7 aplicativos que vão facilitar a sua organização financeira

Quando o assunto é organização financeira podemos nos sentir inseguros e até incertos se conseguimos mesmo dar conta das finanças.

Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), relatou que 58% dos entrevistados nunca, ou apenas às vezes, dedicam tempo ao controle financeiro.

Isso porque, podemos até tentar começar organizando as finanças, mas com a correria do dia a dia e com os pequenos gastos que vão surgindo, o controle dos gastos vai se perdendo e então, no final do mês, você prefere nem olhar para a bola de neve que se formou.

Mesmo assim, para garantir uma boa saúde financeira o primeiro passo é organizar os seus gastos, o que entra e o quanto sai e entender onde é possível melhorar, onde é preciso investir e onde você pode economizar.

Uma boa opção para começar a organizar a sua vida financeira pode ser através de aplicativos para baixar que nos permitem controlar os nossos gastos e que registram sempre quando é feita uma compra.

Eles podem ajudar a evitar que você esqueça de anotar aqueles pequenos custos que passam batido ou dos recibos que ficam perdidos.

organização financeira

Benefícios dos aplicativos de organização financeira

Muitos dos aplicativos de organização financeira possibilitam acompanhar a soma dos gastos e até mesmo em quais categorias, te oferecendo uma visibilidade sobre o fluxo do seu dinheiro, o impacto das suas compras e o orçamento disponível.

Com esses dados em mãos, ficará mais fácil gerenciar as suas finanças e definir metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Pode ser que você seja uma das pessoas que prefere utilizar ferramentas onde o preenchimento dos gastos é feito manualmente, assim você é obrigado a encarar o quanto está gastando a cada saída de dinheiro.

Seja qual for o caso, saiba que é possível realizar os dois métodos através dos aplicativos financeiros.

O importante é testar os métodos até encontrar aquele que se encaixa melhor na sua rotina.

Para isso, selecionamos os aplicativos para baixar que são mais comentados e possuem as melhores avaliações na Apple Store e Google Play Store.

Analisamos suas vantagens e desvantagens, além do comparativo de ferramentas disponíveis para a versão gratuita e para a versão paga de alguns aplicativos. Vamos lá?

1- Mobills

O Mobills é um dos aplicativos mais completos com relação à variedade de ferramentas disponíveis, quando comparado com outros de organização financeira.

Ele é utilizado para visualizar as suas entradas e saídas de caixa e entender o seu fluxo financeiro.

Com o Mobills, é possível ter um cadastro de despesas dividido em categorias como: alimentação, transporte, moradia, educação, etc.

Você também consegue cadastrar seus cartões de crédito e ter uma visualização dos gastos através de gráficos interativos, além de definir metas de controle de orçamento.

O aplicativo permite exportar os dados em formato pdf e imprimir, caso você prefira.

Ele possui a opção de geolocalização que facilita a visualização das regiões em que você mais gasta o seu dinheiro.

Além disso, é possível criar um alerta para os gastos com o seu cartão de crédito, quando os gastos atingem 80% desse valor, o aplicativo gera uma notificação.

Quando comparamos as versões gratuitas e pagas, vemos que na versão gratuita ele permite que você categorize as despesas de forma manual, inserindo os gastos um a um.

Nesse caso, os dados sincronizam apenas uma vez ao dia. Já a versão paga possibilita sincronizar os dados automaticamente, cadastrar mais de uma conta e criar filtros personalizados.

Apesar de possuir a versão gratuita, muitas avaliações mencionam o ponto negativo do aplicativo liberar funções importantes apenas na versão paga.

Disponível nos sistemas:

Google Play Store (avaliação: 4,6)

App Store (avaliação: 4,7)

2 – Organizze

O aplicativo Organizze também serve para centralizar todos os seus dados financeiros em um só lugar, facilitando a organização dos gastos e pagamentos.

Com ele, é possível gerenciar múltiplas contas bancárias, estabelecer metas para economizar e cadastrar os dados da sua conta e cartões de crédito.

O Organizze também gera relatórios sobre as suas finanças, tem a possibilidade de criar alertas de data de vencimento das contas e a opção de salvar os dados na nuvem para acesso remoto.

Uma vantagem do aplicativo é que ele pode ser utilizado no modo offline também.

Na versão paga, você consegue definir metas do quanto pode gastar em cada categoria, receber os alertas de contas a pagar e gerenciar mais de uma conta ou cartão de crédito.

Disponível nos sistemas:

Google Play Store (avaliação:4,7)

App Store (avaliação:4,6)

3 – Guiabolso

O Guiabolso é um dos aplicativos mais conhecidos quando falamos sobre apps para ajudar na organização financeira.

O app já foi vencedor de alguns prêmios e investiu em inteligência artificial para poder oferecer conselhos financeiros personalizados aos usuários.

Entre as opções disponíveis no sistema, é possível integrar os cartões de crédito com as contas bancárias, centralizando as informações.

Você também pode criar categorias para gastos, assim consegue ter visibilidade de que área da sua vida você está gastando mais e definir metas para economizar.

O aplicativo também oferece uma ferramenta que compara o seu índice financeiro com pessoas do mesmo perfil, te ajudando a ter um parâmetro sobre a sua saúde financeira.

Você também pode contratar empréstimos e comparar taxas no próprio aplicativo.

Outro recurso interessante é a possibilidade de verificar se existem dívidas no seu CPF ou outras irregularidades.

O app também elabora um histórico positivo de bons pagadores, o que pode ajudar na hora de solicitar um financiamento ou empréstimo.

Em relação à organização financeira, o aplicativo é semelhante aos outros que também sincronizam os dados com a sua conta bancária e oferecem o relatório de entradas e gastos.

Um diferencial é que na versão gratuita, ele já atualiza os dados automaticamente, sem precisar adicionar os itens de forma manual.

Um dos pontos de reclamação sobre o aplicativo na Google Play Store, por exemplo, é que há um excesso de propagandas e ofertas de serviços financeiros parceiros do app, o que atrapalha na visualização da interface.

Disponível nos sistemas:

Google Play Store (avaliação:4,0)

App Store (avaliação:4,1)

4 – Wallet

O Wallet – gestor de orçamentos também é uma ferramenta de organização financeira com acesso às entradas e saídas de dinheiro através de pagamentos e contas a pagar.

Um ponto positivo deste aplicativo é que ele permite compartilhar os seus dados financeiros com outra pessoa a partir da sua autorização, sendo uma boa opção para famílias e casais conseguirem organizar suas contas em conjunto.

O aplicativo também oferece a opção de tirar fotos dos recibos de pagamento, o que ajuda a evitar perder os papéis nos bolsos.

Nas avaliações, muitas pessoas comentam sobre terem enfrentado problemas para sincronizar seus dados com a conta de um banco específico.

Aparentemente, o app não sincroniza com todos os bancos disponíveis, podendo ter problemas com alguns.

Disponível nos sistemas:

Google Play Store (avaliação:4,7)

App Store (avaliação:4,5)

5 – Orçamento Fácil

O aplicativo Orçamento Fácil também facilita a organização das suas finanças através da centralização dos seus dados bancários e do cartão de crédito em um único lugar.

Um diferencial do app é que você pode escolher entre mais de 90 moedas para os cálculos financeiros e pode organizar as despesas da forma como quiser.

Outra opção interessante é que o aplicativo Orçamento Fácil possibilita a personalização da tela inicial, assim você pode selecionar as informações que são mais importantes para você visualizá-las primeiro.

Na versão paga, existe a alternativa de adicionar a foto do comprovante da despesa e de sincronizar múltiplas contas.

Disponível nos sistemas:

Google Play Store (avaliação: 4,6)

App Store (avaliação: 4,4)

6 – Planilhas Google

O aplicativo do Planilhas Google já é uma opção para quem prefere um processo mais manual, com suas próprias categorizações e fórmulas.

Afinal, o app possui a mesma finalidade do Excel.

Os principais benefícios são: a ferramenta é totalmente gratuita, sem versões básicas e versões premium com mais ferramentas, e as planilhas podem ser compartilhadas com quem você desejar, facilitando o compartilhamento das informações.

Através do Planilhas Google é possível criar as planilhas no formato que deseja ou baixar modelos prontos e editar como preferir.

Você pode utilizá-lo preenchendo as despesas e criando o seu próprio controle, também é possível testar funções mais avançadas da planilha, se desejar.

A principal vantagem é que se você tem uma conta do Google, é possível ter acesso à planilha em qualquer lugar.

Disponível nos sistemas:

Google Play Store (avaliação: 4,3)

App Store (avaliação: 4,8)

7 – Olivia

A Olivia é um aplicativo que utiliza inteligência artificial para oferecer dicas financeiras e te ajudar a economizar dinheiro.

O app funciona através da sincronização dos seus dados como a conta bancária, cartão de crédito, vale-alimentação e outras fontes de renda.

A partir disso, ela analisa a sua saúde financeira e apresenta formas de economizar no dia a dia.

O aplicativo tem como objetivo entender o seu estilo de vida e suas preferências, mapeando seus padrões de consumo e oferecendo dicas de gastar menos ainda consumindo aquele item que faz parte da sua rotina.

No aplicativo ainda não é possível adicionar os custos manualmente e também não conecta com todas as instituições bancárias.

Mesmo assim, é uma ferramenta muito bem avaliada na App Store e Google Play Store.

Vale o teste!

Disponível nos sistemas:

Google Play Store (avaliação: 4,7)

App Store (avaliação: 4,8)

Organize sua vida financeira com a Sim!

No aplicativo da Sim você pode simular o seu empréstimo em poucos minutos e conseguir aquele dinheiro extra que precisa para organizar as suas finanças.

Nosso aplicativo funciona de forma 100% digital, simples e prático.

Temos as melhores taxas do mercado e fazemos parte do grupo Santander, garantindo a você total segurança e transparência.

 

Publicado por Fernanda Benevides

Formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, atua como Head da área de Growth Marketing, na Sim, desde 2019, liderando as equipes de SEO, CRM, Mídia, Conteúdo e BI. Com trajetória profissional de mais de dez anos em marketing digital, atuou em diferentes indústrias, como varejo, bens de consumo e educação, em projetos focados na aquisição e rentabilização de clientes.

Assine nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.

*Ao se cadastrar, você concorda com os nossos Termos de Política de Privacidade.