as melhores taxas do mercado e, com a gente, você pode melhorar ainda mais as condições do seu empréstimo usando a opção “com garantia”. Não custa tentar, é rápido e 100% digital, nem precisa sair de casa.

Faça uma simulação!

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | Facebook | YouTube | Linkedin

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.