Como aumentar o seu score de crédito no Serasa

Está com a pontuação baixa nos órgãos de proteção ao crédito? Fizemos um guia rápido com dicas confiáveis e certeiras para solucionar a questão.

Na hora de ter um pedido de empréstimo aprovado, assim como em outras operações financeiras , o seu score de crédito pode fazer toda a diferença. Por isso, vamos explicar detalhadamente como ele funciona e o que fazer para melhorar a sua pontuação. Mas, antes de tudo, atenção: existem muitos golpistas por aí prometendo aumentar o seu score rapidamente. Não confie, pois quando se trata de score de crédito não existe mágica, existe organização e regularização da situação financeira.

O que é o score de crédito?

O score de crédito é um dos critérios usados por instituições financeiras, bancos, seguradoras, construtoras e imobiliárias para a liberação de crédito. A pontuação varia de 0 a 1000 e é calculada com base no seu comportamento financeiro e histórico de pagamentos. Existem algumas empresas que definem essa pontuação, também conhecidas no mercado como birôs de crédito, como é o caso do Serasa Experian. Para checar o seu score, uma opção é acessar o site do Serasa e se cadastrar.

Quanto mais próximo de 1000, mais perto você está de ter seu pedido de empréstimo ou financiamento aprovado. Mas vale lembrar que o score não é um quesito obrigatório: pessoas com uma pontuação mais baixa também podem conseguir linhas de crédito, já que nem todas as instituições necessariamente se baseiam nesse quesito.

Meu score é baixo. Como aumentar?

A sua pontuação é dinâmica, ou seja, ela pode melhorar e piorar conforme as suas movimentações financeiras. E, mesmo quitando uma dívida hoje, por exemplo, os pontos não aumentam do dia para a noite. Portanto, não fique frustrado se seu score estiver baixo. Ele não te define e é possível melhorá-lo. Aqui, reunimos dicas confiáveis baseadas nas informações disponibilizadas pelo próprio Serasa para que você possa aumentar o seu score.

1 – Está com dívidas ou nome sujo? É preciso resolver
Sim, a primeira dica é a mais básica e mais importante. Se você estiver negativado, com dívidas e pagamentos em atrasos, a primeira coisa a fazer é tentar a renegociação com as empresas ou credores. Com o nome “sujo”, a tendência é perder pontos no seu score.

2 – Pagar suas contas em dia faz toda a diferença
Um ou dois dias de atraso na hora de pagar uma conta pode afetar diretamente o seu score e seu histórico de bom pagador. Portanto, organize-se com os boletos de contas mensais, como água, luz e internet. Tudo que estiver vinculado ao seu CPF interfere na sua pontuação.

Para quem acaba se confundindo com o vencimento de contas em dias diferentes, uma boa saída é colocá-las no débito automático, assim, a chance de esquecimento diminui.

3 – O Cadastro Positivo é muito importante
Uma ótima ferramenta para ajudar a aumentar a sua pontuação no score do Serasa é o Cadastro Positivo. Ele reúne como tem sido os seus pagamentos relacionados à contratação de crédito, como empréstimos, financiamentos e crediários. Entre os critérios avaliados, estão o comportamento e a pontualidade de pagamento do consumidor.

4 – Atualize seus dados
Esta dica é tão boa e simples que deveria ser embrulhada para presente. O próprio Serasa já cansou de divulgar que é muito importante para o score que todos os seus dados estejam corretos no sistema. Portanto, não deixe de atualizar os campos de endereço, e-mail e telefone, ok? Não custa checar se está certinho.

5 – Poucas contas no seu nome?
Suas contas de celular, luz, gás ou internet estão no nome de terceiros, como pais, irmãos (ãs) ou parceiros (as)? Isso pode estar influenciando sua pontuação. É importante que você seja visto como pagador. Portanto, faça um balanço familiar e tente colocar mais contas vinculadas ao seu CPF.

6 – Precisamos falar sobre cartão de crédito
Caso você esteja solicitando um cartão de crédito com frequência ou pedindo que a instituição financeira aumente o seu limite constantemente, isso pode ser visto como fraude e pode prejudicar sua situação. Tente aguardar pelo menos 30 dias antes de fazer uma nova solicitação do tipo.

7 – Cuidado com os golpes
Você pode já ter visto serviços online prometendo aumentar o seu score rapidamente, mas eles são fraudulentos. Não existem recursos pagos para que isso aconteça. A única pessoa que pode melhorar a sua pontuação é você mesmo.

Está precisando fazer um empréstimo pessoal?
Como dissemos anteriormente, o score é importante, mas não é um fator definitivo para conseguir uma linha de crédito. Veja as ofertas que a Sim tem para você. É muito rápido, simples e seguro.

Faça uma simulação agora mesmo!

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.